Carro do britânico estava abaixo do peso mínimo eifido.
O britânico George Russel venceu de maneira excepcional do GP da Bélgica disputado hoje no circuito de Spa-Francorchamps, após arriscar a estratégia de somente uma parada para troca de pneus. Nas últimas voltas enfrentou a aproximação de Lewis Hamilton, mas em nenhum momento seu companheiro de equipe esteve em reais condições de lhe tirar a primeira posição.
Oscar Piastri (McLaren) vinha logo atrás da dupla da Mercedes, e também esperava ter uma chance de discutir a vitória, porém isso não ocorreu, e o vencedor da prova na Hungria completou o pódio belga. Charles Leclerc (Ferrari) terminou em quarto, e no final viu uma perigosa aproximação de Max Verstappen (Red Bull) e Lando Norris (McLaren).
Verstappen desta vez com um carro que não podia fazer frente a McLaren e Mercedes, conquistou a quinta posição graças ao ótimo trabalho de estratégia de sua equipe. Inclusive o tricampeão se mostrou muito mais afável no rádio, significando que deve ter levado um grande puxão de orelhas após os comentários agressivos no rádio durante a prova na Hungria.
Para Norris, o sexto lugar deve ter sido sofrido, já que tinha pneus melhores que os de Verstappen, mas mesmo com o uso do DRS, não conseguiu suplantar o rival. Carlos Sainz (Ferrari) terminou em sétimo, depois de ter tentado usar a tática de somente uma parada, mas diferentemente de Russell, a Ferrari teve um desgaste acentuado, que lhe forçou a uma nova parada, e com isso ficou distante dos demais.
De qualquer modo Sainz, conseguiu alcançar Sergio Pérez, roubando uma posição do piloto da Red Bull. Na volta final, a Red Bull ainda chamou Pére para uma nova parada, para que ele pudesse realizar a melhor volta da corrida, e com isso somar o ponto adicional.
No entanto isso foi muito pouco para Pérez, que havia largado em segundo no grid, e tem sua vaga ameaçada dentro da estrutura de Milton Keynes. Fernando Alonso (Aston Martin) terminou em nono, e Esteban Ocon (Alpine) completou os dez que pontuaram nesta prova.
A possível desclassificação
Após a corrida, o Mercedes W15 de Russell pesou não passou na inspeção deo peso mínimo exigido pelo regulamento, e em seguida, o combustível foi drenado do carro e retirados 2,8 litros de combustível. Os comissários pesaram novamente o carro e foi aferido o peso de 796,5 kg, com o resulttado das balanças internas e externas da FIA sendo conferidas .pela Mercedes.
Assim o carro estaria 1,5 kg abaixo do peso mínimo exigido pelo artigo TR 4.1, que também deve ser respeitado em todos os momentos da competição, o delegado técnico da FIA, Jo Bauer, decidiu submeter este relatório aos comissários, que decidiram pela desclassificação do britânico.
Hamilton assim conquista sua 105ª vitória na F1, e todos demais herdam uma posição.
Resultado extra-oficial do GP da Bélgica
1 Lewis Hamilton (Mercedes W15) em 1h19ms566
2 Oscar Piastri (McLaren MCL38 - Mercedes) a 1s173
3 Charles Leclerc (Ferrari SF24) a 8s549
4 Max Verstappen (Red Bull RB20 - Honda) a 9s226
5 Lando Norris (McLaren MCL38 - Mercedes) a 9s850
6 Carlos Sainz (Ferrari SF24) a 19s795
7 Sergio Pérez (Red Bull RB20 - Honda) a 43s195
8 Fernando Alonso (Aston Martin AMR24 - Mercedes) a 49s963
9 Esteban Ocon (Alpine A524 - Renault) a 52s552
10 Daniel Ricciardo (Racing Bulls VCARB1 - Honda) a 54s926
11 Lance Stroll (Aston Martin AMR24 - Mercedes) a 1m03s011
12 Alexander Albon (Williams FW46 - Mercedes) a 1m03s651
13 Pierre Gasly (Alpine A524 - Renault) a 1m04s365
14 Kevin Magnussen (Haas VF24 - Ferrari) a 1m06s631
15 Valtteri Bottas (Stake-Sauber C44 - Ferrari) a 1m10s638
16 Yuki Tsunoda (Racing Bulls VCARB1 - Honda) a 1m16s737
17 Logan Sargeant (Williams FW46 - Mercedes) a 1m26s057
18 Nico Hulkenberg (Haas VF24 - Ferrari) a 1m28s833
George Russell (Mercedes W15) *
Desclassificado por carro abaixo do peso mínimo