Hamilton superou Carlos Sainz e ficou com a melhor marca desta sexta-feira na Espanha
Lewis Hamilton a bordo do Mercedes W15 ficou com a melhor marca desta sexta-feira, ao parar o cronômetro com o tempo de 1m13s264, e ficando 0s022 à frente do espanhol Carlos Sainz (Ferrari SF24). Assim como a primeira sessão do dia, o treino da tarde foi disputado sob sol forte, e as equipes aproveitaram para a máxima obtenção de dados.
Norris assim como na parte da manhã pulou para o topo da folha de tempos, com a marca de 1m14s197, já superior ao obtido antes com os pneus macios no seu McLaren. Russell (Mercedes) vinha logo atrás a 0s083; e logo depois pulou para primeiro como tempo de 1m14s089, Hamilton era o terceiro.
Perto de meia hora de treinos as coisas se acalmaram, com as equipes focando em long-runs, e até aquele momento todas as marcas tinham sido obtida com pneus médios, demonstrando que a pista havia melhorado. A Ferrari foi a primeira a calçar seus carros com pneus macios, e logo Sainz baixava da casa de 1m14, com a marca de 1m13s286.
Leclerc pulava para segundo (1m13s597), e pouco depois Norris se colocava entre os dois carros de Maranello. Valtteri Bottas (Stake-Sauber), que segue sem contrato para o próximo ano, era o quarto melhor. Quando Lewis Hamilton coloca pneus macios logo reistra 1m13s264. marca que não seria mais superada.
Destaque para o excelente quarto tempo do Alpine, desta vez com Pierre Gasly nos comandos. Max Verstappen (Red Bull) aparece em quinto, seguido por Charles Leclerc. Oscar Piastri vinha com um tempo semelhante ao de Norris, mas acabou com um leve erro no último setor e ficou com a sétima marca.
George Russell foi o oitavo, mas quase meio segundo mais lento que Hamilton. A Alpine está apresentando um bom desempenho até agora, já que Esteban Ocon, que foi oitavo na primeira sessão, agora ficou em nono, com os dois carros franceses entre os dez melhores.
Bottas fechou o top 10. O detaque foi que os dez primeiros todos estavam dentro do mesmo segundo.
Sergio Pérez (Red Bull) e Fernando Alonso (Aston Martin) ficaram abaixo do esperado nesta sessão, terminando respectivamente em 13º e 14º.