Norris derrota Verstappen na batalha pela pole

Norris coloca ponto final no domínio de Verspatten nas poles em Zandvoort

O britânico Lando Norris confirmou o excelente momento da McLaren, e demoliu os rivais na disputa pela pole position para o GP da Holanda. O atual tricampeão da F1, Max Verstappen (Red Bull) corrento diante da sua imensa e animada torcida, não conseguiu emplacar a quarta pole consecutiva, sendo batido pelo piloto da McLaren por 0s356.

O qualify foi disputado em pista seca, diferentemente da sistuação vivida no TL3. O terceiro treino livre, que teve o francês Pierre Gasly (Alpine) com a melhor marca, à frente de Kevin Magnussen (Haas) e Valtteri Bottas (Stake-Sauber), ainda viu Nico Hülkenberg (Haas) batendo seu carro na curva 1, e o violentíssimo acidente sofrido por Logan Sargeant (Williams).

Sargeant passou com o carro sobre a zebra, avançou na grama molhada, rodou e destruiu seu carro contra a barreira de pneus, e o carro ainda teve um incêndio. A equipe trabalhava frenéticamente durante o qualify, para preparar o carro para corrida do domingo. O norte-americano felizmente não sofreu nenhum ferimento.

Com a pista seca, mas com o vento atrapalhado muito, devido as constantes mudanças de direção, Norris evoluiu de P6 no Q1, para figurar no topo da folha de tempos tanto no Q2, quanto no Q3, e cravar o tempo de 1m09s673 na sua tentativa final, tirando Verstappen do topo por 0s3. A outra McLaren com Oscar Piastri fez o terceiro tempo, a 0s499 de Norris, e vai abrir a segunda fila do grid.

O britânico George Russell (Mercedes) completa a segunda fila, mas a mais de meio segundo do pole. A escuderia comandada por Toto Wolff esperava brigar pela pole, após o ótimo desempenho do sábado, mas perderam desempenho em relação a McLaren e Red Bull hoje. Pior ainda para Hamilton, que sequer conseguiu avançar para o Q3, e ainda foi punido por ter atrapalhado a volta de  Sergio Pérez (Red Bull) e perderá três posições, tendo de larggar do décimo quinto  lugar.

Pérez desta vez fez um treino bastante sólido e vai largar em quinto, com Charles Leclerc colocando seu Ferrari em sexto. Fernando Alonso (Aston Martin) abre a quarta fila do grid, e teria ao seu lado Alex Albon (Williams). No entanto após a qualificação os comissários verificaram que a Williams do anglo-tailandês estava com o "corpo do fundo fora do volume regulamentar mencionado no Artigo 3.5.1 a)" do regulamento técnico e assim acabou sendo desclassificado e irá largar dos boxes.

Lance Stroll (Aston Martin) herda a posição. Pierre Gasly largará em nono, e Carlos Sainz (Ferrari), que assim como Hamilton havia caido no Q2, vai completar os dez primeiros do grid. 

Related Articles

Puntataco Motorsport

Bem vindos ao site Puntataco, seu canal de informações com tudo o que acontece no mundo motorsport.

O site é a continuação do trabalho iniciado a quase três décadas do extinto site Pitstop. Estamos completando 15 anos com nossa nova formação e nomenclatura trazendo para você o melhor do automobilismo.