Norris coloca ponto final no domínio de Verspatten nas poles em Zandvoort
O britânico Lando Norris confirmou o excelente momento da McLaren, e demoliu os rivais na disputa pela pole position para o GP da Holanda. O atual tricampeão da F1, Max Verstappen (Red Bull) corrento diante da sua imensa e animada torcida, não conseguiu emplacar a quarta pole consecutiva, sendo batido pelo piloto da McLaren por 0s356.
O qualify foi disputado em pista seca, diferentemente da sistuação vivida no TL3. O terceiro treino livre, que teve o francês Pierre Gasly (Alpine) com a melhor marca, à frente de Kevin Magnussen (Haas) e Valtteri Bottas (Stake-Sauber), ainda viu Nico Hülkenberg (Haas) batendo seu carro na curva 1, e o violentíssimo acidente sofrido por Logan Sargeant (Williams).
Sargeant passou com o carro sobre a zebra, avançou na grama molhada, rodou e destruiu seu carro contra a barreira de pneus, e o carro ainda teve um incêndio. A equipe trabalhava frenéticamente durante o qualify, para preparar o carro para corrida do domingo. O norte-americano felizmente não sofreu nenhum ferimento.
Com a pista seca, mas com o vento atrapalhado muito, devido as constantes mudanças de direção, Norris evoluiu de P6 no Q1, para figurar no topo da folha de tempos tanto no Q2, quanto no Q3, e cravar o tempo de 1m09s673 na sua tentativa final, tirando Verstappen do topo por 0s3. A outra McLaren com Oscar Piastri fez o terceiro tempo, a 0s499 de Norris, e vai abrir a segunda fila do grid.
O britânico George Russell (Mercedes) completa a segunda fila, mas a mais de meio segundo do pole. A escuderia comandada por Toto Wolff esperava brigar pela pole, após o ótimo desempenho do sábado, mas perderam desempenho em relação a McLaren e Red Bull hoje. Pior ainda para Hamilton, que sequer conseguiu avançar para o Q3, e ainda foi punido por ter atrapalhado a volta de Sergio Pérez (Red Bull) e perderá três posições, tendo de larggar do décimo quinto lugar.
Pérez desta vez fez um treino bastante sólido e vai largar em quinto, com Charles Leclerc colocando seu Ferrari em sexto. Fernando Alonso (Aston Martin) abre a quarta fila do grid, e teria ao seu lado Alex Albon (Williams). No entanto após a qualificação os comissários verificaram que a Williams do anglo-tailandês estava com o "corpo do fundo fora do volume regulamentar mencionado no Artigo 3.5.1 a)" do regulamento técnico e assim acabou sendo desclassificado e irá largar dos boxes.
Lance Stroll (Aston Martin) herda a posição. Pierre Gasly largará em nono, e Carlos Sainz (Ferrari), que assim como Hamilton havia caido no Q2, vai completar os dez primeiros do grid.