Oliver Oakes é o novo team principal da Alpine

A Alpine anunciou que o fundador e chefe da Hitech, Oliver Oakes, substituirá Bruno Famin como diretor da equipe de Fórmula 1 após as férias de verão

Como havíamos antecipado na última quinta-feira (25/07) Brunon Famin deixaria a equipe Alpine, e ele mesmo fez um anuncio oficial de que deixaria o cargo de Team Principal, na sexta-feira do Grande Prêmio da Bélgica. Famin entrou na equipe como um "tapa buraco" para ocupar o cargo que havia sido ocupado anteriormente por Otmar Szafnauer, e como todo reparo temporário quase vira permanente, já que ficou na função por exatos 12 meses.

Famin aora retorna a supervisão dos assuntos da Alpine em Viry-Chatillon, e deve se concentrar principalmente no programa da marca para o WEC. Para o seu lugar também havíamos antecipado o nome de Oliver Oake, que é o fundador e chefe da equipe Hitech, que chegou a ambicionar uma vaga na F1, mas acabou sendo preterida pela Andretti.

“Estou extremamente grato a Luca de Meo e Flavio Briatore por esta oportunidade de liderar a BWT Alpine F1 Team de volta à competitividade. Estou ansioso para começar depois das férias de verão”, disse Oakes.

Oakes, de 26 anos, passa a ser o 2º mais jovem chefe de equipe de F1 da história. O britânico foi campeão mundial de kart em 2005, e participou do programa de jovens talentos da Red Bull, ao lado de Sebastian Vettel, Brendon Hartley, Jaime Alguersuari e Sebastien Buemi. Em 2015, fundou a equipe Hitech e a transformou em uma das mais proeminentes equipes de categorias de fórmula do mundo.

É um prazer receber Oli na equipe e que ele se torne um dos mais jovens diretores de equipe que este esporte já viu. Esta equipe está sendo construída para o sucesso futuro e isso é destacado pela nomeação de Oli para uma função sênior", declarou o CEO do Grupo Renault, Luca de Meo, que acrescentou.

Muitos apontam que essa mudança teve o dedo de Flavio Briatore, ora consultor da Alpine, que foi chamado exatamente por Bruno Famin.

“Estou muito feliz por termos conseguido recrutar Oli Oakes para nosso projeto de Fórmula 1. Oli é muito talentoso e tem um ótimo histórico de liderança e sucesso em corridas; sua mudança para essa função é um grande exemplo da força e da crença que temos em nossa equipe e em pessoas jovens e promissoras, e estou animado para trabalhar em estreita colaboração com ele com um foco conjunto em subir no grid e vencer corridas”, declarou o contorverso italiano.

O trabalho de Oakes para fazer a Alpine se destacar será grande, e para muitos não passa de uma manobra de Briatore para dar novos ares à equipe, para vender a mesma em seguida a valorizando. Interessandos são muitos, e um dos principais seria a estrutura de Michael e Mario Andretti. Atualmente a Alpine tem 11 pontos no Mundial de Construtores, ocupando a nona posição, atrás da Haas, e somente à frente de Williams e Sauber.

Related Articles

Puntataco Motorsport

Bem vindos ao site Puntataco, seu canal de informações com tudo o que acontece no mundo motorsport.

O site é a continuação do trabalho iniciado a quase três décadas do extinto site Pitstop. Estamos completando 15 anos com nossa nova formação e nomenclatura trazendo para você o melhor do automobilismo.