Kale Rovanperä lidera o primeiro dia de atividades do Rally de Portugal

Toyota vem mostrando que o Rally de Portugal é seu feldo particular

Três carros da Toyota Gazoo Racing na frente ao final do primeiro dia do Rally de Portugal, o finlandês Kale Rovanperä, o atual campeão do WRC, que faz uma temporada parcial comanda o avanço da formação japonesa, seguido por Sebastien Ogier e Takamoto Katsuta.  Se no shakedown vimos três Hyundai i20 N Rally na frente, hoje os Toyota GR Yaris Rally1 terminaram o dia na frente, mas as especiais foram um equilíbrio com cinco vitórias da marca coreana, contra quatro da japonesa. 

A primeira especial do dia foi do belga Thierry Neuville com seu Hyundai, ao passo que Rovanperä começou de modo discreto, sendo somente o quinto. A parte da manhã viu a Hyundai empilhar quatro triunfos em especiais, sendo duas de Sordd e duas de Neuville, contra somente uma de Katsuta.

Ainda assim o japonês liderava o rally com uma vantagem de 2s9 sobre Neuville. Rovanperä se recuperava de maneira constante, e já era o quinto ao final da manhã. Na parte da tarde o finlandês venceu somente a penúltima especial, mas já tinha pulado para liderança na primeira das quatro especiais, encerrando o dia com 1s0 de vantagem sobre Ogier.

O octacampeão do WRC teve uma parte da manhã muito complicada, com problemas para se comunicar com seu navegador, Vicent Landais. O intercomunicador falhava, e era muito difícil ouvir as coordenadas. Na parte da manhã Katsuta foi muito veloz, mas perdeu o ritmo na parte da tarde, e foi superado por Rovanperä e Ogier.

A Hyundai adotou uma tática menos arriscada, tentando não forçar muito as especiais portuguesas, após a parte da manhã, e Ott Tänak controlando o consumo dos pneus, terminou o dia na quarta posição, a cinco segundos e meio de Rovanperä.  Dani Sordo ficou em quinto, depois de sofrer com um problema na parte híbrida do seu carro.

Thierry Neuville, que no shakedown chegou a atropelar um cachorro, terminou o dia na sexta posião, à frente do francês, Adrien Fourmaux com seu Ford Puma Rally1 da equipe M-Sport.

Elfyn Evans (Toyota GR Yaris Rally1), que é o vice líder do campeonato, passou por uma situação inusitada. Na saída do parque de assistência, o naveador, Scott Martin, percebeu que tinha esquecido o seu caderno. Martin por sorte tinha as informações no seu smartphone, e assim saiu ditando as notas para Evans.

No entanto o galês teve um furo de pneu na especial de Góis 2, fazendo com que a dupla perdesse tempo, e com isso terminaram o dia somente em oitavo lugar. Gregoire Munster com outro Ford Puma Rally1 ficou em nono, fechando o ranking do WRC.

Na WRC2 um duro duelo entre os pilotos do Team Toksport WRT com seus Skoda Fabia RS Rally2. Ao final, depois de trocarem diversas vezes de posição, Oliver Solberg se sobressaiu.

Greensmith rodou, e isso o fez perder a posição inclusive para o francês Yohan Rossel (Citroën C3 Rally2), terminando em terceiro.

Resultado do Rally de Portugal após 9 especiais
1 Rovanpera-Halttunen (Toyota GR Yaris Rally1) 
2 Ogier-Landais (Toyota GR Yaris Rally1) + 1s0
3 Katsuta-Johnston (Toyota GR Yaris Rally1) + 4s7
4 Tanak-Jarveoja (Hyundai i20N Rally1) + 5s4
5 Sordo-Carrera (Hyundai i20N Rally1) + 17s9
6 Neuville -Wydaeghe (Hyundai i20N Rally1) + 18s1
7 Fourmaux-Coria (Ford Puma Rally1) + 31s8
8 Evans-Martin (Toyota GR Yaris Rally1) +1m43s2
9 Munster-Louka (Ford Puma Rally1) + 2m27s3
10 Solberg-Edmondson (Skoda Fabia WRC2) + 3m42s1(WRC2)

Foto - Honza Fronek

Related Articles

Puntataco Motorsport

Bem vindos ao site Puntataco, seu canal de informações com tudo o que acontece no mundo motorsport.

O site é a continuação do trabalho iniciado a quase três décadas do extinto site Pitstop. Estamos completando 15 anos com nossa nova formação e nomenclatura trazendo para você o melhor do automobilismo.