A Toyota Gazoo Racing World Rally Team e Kalle Rovanperä seguem firmes na liderança do Kenya Safari Rally, e agora restando mais seis especias para o fim da prova, levam uma vantagem de mais de dois minutos sobre a dupla Takamoto Katsuta/ Aaron Johnston com outro Toyota GR Yaris Rally1. Diferentemente do dia perfeito ontem de Rovanperä, hoje as especiais acabaram sendo divididas entre Katsuta, que levou duas, Thierry Neuville (Hyundai i20 N Rally1), Rovanperä, Ott Tänak (Hyundai i20 N Rally1) e Elfyn Evans (Toyota GR Yaris Rally1) cada um com uma vitória.
O finlandês que é o atual campeão do WRC, começou o dia com uma vantagem de 56s9 sobre Katsuta, mas procurou hoje uma tocada mais conservadora, para não ser surpreendido por algum acidente. Na primeira passagem pela temída especial de Sleeping Warrior 36,08 km, a estratégia lhe deu a vitória com quase 25 segundos de vantagem sobre Thierry Neuville, que é o lider do campeonato.
Tirando Rovanperä, o caos se abateu sobre quase todos os demais concorrentes. Os outros dois carros da Toyota Gazoo Racing tiveram problemas, deixando o chefão da Toyota, Jari-Matti Latvala preocupado, algo que ontem ocorreu com Cyril Abiteboul (chefão da Hyundai).
Elfyn Evans já tinha perdido quase dois minutos na primeira especial do dia, com uma roda danificada e um pneu furado, e no Sleeping Warrior, outro pneu furado custou ao galês mais 40 segundos, e isso lhe atirou para terceiro na classificação geral. Katsuta, que começou o dia vencendo a especial de Soysambu, teve um furo duplo e perdeu um minuto, caindo para terceiro atrás de Neuville, mas no final da tarde conseguiu recuperar a segunda posição.
O francês Adrien Fourmaux com seu Ford Puma Rally1, da equipe M-Sport, e havia adotado a mesma estratégia de uma tocada mais conservadora como Rovanperä. Ainda assim o comandado de Malcolm Wilson, m teve um problema na última especial do dia com um furo no pneu dianteiro esquerdo que destruiu a carroçaria do seu carro.
Fourmaux é o terceiro na classificação geral, a 1m04 de Katsuta. Na parte da tarde Evans venceu a especial de Elmenteita 2, mas no Sleeping Warrior voltou a ter um pneu furado, e viu Neuville, seu principal rival no campeonato terminar o dia em quarto na classificação geral provisória, mas muito próximo.
No WRC2 a liderança é de Gus Greensmith (Skoda Fabia RS Rally2), que leva 1m55 de vantagem sobre o companheiro de equipe, Oliver Solberg. Kajetan Kajetanowicz com outro Skoda Fabia RS Rally2 vem em terceiro. O grego Jourdan Serderides (Ford Puma Rally1), está em nono na classificação geral, e o estoniano Ott Tänak agora fecha os dez primeiros.
O luxemburguês Grégoire Munster, que até ontem era o sexto colocado, abandonou na primeira passagem pelo Seeping Warrior, quando quebrou a suspensão traseira esquerda do seu Ford Puma, após bater em uma pedra.
Resultado do Safari Rally Kenya após 7 especiais
1 Kalle Rovanperä/Jonne Hultunnen (Toyota GR Yaris Rally1)
2 Takamoto Katsuta/ Aaron Johnton (Toyota GR Yaris Rally1) +2m09s9
3 Adrien Fourmaux/ Alexandre Coria (Ford Puma Rally1) +3m13s3
4 Elfyn Evans/ Scott Martin (Toyota GR Yaris Rally1) +5m35s6
5 Thierry Neuville/ Martjin Wydaeghe (Hyundai i20 N Rally1) + 11m48s6
6 Gus Greensmith/ Jonas Anderson (Skoda Fabia RS Rally2) +15m02s0 (WRC2)
7 Oliver Solverg/ Elliott Edmondson (Skoda Fabia RS Rally2) +16m57s0 (WRC2)
8 Kajetan Kajetanovicz/ Maciej Czczepaniak (Skoda Fabia RS Rally2 ) + 21m15s7 (WRC2)
9 Jourdan Serderides/ Frédéric Micloute (Ford Puma Rally10 + 21m56s4
10 Ott Tänak/ Martin Järveoja (Hyundai i20 N Rally1) +21m58s1
Fotos - Honza Fronek