O sábado do Rally de Portugal termina com Sébastien Ogier como líder da prova, controlando a vantagem sobre Ott Tänak
Agora à noite em Portugal, Sébastien Ogier (Toyota GR Yaris Rally1), terminou do dia com uma vantagem de 11s9 sobre o estoniano Ott Tänak (Hyundai i20 N Rall1), faltando as quatro especiais do domingo. Esta classificaçãoé importante porque já distribui os primeiros pontos para a classificação desta prova, antes da classificação com pontos bónus também para a Power Stage.
Ogier está perto de ultrapassar o recorde de cinco vitórias de Markku Alén no Rally de Portugal, bastando resistir às investidas de Ott Tänak. Ogier é a esperança da Toyota Gazoo Racing, depois dos reveses sofridos por Rovanperä e Katsuta. Rovanperä capotou logo na segunda especial do dia (Montim 1), enquanto Katsuta após um aterrisagem muito forte, danificou completamente a suspensão traseira, quando ocupava a terceira posição.
Ogier terminou a parte da manhã com uma vantagem de 13s6 sobre Tänak, depois de vencer duas especiais, contra uma do rival da Hyundai. Rovanperä havia iniciado o dia vencendo, antes de capotar. Na parte da tarde Tänak manteve a pressão sobre o francês, mas o octacampeão respondeu e caminha para sua sexta vitória em terras lusitanas.
“Foi um dia difícil, hoje não esperávamos tanto. Infelizmente, do lado da Toyota, não foi um dia perfeito. Para mim foi bom, mas perdemos dois carros", disse Ogier.
Em terceiro na classificação provisória aparece o belga Thierry Neuville (Hyundai i20 N Rally1), a 1m11 de Ogier. Neuville, que lidera o campeonato, deve ampliar sua vantagem sobre Elfyn Evans (Toyota GR Yaris Rally1), que no momento ocupa a sexta colocação. Dani Sordo (Hyundai i20 N Rally1) é o quarto colocado, à frente de Adrien Fourmaux (Ford Puma Rally1), que leva uma confortável vantagem de quase dois minutos sobre Evans.
Na WRC2 a liderança é a gora do russo Nikolay Gryazin (Citroën C3 Rally2), com a sétima colocação no geral. Jan Solans (Toyota GR Yaris Rally2) é o oitavo, seguido por Josh McErlean (Skoda Fabia RS Rally2), e com Yohan Rossel (Citroën C3 Rally2), completando o top 10.
Resultado do Rally de Portugal após 18 especiais
1 Sebastien Ogier/ Vincent Landais (Toyota GR Yaris Rally1)
2 Ott Tänak/ Martin Jarveoja (Hyundai i20N Rally1) + 11s9
3 Thierry Neuville/ Martjin Wydaeghe (Hyundai i20N Rally1) + 1m11s4
4 Dani Sordo/ Candido Carrera (Hyundai i20N Rally1) + 1m25s8
5 Adrien Fourmaux/ Alexandre Coria (Ford Puma Rally1) + 1m32s9
6 Elfyn Evans/ Scott Martin (Toyota GR Yaris Rally1) +3m23s8
7 Nikolay Gryazin/ Konstantin Aleksandrov (Citroën C3 Rally2) + 9m25s5 (WRC2)
8 Jan Solans/ Rodrigo Sanjuan (Toyota GR Yaris Rally2) + 9m35s2 (WRC2)
9 Josh McErlan/ James Fulton (Skoda Fabia RS Rally2) + 9m43s2 (WRC2)
10 Yohan Rossel/ Arnaud Dunand (Citroën C3 Rally2) + 9m46s8 (WRC2)
Foto - Honza Fronek