O líder do campeonato, Thierry Neuville abandonou, melhor para Elfyn Evans
O octacampeão do WRC, o francês Sébastien Ogier (Toyota GR Yaris Rally1) que faz uma temporada parcial no Mundial de Rally, está prestes a ampliar seu número de vitórias na modalidade para 61. No mês passado em Portugal o alssaciano chegou a sexagésima vitória, e agora com uma liderança confortável no Rally da Sardenha, esta prestes a ampliar esse número, e conquistar seu quinto triunfo da carreira em terras italianas.
Depois de encerrar a sexta-feira com uma vantagem bastante apertada para o estoniano Ott Tänak (Hyundai i20 N Rally1), neste sábado o caminho está mais suave. Ogier na parte da manhã viu Tänak lhe tomar a liderança, após vencer duas especiais, contra uma do francês, e abrir 3s5 de vantagem.
Na parte da tarde Ogier empilhou três especiais em seguida, sendo a última do dia vencida por Elfyn Evans (Toyota GR Yaris Rally1), enquanto foi etremamente regular, chegando em três das especiais atrás de Ogier, e na última em terceiro.
Ainda assim Ogier parte para as quatro especiais do domingo, com uma vantagem de 17s1 para o estoniano. Dani Sordo (Hyundai i20 N Rally1) segue tranquilo na terceira colocação na geral, mas a mais de dois minutos do líder, beneficiado pelo abandono do japonês Takamoto Katusta que parou na beira da estrada entre Monte Lerno-Monti di Ala, com a transmissão do seu Yaris quebrada.
Quem evoluiu na classificação foi Evans, que primeiro viu o abandono de Thierry Neuville na especial de Tula 2, após sair da estrada e ficar encalhado; e depois com o abandono de Katusta, passou para o quarto lugar no geral.
A Hyundai e a Toyota pediram para seus pilotos diminuirem o ritmo, e pouparem os equipamentos, principalmente depois que Tänak também se queixou de problemas com i20N Rally1. Grégoire Munster (Ford Puma Rally1), completa os pilotos da classe principal, com a quinta posição.
O luxemburguês da equipe de Malcolm Wilson (M-Sport) aproveitou as desistências dos que iam à sua frente, e não teve mais problemas com os freios do seu carro. Na WRC2 a disputa de Sami Pajari (Toyota GR Yaris Rally2) se intensificou com a aproximação de Yohan Rossel (Citroën C3 Rally2), e do espanhol Jan Solans (Toyota GR Yaris Rally2).
Os três estão separados por somente 1s7. O polonês Kajetan Kajetanowicz (Skoda Fabia RS Rally2) é o nono, e Martin Prokop (Skoda Fabia RS Rally2), completa os dez que pontuam.
Resultado do Rally Itália Sardegna 2024 após 12 especiais
1 Sebastien Ogier/ Vincent Landais (Toyota GR Yaris Rally1)
2 Ott Tänak/ Martin Jarveoja (Hyundai i20N Rally1) + 17s1
3 Dani Sordo/ Candido Carrera (Hyundai i20N Rally1) + 2m12s8
4 Elfyn Evans/ Scott Martin (Toyota GR Yaris Rally1) + 2m43s3
5 Gregoire Munster/ Louis Louka (Ford Puma Rally1) + 5m28s8
6 Sami Pajari/ Enni Mälkönen (Toyota GR Yaris Rally2) + 5m38s5
7 Yohan Rossel/ Benjamin Boulloud (Citroen C3 Rally2) + 6m33s2 (WRC2)
8 Jans Solans/ Rodrigo Sanjuan (Toyota GR Yaris Rally2 + 6m45s2 (WRC2)
9 Kajetan Kajetanowicz/ Maciej Szczepaniak (Skoda Fabia RS Rally2) + 8m12s1 (WRC2)
10 Martin Prokop/ Michal Ernst (Skoda Fabia RS Rally2) + 8m22s1 (WRC2)