O octacamepão Sebastien Ogier venceu pela sexta vez o Rally de Portugal, e também chegou ao número de 60 triunfos no WRC
O sempre favorito para vitória no WRC Sébastien Ogier (Toyota GR Yaris Rally1), agora navegado por Vincent Landais, que faz uma temporada parcial, se tornou no recordista isolado de vitória no Rally de Portugal, ao conquistar hoje seu sexto triunfo. Ogier estava empatado em vitórias com o finlandês Markku Alen.
Foram preciso oito anos para que Ogier desempatasse com Alen, e ao mesmo tempo o francês chegou a vitória de número 60 no WRC, atrás somente do conterrâneo e eneacampeão Sébastien Loeb, que tem oitenta vitórias.
O Rally de Portugal para Ogier foi uma prova de sonhos, onde teve zero problemas, ao passo que os rivais iam ficando pelo caminho. Kalle Rovanperä (Toyota GR Yaris Rally1) liderava a prova na manhã do sábado, quando capotou, e Takamoto Katsuta também rodou e perdeu muito tempo. Após pular para liderança Ogier só foi incomodado por Ott Tänak (Hyundai i20 N Rally1).
Tänak no entanto teve um furo de pneu no sábado que lhe custou preciosos segundos, e isso não lhe deu oportunidade de um ataque mais contundente ao francês, mesmo vencendo duas especiais neste domingo. Ogier venceu com uma vantagem de 7s9 para Tänak.
Em terceiro terminou o belga Thierry Neuville (Hyundai i20 N Rally1). Mesmo sem a vitória a formação coreana deixou Portugal extremanente feliz, já que assumiu a liderança nos Construtores, e Neuville ampliou sua vantagem no Campeonato de Pilotos, já que Elfyn Evans (Toyota GR Yaris Rally1) seu perseguidor direto foi somente sexto na prova.
Thierry Neuville conseguiu inclusive a vitória no PowerStage. Grande atuação também do francês Adrien Fourmaux com seu Ford Puma, da equipe M-Sport, somando importantes pontos. Fourmaux não cometeu nenhum erro na prova, e com sua impressionante regularidade conseguiu andar à frente do espanhol Dani Sordo (Hyundai) e do galês Elfyn Evans.
Dani Sordo começou o rally com tudo, mas no sábado perdeu rendimento, e hoje se atrapalhou com a falta de visibilidade, sendo superado por Fourmaux. Evans por sua vez sofreu com o acerto do seu Yaris, e ainda se viu com problemas de superaquecimento.
No WRC2 a vitória ficou com o russo Nykolay Gryazin (Citroën C3 Rally2). O espanhol Jan Solans (Toyota GR Yaris Rall2) ficou em segundo, e como Gryazin não estava elegível pela Citroën para pontuar, o espanhol conquistou todos os pontos possíveis da classe.
Joshua McErlean (Skoda Fabia RS Rally2) era o segundo até a penúltima especial da prova, mas não conseguiu segurar o avanço de Solans, e terminou em terceiro na WRC2, e nono no geral. Completando os dez que pontuaram nesta prova aparece Lauri Joona com outro Skoda Fabia.
A próxima etapa do WRC 2024 será entre os dias 30 de maio a 02 de junho com o Rally Itália Sardenha 2024.
Resultado final do Vodafone Rally de Portugal 2024
1 Sebastien Ogier/ Vincent Landais (Toyota GR Yaris Rally1)
2 Ott Tänak/ Martin Jarveoja (Hyundai i20N Rally1) + 7s9
3 Thierry Neuville/ Martjin Wydaeghe (Hyundai i20N Rally1) + 1m09s8
4 Adrien Fourmaux/ Alexandre Coria (Ford Puma Rally1) + 1m47s8
5 Dani Sordo/ Candido Carrera (Hyundai i20N Rally1) + 2m48s9
6 Elfyn Evans/ Scott Martin (Toyota GR Yaris Rally1) + 6m36s0
7 Nikolay Gryazin/ Konstantin Aleksandrov (Citroën C3 Rally2) + 11m48s4 (WRC2)
8 Jan Solans/ Rodrigo Sanjuan (Toyota GR Yaris Rally2) + 11m52s9 (WRC2)
9 Josh McErlan/ James Fulton (Skoda Fabia RS Rally2) + 11m56s1 (WRC2)
10 Lauri Joona/ Janni Hussi (Skoda Fabia RS Rally2) + 13m40s3 (WRC2)
Foto - Honza Fronek