Rovanperä quer enfim comemorar a vitória na etapa do seu país, Neuville defende a liderança
A temporada 2024 do WRC (World Rally Championship - Campeonato Mundial de Rallys) vai entrar na sua reta final. Faltando cinco etapas para o seu encerramento, neste final de semana teremos o 73º Secto Rally Finland (9ª etapa da temporada), e a Toyota Gazoo Racing, vem com força total, já que está correndo na pista de casa, uma vez que a sede da equipe fica em Jyvaskyla.
A equipe, que é dirigida pelo finlandês Jari-Matti Latvala, vai para estaetapa com cinco unidades do Toyota GR Yaris Rally. Os pilotos serão os titulares Elfyn Evans e Takamoto Katusta; os campeões Kalle Rovanperä e Sebastien Ogier, e o finlandês Sami Pajari, que terá sua primeira oportunidade ao volante de um carro da classe Rally1.
Sami Pajari, de apenas 22 anos, atualmente lidera o campeonato do WRC2, tendo vencido as provas da Suécia, Sardenha e Polônia. O chefe da equipe, Jari-Matti Latvala irá pilotar o Yaris Rally 2 de Pajari, lembrando de Latvala competiu no WRC entre 2002 e 2020, tendo conquistado 18 vitórias e três vice campeonatos (2010/ 2014 /2015).
Esta divisão de ataque nipo-finlandesa tem três motivos:
1 - A equipe da Toyota está vendo uma forte ameaça ao seu tetracampeonato de equipes, já que tem somente um ponto de vantagem sobre a Hyundai (351 x 350)
2 - O atual bicampeão Kalle Rovanperä, quer tentar vencer pela primeira vez o rally do seu país, já que o melhor resultado foi um segundo lugar em 2022, quando foi derrotado por Ott Tänak com um Hyundai.
3 - Mesmo realizando uma temporada parcial, o francês Sebastien Ogier tem chances de brigar pelo eneacampeonato e empatar com o compatriota Sebastien Loeb. Ogier aparece em quarto na tabela com 117 pontos, e Thierry Neuville que lidera tem 145.
Na Hyundai, Neuville luta com a sua tradicional falta de sorte, mas tem oito pontos de vantagem sobre o companheiro de equipe Ott Tänak. Tänak foi campeão da categoria em 2019, e está de volta a equipe coreana, que defendeu entre 2020 a 2022.
Já Neuville tem no seu currículo nada menos que cinco vezes (2013/ 2016/ 2017/ 2018/ 2019). Neuville e Tänak não terão vida fácil na Finlândia, uma vez que terar de abrir as especiais da primeira etapa (Harju 1 - 3.48 km)
A Hyundai terá ainda o finlandês Esapekka Lappi no terceiro carro. Lappi foi o último finlandês a triunfar na prova de casa (2017), na época defendendo a equipe da Toyota.
A equipe de Malcolm Wilson (M-Sport) terá desta vez somente dois Ford Puma Rally 1 na disputa, pilotados por Adrien Fourmaux, e por Gregoire Munster. Formaux vem de um excelente terceiro lugar no Rally da Polônia, e um quarto na Letônia.
Programação do Rally da Finlândia
Quinta-feira
Shakedown: Ruuhimäki (3,48 km)
SS1: Harju 1 – 3,48 km
Sexta-feira
SS2: Laukaa 1 – 17,96 km
SS3: Saarikas 1 – 15,93 km
SS4: Myhinpää 1 – 15,51 km
SS5: Ruuhimäki 1 – 7,76 km
SS6: Laukaa 2 – 17,96 km
SS7: SAarikas 2 – 15,93 km
SS8: Myhinpää 2 – 15,51 km
SS9: Ruuhimäki 2 – 7,76 km
SS10: Harju 2 – 3,48 km
Sábado
SS11: Västilä 1 – 18,94 km
SS12: Päijälä 1 – 20,19 km
SS13: Ouninpohja 1 – 32,98 km
SS14: Västilä 2 – 18,94 km
SS15: Päijälä 2 – 20,19 km
SS16: Ouninpohja 2 – 32,98 km
Domingo
SS17: Sahloinen-Moksi 1 – 14,27 km
SS18: Laajavuori 1 – 4,35 km
SS19: Moksi-Sahloinen 2 – 14,27 km
SS20: Laajavuori 2 – 8,77 km (Powerstage)