Sébastien Ogier lidera o primeiro dia do Rally da Sardenha

A 21ª edição do Rally da Sardenha, sexta etapa da temporada 2024 do WRC, terá um formato mais curto, com somente 266,48 quilômetros de especiais cronometradas

Nesta sexta feira começou o Rally da Sardenha, que marca a metade da tempora 2024 do WRC (World Rally Championship - Campeonato Mundial de Rally). Como consequência da redução de distância, a prova será disputada em três dias, e nesta sexta-feira já foram disputadas quatro especiais.

O francês Sébastien Ogier (Toyota GR Yaris Rally1) abriu uma pequena vantagem de 1s8 sobre o estoniano Ott Tänak (Hyundai i20 N Rally1), após vencer duas das quatro especiais. A ordem de partida influenciou fortemente esta vantagem, após o shakedown realizado na parte da manhã em Ittiri, onde Thierry Neuville (Hyundai i20 N Rally1) foi o mais veloz, seguido por Ogier, Dani Sordo (Hyundai i20 N Rally1) e Tänak.

Ogier foi quem ditou o ritmo na primeira especial do dia, entre Osimo-Tergu, colocando 7s7 sobre Tänak. Na especial seguinte o piloto da formação coreana, respondeu e completou os 13,26 km da especial de Sedini-Castelsardo, em 9m57s9, e como Ogier foi somente o quinto, descontou sua desvantagem para somente 1s8 para o Alssaciano.

Na segunda passagem pelas especiais da manhã, a batalha continuou, com Ogier voltando a vencer em Osimo-Tergu, com Tänak vindo logo à seguir; porém Ogier ampliava a vantagem para 4s7.  O determinante para o resultado do dia em favor de Ogier, foi um problema na assistência eletrônica no Hyundai de Tak no SS4 (Sedini-Castelsardo 2), que no finalzinho lhe tirou a vitória da especial.

Thierry Neuville venceu esta derradeira especial da sexta-feira, com uma vantagem de 3s7 sobre Tänak, e com Ogier em terceiro. Tirando a disputa de Ogier e Tänak, três pilotos vem se degladiando pela terceira colocação: Sordo, Takamoto Katsuta (Toyota GR Yaris Rally1) e Thierry Neuville .

Nem a vitória na derradeira especial deu ao belga vantagem, já que foi obrigado a abrir as duas primeiras especiais. Porém o entendimento do comportamento dos pneus acabou lhe permitindo vencer na segunda passagem por Osimo-Tergu. O espanhol Dani Sordo terminou o dia em terceiro, tendo um dia tranquilo e sem problemas.

Takamoto Katsuta veio logo atrás, e está a 1s3 do espanhol, e com Neuville a 2s1. Elfyn Evans (Toyota GR Yaris Rally1), que luta pela liderança do campeonato com Neuville, teve um dia para esquecer. Na primeira especial um furo lento o atrapalhou, tendo terminado em um apagado oitavo lugar.

Depois o gales se viu obrigado a abrandar o ritmo por não ter rodas sobressalentes. Ao fim do dia Evans ocupa o sexto lugar, a mais de vinte segundos em relação a Neuville.  Grégoire Munster (Ford Puma Rally1) é o sétimo, mas esta posição muito bem poderia ser ocupada pelo seu companheiro na escuderia M-Sport, o francês Adrien Fourmaux.

Formau teve um furo lento na roda traseira esqueda na SS2, e depois um problema mecânico no seu Puma, o obrigou a abandonar, quando era sexto, à frente de Evans.  

Na WRC2 dua batalha entre o finlandês Sami Pajari (Toyota GR Yaris Rally2) e o francês Pierre-Louis Loubet (Skoda Fabia RS Rally2). Pajari acabou vencendo a duas últimas especias, e com isso conseguiu uma vantaem de 18s3 sobre o Skoda do francês. Em terceiro aparece o espanhol Jan Solans com outro Toyota.

Classificação provisória do Rally da Sardenha após 4 especiais
1 Sebastien Ogier/ Vincent Landais (Toyota GR Yaris Rally1) 
2 Ott Tänak/ Martin Jarveoja (Hyundai i20N Rally1) + 4s5
3 Dani Sordo/ Candido Carrera (Hyundai i20N Rally1) + 33s2
4 Takamoto Katsuta/ Aaron Johnston (Toyota GR Yaris Rally1) +34s5
5 Thierry Neuville/ Martjin Wydaeghe (Hyundai i20N Rally1) + 36s6
6 Elfyn Evans/ Scott Martin (Toyota GR Yaris Rally1) + 57s3
7 Gregoire Munster/ Louis Louka (Ford Puma Rally1) + 1m09s2
8 Sami Pajari/ Enni Mälkönen (Toyota GR Yaris Rally2) + 1m34s6 (WRC2)
9 Pierre-Louis Loubet/ Loris Pascaud (Skoda Fabia RS Rally2) + 1m52s9 (WRC2)

Foto - Honza Fronek

Related Articles

Puntataco Motorsport

Bem vindos ao site Puntataco, seu canal de informações com tudo o que acontece no mundo motorsport.

O site é a continuação do trabalho iniciado a quase três décadas do extinto site Pitstop. Estamos completando 15 anos com nossa nova formação e nomenclatura trazendo para você o melhor do automobilismo.