Estreante do ano de 2023, piloto Shell será um dos primeiros a entrar na pista no novo formato de classificação adotado pela Stock para a etapa
Uma sexta-feira complicada para Gianluca Petecof no Circuito de Rua Toninho da Matta, em Belo Horizonte, com 3.113 metros e 12 curvas, localizado em torno da esplanada do Mineirão, o maior estádio de futebol de Minas Gerais. Os dois treinos livres foram interrompidos várias vezes por bandeiras vermelhas e o paulista ainda sofreu com o velho problema na bomba de óleo de seu carro, que data de 2023.
Com pouco tempo de pista nesta sexta-feira, o piloto Shell foca agora suas atenções na classificação deste sábado, que terá um formato diferente por causa do inédito circuito de rua. Será importante ter velocidade logo de cara, porque os pilotos terão apenas uma ida à pista para marcar o tempo para os grids das duas corridas da etapa.
A atividade deste sábado será diferente do formato habitual de Q1, Q2 e Q3. Por ser em um circuito de rua e para evitar trânsito e possíveis voltas atrapalhadas, a sessão terá sete grupos com quatro pilotos cada, pela ordem inversa da classificação do campeonato. É obrigatório o piloto sair no grupo em que foi designado.
A programação da inédita etapa de Belo Horizonte segue neste sábado, quando as atividades serão abertas pela classificação. À tarde, será disputada a primeira corrida, que terá o grid determinado pela inversão das 12 primeiras posições do qualifying. E no domingo, a corrida principal encerra o cronograma da etapa com o grid definido pela classificação do sábado. A Stock Car tem transmissão dos canais Sportv e da Band.
O que ele disse:
"Foi um dia difícil, praticamente não andamos por causa das bandeiras vermelhas. Perdemos voltas muito importantes, especialmente em um circuito de rua. O carro parecia OK no segundo treino, com um bom ritmo. Mas a gente precisa andar e estar na pista. Vamos tentar recuperar amanhã na classificação, que vai ter um formato diferente. É importante achar o ritmo logo de cara. É um formato parecido com o que usamos no anel externo de Goiânia no ano passado. Vamos ter grupos de quatro carros e só três voltas. Então vai ser tiro rápido: uma volta para esquentar os pneus e dar duas rápidas para extrair o máximo do carro nesse circuito."
Gianluca Petecof
Cronograma – Stock Car – Etapa 7 – Belo Horizonte, MG
Sábado, 17 de agosto:
10:35 – Classificação
15:00 – Corrida Sprint (30 minutos + 1 volta)
Domingo, 18 de agosto:
13:00 – Corrida Principal (50 minutos + 1 volta)
Foto - José Mario Dias