Com pódio duplo domingo no Velopark, piloto do carro #98 não pode mais ser alcançado entre os estreantes e se credencia para buscar o título principal em Interlagos
Com uma etapa de antecipação, Enzo Bedani assegurou no Velopark o título da divisão Rookie da Stock Series e se credenciou para disputar o campeonato geral no fim do ano em Interlagos.
O piloto de 16 anos de idade conquistou dois pódios neste domingo, mostrando mais uma vez performance de protagonista na categoria de acesso à Stock Car. Ele largou em segundo e terminou na mesma posição na primeira bateria do dia, com uma tocada segura do início ao fim.
Na prova do grid invertido, largou de sétimo, mostrou todo reflexo para evitar um carro atravessando a pista à sua frente rodando como uma bigorna desgovernada, escalou o pelotão e terminou em terceiro.
Com os pontos acumulados no travado circuito gaúcho, Enzo vai para a decisão do título, em Interlagos, contra Arthur Gama. Ele está 24 pontos distante do líder e são 84 em disputa em São Paulo.
Após a corrida 1, no sábado, serão aplicados os dois descartes dos piores resultados de cada competidor conforme previsão regulamentar.
As Corridas
Saindo por fora na primeira fila, Enzo cruzou a pista para dentro, contornou a primeira curva com segurança em segundo atrás do pole, Gama.
Ele então pressionou o líder a corrida toda, mantendo a diferença em menos de 2s. Em nenhum momento foi ameaçado pelo terceiro e levou com certa tranquilidade o carro na vice-liderança até a bandeirada.
Na segunda prova do dia (terceira na etapa), por força da regra da inversão do grid, Enzo largou em sétimo, ao lado de Gama.
Ele fez bem a primeira curva e logo avançou de sétimo para quinto. Na terceira volta, Bedani atacou Matias de Valle pelo quarto lugar e teve a porta fechada, sacrificando a tomada da curva 1. Assim ele entrou na reta Oposta com menos ação e acabou ultrapassado por Gama, caindo para sexto. Depois perdeu posição também para Gustavo Frigotto. Mas logo recuperou o sexto posto, ultrapassando Alfredinho Ibiapina.
Na décima volta, com o uso do botão de ultrapassagem, Enzo enquadrou Frigotto. O concorrente deixou para frear além do limite e atravessou a tomada na curva 1, reingressando na pista à frente do #98.
Duas voltas mais trade, Valle rodou na entrada da reta Oposta e atravessou a pista com o carro desgovernado. Enzo desviou por milímetros, mas teve que tirar o pé e perdeu a posição para Ibiapina.
Bedani foi sagaz no uso do botão de ultrapassagem na volta 17, passando na mesma manobra Ibiapina e Frigotto, assim avançando para o quarto lugar.
O terceiro colocado vinha 2s à frente, com 6 minutos restando no cronômetro regressivo para abertura da volta final.
Na volta 24 Enzo alcançou o terceiro colocado e atacou com push-to-pass. O concorrente trancou a porta na curva 1, mas não segurou a trajetória na chicane final. Então Bedani mergulhou com autoridade para ser terceiro na abertura da penúltima volta.
E assim ele foi até o final, para conquistar seu segundo pódio do dia, este em terceiro lugar.
O que ele disse:
É até estranho falar que não foi um fim de semana bom com segundo, terceiro hoje, além de vitória na rookie. Mas a verdade é que não foi 100% depois do sexto lugar no sábado… Hoje tentei recuperar para o campeonato, mas hoje temos três corridas ainda no calendário e vou trabalhar duro para Interlagos, trabalhando dobrado para o que temos que buscar lá.
Claro que o título de rookies é importante e fico contente com o que fizemos entre os estreantes, mas o título que eu realmente mais quero é o que estará em disputa em Interlagos e vamos mais motivados ainda para a decisão
Enzo Bedani
Stock Series (top5):
1. Arthur Gama 352 pontos
2. Enzo Bedani 328
3. Gustavo Frigotto 267
4. Vinicius Paparelli 228
5. Guto Rotta 218
Foto - Bruno Terena