Fábricante norte-americana marca data do retorno ao WEC
A Ford Motor Company anunciou seu retorno à categoria Hypercar do Campeonato Mundial de Endurance da FIA, com o objetivo de conquistar o título e a quinta vitória geral nas 24 Horas de Le Mans em 2027. A equipe Ford Performance liderará esta iniciativa como uma equipe de fábrica, buscando repetir o sucesso histórico da marca na corrida, que se destacou na década de 1960, ao vencer quatro vezes consecutivas entre 1966 e 1969.
Bill Ford, presidente executivo da empresa, manifestou sua empolgação com o retorno da Ford a Le Mans, ressaltando a importância dessa corrida na história da marca e sua rivalidade histórica com a Ferrari. Ele afirmou que a Ford está pronta para competir em alto nível, reafirmando o compromisso da empresa com a vitória.
Durante o evento de lançamento da temporada de desempenho da Ford em Charlotte, foram revelados poucos detalhes sobre o novo projeto. A Ford confirmou que está desenvolvendo um protótipo LMDh, mas ainda não anunciou qual fornecedor de chassi foi escolhido, com ORECA e Multimatic sendo os favoritos. Informações técnicas específicas não foram divulgadas, mas especula-se que o novo protótipo possa estar associado à plataforma Mustang e utilizar um motor V8 naturalmente aspirado.
Atualmente, a Ford não mencionou planos de participação no IMSA GTP, focando exclusivamente no FIA WEC. Contudo, a flexibilidade da era atual permite que a Ford participe de ambas as principais categorias, se assim desejar.
Frédéric Lequien, CEO do Campeonato Mundial de Endurance da FIA, expressou sua satisfação com a decisão da Ford de participar do campeonato, destacando o crescimento da série e o comprometimento de grandes marcas automotivas. Pierre Fillon, presidente do Automobile Club de l'Ouest (ACO), também elogiou o retorno da Ford, ressaltando a rica história da marca nas 24 Horas de Le Mans e a renovação da rivalidade com a Ferrari.
Este será o primeiro programa da Ford em busca da vitória geral em Le Mans desde 1983 e o primeiro esforço de fábrica desde 1982. A Ford retorna ao WEC e a Le Mans após sua participação no Ford GT GTE Pro, que foi encerrada em 2019. Com isso, a confirmação da Ford a torna a 15ª fabricante a se comprometer com um programa de corrida entre Hypercar e GTP desde o lançamento dos novos regulamentos.