Bernie Ecclestone vai vender sua fantástica coleção de carros

Ao todo são 69 carros que marcaram a história da Fórmula 1

O britânico Bernie Ecclestone, que dirigiu por muitos anos a Fórmula 1, e depois vendeu os direitos da categoria para Liberty Media, está se desfazendo da sua coleção de carros históricos. Ao todo são 69 máquinas impressionantes, desde a primeira Ferrari a vencer na categoria, até os Brabham que levaram o brasileiro Nelson Piquet ao bicampeonato mundial.

Ecclestone, de 94 anos, confiou a responsabilidade pela venda a Tom Hartley Jnr, que declarou-se encantado por ter sido escolhido para tarefa da venda da mais valiosa coleção decarros de Fórmula 1 do mundo.

“Sinto-me muito privilegiado que Bernie tenha confiado a venda de seus carros a minha empresa. Carros de Fórmula 1 são carros que conheço particularmente bem, não são apenas carros pelos quais tenho um grande interesse pessoal, mas nós da Tom Hartley Jnr também os compramos e vendemos ativamente. No entanto, nunca houve uma coleção como esta oferecida para venda, e ninguém no mundo tem uma coleção de carros de corrida que chegue perto da de Bernie. Esta é uma grande oportunidade para um colecionador exigente adquirir carros que nunca foram oferecidos para venda antes, e seria ótimo vê-los de volta às pistas novamente.” – Tom Hartley Jnr

Dentro das Ferraris, há o Alberto Ascari, vencedor do Grande Prêmio da Itália, o 375 F1; o Ferrari Thin Wall Special, que foi o primeiro Ferrari a vencer a Alfa Romeo; o primeiro 312 F1, que é um carro vencedor de vários Grandes Prêmios e considerado pela Ferrari como o carro de Fórmula 1 sobrevivente mais original daquela época; além de carros vencedores do Campeonato de nomes como Michael Schumacher, Niki Lauda e Mike Hawthorn; que foi o último carro com motor dianteiro a chegar ao pódio.

Dentre os , que Bernie guardou a sete chaves e pouco foram vistos, estão os carros vencedores do campeonato de Nelson Piquet; sendo um dos quais foi usado para testes com Ayrton Senna no final da temporada de Fórmula 1 de 1983. Carros únicos e icônicos, como o BT44B e o BT45C, ambos considerados dentro dos melhores designs da história da Fórmula 1 e, claro, o famoso "Fan Car" BT46B no qual Niki Lauda venceu o Grande Prêmio da Suécia por mais de meio minuto e que Bernie posteriormente retirou da corrida após a conclusão da corrida.

Outros destaques dentro da coleção incluem um ex-Works Maserati 250F, o monstruoso Mark II BRM de 16 cilindros e o famoso Vanwall VW10, que nas mãos de Stirling Moss alcançou múltiplas vitórias em Grand Prix na temporada de 1958 do Campeonato de Fórmula 1 e conquistou o primeiro Campeonato de Construtores para a Vanwall. Ao fazer isso, também foi o primeiro carro britânico a vencer uma corrida de Fórmula 1, o Campeonato e abriu as comportas para equipes britânicas desde então.

Related Articles

Puntataco Motorsport

Bem vindos ao site Puntataco, seu canal de informações com tudo o que acontece no mundo motorsport.

O site é a continuação do trabalho iniciado a quase três décadas do extinto site Pitstop. Estamos completando 15 anos com nossa nova formação e nomenclatura trazendo para você o melhor do automobilismo.