Jack Doohan vai substituir Esteban Ocon em Abu Dhabi
Como já era esperado, o italiano Flavio Briatore aos poucos vai estendendo seus tentáculos dentro da Alpine, e decidindo os rumos da equipe francesa. Primeiro foi com a negociação para a utilização dos motores Mercedes em 2026. Ele foi visto passeando tranquilamente no paddock em Doha, e antes mesmo do fim do GP no Qatar, veio mais uma das suas decisões no comando do time francês.
Já era de conhecimento de todos que no próximo ano Esteban Ocon irá para equipe Haas, mas sua liberação só se daria em 2025. O piloto francês então tentou negociar sua liberação para participar dos testes pós-temporada, em Abu Dhabi já com a equipe norte-americana.
Briatore teria respondido com uma pergunta. "O que eu teria a ganhar com isso?". Todos sabem como Briatore negociou no passado com os pilotos sob sua tutela, basta lembrar que para ter Schumacher na Benetton, ele alegou que o brasileiro Roberto Moreno, não tinha condições mentais para conduzir pela equipe.
Após algum tempo Briatore resolveu atender a solicitação de Ocon, mas sob a condição de que ele não corra o Grande Prêmio de Abu Dhabi, dando a oportunidade de Jak Doohan estrear pela equipe. Isso no entanto tem aparência de mais uma manobra do italiano, já que Doohan já está anunciado como titular da equipe para 2025.
Briatore pode muito bem usar isso como um teste para Doohan, e caso o seu desempenho não o agradar, ele pode anunciar a contratação de Franco Colapinto. O argentino foi visto com Briatore no paddock na manhã de domingo, antes da corrida.
Oliver Oakes, chefe de equipe da Alpine, inicialmente desconversou sobre a saída de Ocon, mas depois confirmou a informação, e negou que a saída prematura se deva ao caso de desempenho.
"Acho isso é bom para ambos os lado. Vamos poder testar com o Jack, e o Esteban poderá seguir com sua nova equipe. Não foi nenhum caso de desempenho, é apenas o curso natural das coisas", disse Oakes.