Pirelli utiliza equipe campeã e a vice de Construtores para testar pneus
A Mclaren e a Ferrari estiverma em ação na pista de Barcelona, para testes com os pneus que serão utilizados durante a temporada. Estiveram em ação pela Ferrari Lewis Hamilton e Charles, e Lando Norris e Oscar Piastri trabalharam com a McLaren.
A Ferrari utilizou o SF-24 modificado, enquanto a McLaren colocou na pista um MCL60 especialmente adaptado para este teste. O objetivo do fornecedor da F1, foi trabalhar no desenvolvimento dos pneus slicks, avaliando diferentes combinações de construções e compostos. Os testes concentraram-se nos compostos mais duros da gama, de C1 a C3, que são especialmente adequados para as exigências da pista espanhola.
Os engenheiros da Pirelli puderam obter uma valiosa coleta de dados, essencial para o desenvolvimento de estratégias para as próximas corridas da temporada. Os testes em Barcelona são especialmente relevantes, uma vez que a pista é conhecida por suas exigências físicas e técnicas, oferecendo um cenário ideal para avaliar a aderência e resistência dos pneus sob pressão. A combinação dos compostos C1 a C3 permitirá à Pirelli aprimorar suas opções e garantir que os pilotos tenham o melhor desempenho possível durante as corridas, especialmente em condições de altas temperaturas e desgaste.
Na terça-feira, foram um total de 332 voltas completadas, com Hamilton completou 87 voltas, e Leclerc somente uma a menos. Norris foi quem mais andou, com um total de 159 passagens, e na melhor delas obteve a marca de 1m15s215. Hamilton na sua melhor volta registrou o tempo de 1m15s930), e Leclerc obteve o tempo de 1m16s060.
Os novos pneus serão mais estreitos que os atuais, com uma redução de 25 milímetros na parte dianteira e 30 milímetros na traseira. Nesta quarta foram mais 300 voltas, com Hamilton e Leclerc completando 74 voltas cada, ao passo que Piastri completou 152 voltas. Os melhores tempos registrados, foram: 1m14s971 para Leclerc, 1m16s759 para Hamilton e 1m15s815 para Piastri.
Na próxima semana, a Pirelli se deslocará mais ao sul, com dois dias de testes programados em Jerez de la Frontera, na Andaluzia, nos dias 13 e 14 de fevereiro. Para esta segunda rodada de testes, a Alpine foi selecionada para os dois dia, e McLaren e Mercedes testarão um dia cada.
Os testes finais de pré-temporada estão agendados para o circuito de Sakhir, no Bahrein, nos dias 2 e 3 de março, com a Alpine e a Williams presentes nos dois dias.