Equipe francesa assina com Franco Colapinto inicialmente como piloto reserva
Flavio Briatore já havia acenado com a possibilidade de contratar o piloto argentino, que se destacou ano passado na equipe Williams. Na prova final da temporada a escuderia francesa promoveu a estreia de Jack Doohan, mas os rumores de que ele poderia ser substituido no futuro pelo argentino eram grandes.
Doohan acabou sendo confirmado ao lado de Pierre Gasly para 2025, e parecia que Colapinto ficaria mesmo como piloto reserva na Williams, que terá nesta temporada Alexander Albon, e o espanhol Carlos Sainz. A reviravolta acabou acontecendo hoje, quando a Alpine anunciou o piloto sul-americano como reserva para 2025 com um contrato de vários anos, e uma grande chance de acabar virando titular caso Doohan não preencha as expectativas de Briatore.
“Estamos muito contentes em ter chegado a um acordo com a Williams Racing para a contratação de Franco Colapinto”, afirmou Flavio Briatore, consultor executivo da Alpine. “Franco é claramente um dos melhores jovens talentos do automobilismo atualmente. Sua estreia na Fórmula 1 no ano passado surpreendeu muitos, inclusive eu, e suas performances foram impressionantes para um piloto novato.
“Estou muito animado com a oportunidade de me juntar à BWT Alpine Formula 1 Team”, disse Colapinto. “Quero primeiramente agradecer à Williams por todo o suporte desde que entrei para a Academia até a última corrida em Abu Dhabi. Eles tornaram meu sonho de correr na Fórmula 1 uma realidade, e sou eternamente grato por isso. Agora, é hora de um novo capítulo, e é uma honra assumir esse desafio com a BWT Alpine. Agradeço a Luca [de Meo], Flavio e Oliver [Oakes] por acreditarem em mim e me acolherem de braços abertos. Estou ansioso para começar e ver aonde essa jornada nos levará", disse ainda o jovem piloto.
James Vowles, diretor da Williams, reconheceu que uma das razões para a liberação de Colapinto foi a possibilidade de ele retornar ao grid como piloto titular nesta ou na próxima temporada.
“A Williams Racing Driver Academy existe para descobrir e desenvolver as estrelas do futuro da F1, e isso é exatamente o que aconteceu com Franco. Temos orgulho de ter trazido a Argentina de volta ao grid da F1 e agradecemos a Franco por tudo o que ele trouxe para a equipe. Estamos ansiosos pelas futuras batalhas nas pistas”, declarou Vowles.