Hamilton foi o piloto do dia, e se não tivesse largado da 10ª colocação poderia ter discutido a vitória com Norris
O segundo GP da história do novo traçado em Las Vegas poderia ser divido em três personagens distintos: George Russell (Mercedes), que só não liderou a corrida após sua troca de pneus; Lewis Hamilton (Mercedes), que saiu do décimo lugar para terminar em segundo, registrou a melhor volta da prova, e caso tivesse largado mais à frente poderia ter brigado pela vitória; e o holandês Max Verstappen (Red Bull), que fez uma prova cerebral, buscando somente os pontos que lhe valeram o tetracampeonato.
Na largada Russell se manteve na frente, seguido pelas Ferraris de Charles Leclerc e Carlos Sainz. Pierre Gasly (Alpine), que fez um ótimo qualify, perdeu a posição para Sainz, mas se manteve a frente de Verstappen, que trazia atrás de si o britânico Lando Norris (McLaren), que ainda tinha chances matemáticas de impedir a conquista de Verstappen.
Yuki Tsunoda (Racing Bulls) era o sétimo, seguido por Nico Hülkenberg (Haas), Oscar Piastri (McLaren) e Hamilton. Mais atrás Liam Lawson (Racing Bulls) atacou Kevin Magnussen (Haas), tocou rodas com o norueguês, assumiu a posição, e ficou com a manobra sob investigação. Na segunda volta com o uso do DRS Verstappen se aproxima de Gasly, e iria superar o francês na quarta volta.
A Ferrari de Leclerc parecia ter melhor rendimento, e o monegasco tenta superar Russell na curva 1 por fora, mas o britânico se posiciona bem e impede a manobra. Carlos Sainz vinha próxima a Leclerc, que com a tentativa frustrada havia perdido contato com Russell, e na oitava volta tomava a posição do companheiro de equipe.
Na sequência Leclerc iria perder a posição também para Verstappen, enquanto Norris, subia para quinto após ultrapassar Gasly. Hamilton por sua vez começava a escalar o pelotão, ultrapassão Oscar Piastri. Fernando Alonso, que havia largado com pneus macios em seu Aston Martin ia aos boxes, e voltava para pista "calçando" pneus duros.
Os pneus Pirelli apresentavam uma degradação grande, e na nona volta Leclerc e Norris, fariam sua primeira parada, com Sainz que ameaçou entrar também, parando na volta seguinte. Lá na frente Russell já livrava confortáveis 8s7 de vantagem para Verstappen que era o segundo, seguido por Hamilton.
O holandês e a Red Bull, marcando Norris e a McLaren param na 11ª volta. Com doze voltas das 50 completatas, os dez primeiros eram: Russell, Hamilton, Hülkenberg, Pérez, Magnussen, Bottas, Verstappen, Colapinto, Sainz e. Leclerc, Ao final desta volta foi a vez de Russell fazer sua parada, voltando a pista atrás de Hamilton.
O heptacampeão lidera por uma volta, e também para. Pérez que tinha largado com pneus duros, vira presa fácil para Hülkenberg, e em seguida para Norris. Hamilton reclamava que de líder havia caido para oitavo, e passava a estabelecer seguidas voltas mais rápidas. A Alpine de Pierre Gasly tem uma falha de motor logo após o piloto reclamar de falta de potência, e o obriga a abandonar.
Pérez tenta alongar seu stint com os pneus duros, mas atrás do mexicano se forma uma fila. Na volta 17 não houve outra solução, se não parar e colocar pneus médios no seu Red Bull, caindo para as últimas posições. Russell tem uma confortável vantagem de mais de dez segundos para Verstappen, que é perseguido pelas Ferraris de Sainz, e a de Leclerc.
Hamilton já era o quinto e se aproximava de Leclerc. Verstappen faz sua segunda parada na volta 27, e Hamilton imita o holandês. Sainz faz a parada na volta seguinte. Agora os dez primeiros eram: Russell, Leclerc, Norris, Verstappen, Hamilton, Sainz, Hülkenberg, Pérez, Zhou e Ocon. Ocon inclusive havia tido problemas na sua parada, com a equipe não estando preparada, e o fazendo perder um tempo precioso.
Hamilton seguia voando, e Russell faria sua segunda parada na volta 32, ainda voltando na liderança, agora com 11 segundos de vantagem para Hamilton, que havia ultrapassado sem dificuldades Verstappen. Mais atrás uma animada disputa se desenrolava entre Ocon, Tsunoda e Lawson, isso valendo importantes pontos na batalha pelos Construtores.
Tsunoda supera Ocon, pulando para o oitavo lugar, e Lawson perde a posição para Hülkenberg. Depois de seguidas voltas rápidas de Hamilton, é a vez de Leclerc reinvidicar para si o registro e se aproxima de Sainz, que por sua vez se aproxima de Verstappen. O holandês pergunta para equipe se deve se manter a frente dos Ferraristas, ou não oferecer resistência.
Claramente o piloto estava pensando no título, e a equipe fala que ele pode se defender. Porém as Ferraris estão mais rápidas, e primeiro Sainz passa por Verstappen, e passa a deixar o rival ficar a menos de um segundo, lhe oferencendo a chance de usar o DRS, e assim ele também se defende de Leclerc.
Isso no final iria irritar o monegasco.fez a melhor volta da corrida, está 1"2 atrás de Sainz. Hamilton parece estar alcançando seu companheiro de equipe, ele está 7"8 atrás de Russell, faltam 12 voltas para o final. Perez freando na reta da Strip, ultrapassa dois monolugares, o de Magnussen e o de Lawson.
Hamilton estava a somente cinco segundos de Russell, faltando cinco voltas para o final, mas claramente diminui o ritmo para garantir a dobradinha para Mercedes. Na volta 47, Leclerc finalmente consegue levar a melhor na Reta Strip contra Verstappen. A McLaren chama Norris para uma nova parada, para colocar pneus macios na tentativa de conseguir a melhor volta, já que os pontos são importantes na luta pelo Mundial de Construtores contra a Ferrari.
Na bandeirada terceira vitória da carreira para George Russell, com Hamilton em segundo e Sainz completando o pódio. Leclerc é o quarto colocado, Norris consegue estabelecer a melhor volta na última passagem e termina em sexto; mas com o quinto lugar Max Verstappen é o tetracampeão.
Verstappen iguala o feito de Sebastian Vettell que foi tetracampeão consecutivo com a Red Bull. Oscar Piastri foi o sétimo, seguido por Nico Hülkenberg, Yuki Tsunoda, e Sergio Pérez que ainda somou um pontinho. No Mundial de Construtores a disputa ainda está aberta com a McLaren liderando com 608 pontos, contra 584 da Ferrari, e a Red Bull em terceiro com 555.
A próxima etapa da Fórmula 1 será no próximo final de semana em Lusail no Catar.
Resultado do GP de Las Vegas
1 George Russell (Mercedes W15) 50 voltas em 1h22m05s969
2 Lewis Hamilton (Mercedes W15) a 7s313
3 Carlos Sainz (Ferrari SF24) a 11s906
4 Charles Leclerc (Ferrari SF24) a 14s283
5 Max Verstappen (Red Bull RB20 - Honda) a 16s582
6 Lando Norris (McLaren MCL38 - Mercedes) a 43s385
7 Oscar Piastri (McLaren MCL38 - Mercedes) a 51s365
8 Nico Hulkenberg (Haas VF24 - Ferrari) a 59s808
9 Yuki Tsunoda (Racing Bulls VCARB1 - Honda) - 1m02s808
10 Sergio Perez (Red Bull RB20 - Honda) a 1m03s114
11 Fernando Alonso (Aston Martin AMR24 - Mercedes) a 1m09s195
12 Kevin Magnussen (Haas VF24 - Ferrari) a 1m09s803
13 Guanyu Zhou (Stake/ Sauber - Ferrari) a 1m14s085
14 Franco Colapinto (Williams FW46 - Mercedes) a 1m15s172
15 Lance Stroll (Aston Martin AMR24 - Mercedes) a 1m24s102
16 Liam Lawson (Racing Bulls VCARB1 - Honda) a 1m31s005
17 Esteban Ocon (Alpine A524 - Renault) a 1 volta
18 Valtteri Bottas (Stake/ Sauber - Ferrari) a 1 volta
Classificação do Mundial de Pilotos
1 Verstappen, 403 pontos Campeão
2 Norris. 340
3 Leclerc, 319
4 Piastri, 268
5 Sainz, 259
6 Russell, 217
7 Hamilton, 208
7 Perez, 152
9 Alonso, 62
10 Hülkenberg, 35
11 Tsunoda, 30
12 Gasly, 26
13 Stroll, 24
14 Ocon, 23
15 Magnussen, 14
16 Albon, 12
17 Ricciardo, 12
18 Bearman, 7
19 Colapinto, 5
20 Lawson, 4
2 Ferrari. 584
3 Red Bull-Honda, 555
4 Mercedes, 425
5 Aston Martin - Mercedes, 86
6 Haas - Ferrari, 50
7 Alpine - Renault,49
8 Racing Bulls - Honda, 46
9 Williams - Merces, 17
10 Sauber - Ferrari, 0