Palou, o campeão da temporada passada começa o ano vencendo em St. Petersbourg

Penkse começou na pole com McLaughlin, pressionou na prova com Newgarden, mas a vitória foi da Ganassi

Na largada o neozelandês Scott McLaughlin (Penske). que largou com pneus duro, se manteve na pona, seguido por Colton Herta (Andretti), que por seu lado havia iniciado a prova com pneus macios. A estratégia prometia ser interessante para as 100 voltas da abertura do campeonato da NTT IndyCar Series de 2025. Nem a primeira volta foi completada no traçado de rua de St. Petersbourg, e o carro de segurança já teve de ser acionado.

Nolan Siegel (McLaren) acabou sendo tocado por Will Power (Penske), ambos rodaram, e bateram no muro. Louis Foster (Rahal Letterman Lanigan) acabou sendo envolvido no incidente, com os três abandonando a prova. McLaughlin permaneceu na pista durante o período de intervenção, ao passo que aqueles que largaram com pneus macios optaram pela parada, caso de Colton Herta.

Pato O!Ward (McLaren) foi na contramão dos demais e calçou seu carro com pneus macios, uma estratégia arriscada. Assim que relargaram os dez primeiros eram: McLaughlin, Felix Rosenqvist (McLaren), Marcus Armstrong (Meyer Shank Racing), Christian Lundgaard (McLaren), Alexander Rossi (Ed Carpenter Racing), David Malukas (AJ. Foyt Racing), Santino Ferrucci (AJ Foyt Racing), Grahan Rahal (Rahal Letterman Lanigan), Callun Ilott (Prema) e Herta. 

McLaughlin administrava a prova com relativo conforto, e após 12 voltas já tinha mais de 1s2 de vantagem. A primeira rodada de reabastecimentos começou na volta 32, com R%osenquvista Rosenqvist e Ferrucci. McLaughlin pararia na volta seguinte, e assim como os rivais colocuo pneus macios. 

Armstrong liderava até fazer sua parada na volta 36, mas apostou e seguir com os pneus duros. Com 44 voltas disputadas, McLaughlin era líder, e com quase 12 segundos de vantagem para Lundgaard. Quatro voltas depois nova parada para o neozelandês da Penske, mostrando que os pntus macios não resistiam muito tempo.

Colton Herta parou no box apenas para reabastecer, mantendo os mesmos pneus duros, mas uma roda demorou a ser trocada prejudicando o californiano.. Marcus Armstrong com problemas de suspensão abandonava a corrida nos boxes suspensão. Passada a metade da corrida Lundgard era o líder, seguido por Rossi, Scott Dixon (Ganassi), que fazia uma corrida discreta, e por Josef Newgarden (Penske) que havia largado da décima posição.

O tricampeão da categoria, e campeão do ano passado, Alex Palou (Ganassi) vinha em quinto lugar, à frente de Kily Kirkwood (Andretti) e de McLaughlin. Rossi parava na volta 63 para colocar pneus macios e caia para o 11º, e isso já deixava claro que precisaria de uma nova parada, já que os pneus não iriam resistir até o final.

Dixon, que acumula seis títulos na categoria, iria parar na volta 73. A liderança agora era do espanhol Alex Palou, com Newgarden em segundo, já que havia superado Dixon, quando este voltava para a pista. Faltando 25 voltas para o fim a batalha prometia ser interessante, com Newgarden começando a virar mais rápido que Palou.

Restando 13 voltas, a diferença entre Palou e Newgarden era de 4 segundos. Palou não conseguia se aproximar de Sting Ray Robb (Juncos Hollinger Racing), e isso permitiu Newgarden reduzir a desvantagem para menus de um segundo. Com isso Scott Dixon também se aproximou da dupla. 

Faltando 5 voltas, Palou se livrou de Robb, mas Newgarden veio junto. Na reta seguinte Dixon também superou Robb, mas já distante de Newgarden. Palou conseguia controlar sua vantagem, ao passo que Newgarden foi ficando, e na última volta foi ultrapassado magistralmente por Dixon no final da reta dos boxes.

No final Palou começou o ano vencendo, chegando a sua 12ª vitória na carreira e sua primeira nas ruas de St, Petersburg. Para Ganassi festa completa com a dobradinha conquistada com o segundo lugar de Scott Dixon. Newgarden terminou em tercerio, com o outro Penske de Scott McLaughlin terminando em quarto e Kyle Kirkwood fechando o top 5.

A próxima etapa do campeonato será no dia 23 de março, com o The Thermal Club Indycar Grand Prix.

Resultado da prvaFirstone Grand Prix of St. Petersbourg
1 Alex Palou - Ganassi
2 Scott Dixon - Ganassi,
3 Joseph Newgarden, Penske
4 Scott McLaughlin - Penske
5 Kyle Kirkwood - Andretti
6 Marcus Ericsson - Andretti
7 Felix Rosenqvist - MSR
8 Christian Lundgard - McLaren
9 Rinus Veekay - Dale Coyne
10 Alexander Rossi - ECR

Related Articles

Puntataco Motorsport

Bem vindos ao site Puntataco, seu canal de informações com tudo o que acontece no mundo motorsport.

O site é a continuação do trabalho iniciado a quase três décadas do extinto site Pitstop. Estamos completando 15 anos com nossa nova formação e nomenclatura trazendo para você o melhor do automobilismo.