Nasser Al-Attiyah conquistou a vitória na primeira etapa deste Dakar 2025 a bordo do Dacia Sandrider.
A etapa desta terça-feira foi entre a capital da Arábia Saudita, Ryiahd e a cidade de Haradh, com uma especial cronometrada de 357 km, que corrou pela primeira vez o protótipo da Dacia, o Sandrider. O qatari Nasser Al-Attiyah atacou Guillaume de Mévius (Mini JCW) até o fim, e conquistou sua primeira vitória em especial nesta edição do Dakar, com um vantagem de pouco mais de dois minutos sobre o belga..
A etapa foi bastante disputada, e o líder do rally, o sul-africano Henk Lategan (Toyota Gazoo Racing), foi quem primeiro largou, mas logo foi superado por Mathieu Serradori (Buggy Century) e por Yazeed Al Rajhi (Toyota Overdrive). Lategan em terceiro acompanhava os rivais, enquanto Al-Attiyah, que havia largado em 11º lugar, vinha voando rumo as primeiras posições.
Logo atrás apareciam os dois Ford Raptors, grudados no Dacia do qatari em luta intensa. Depois do km 80 Al-Attiyah já liderava, com Lategan agora em segundo, e Al Rajhi em terceiro. Depois do Km 123 Lategan foi superado por Al Rajhi e depois de Mévius.
Ekström imprimindo um forte ritmo no seu Ford Raptor também iria superar Lategan, e gradualmente se aproximar dos ponteiros. No Km 216 o sul-africano Guy Botterill e seu navegador Dennis Murphy (Toyota Gazoo Racing) acabaram capotando seu carro, e estão fora da prova. A dupla felizmente nada sofreu.
Ao final da etapa vitória de Al-Attiyah com 2m47 sobre Mévius e 3m12 sobre Al Rajhi. Com o resultado o saudita é o novo líder do DAkar, com agora 7n09 de vantagem sobre o ex-líder Henk Lategan, que terminou a etapa na 11ª posição. O brasileiro Lucas Moraes (Toyota Gazoo Racing) terminou em 27º.
Motos
Vitória na etapa para o argentino Luciano Benavides (KTM), com o francês e o líder absoluto da prova Daniel Sanders (KTM) em terceiro. Na classificação geral Sanders leva 14 minutos de vantagem sobre o espanhol Tosha Schareina (Honda), e mais de vinte para Van Beveren é o terceiro colocado na classificação geral.
Caminhões
Ales Loprais e sua tripulação conquistaram a terceira vitória nesta edição do Dakar, com Mitchel van den Brink/ Moises Torrallardona/ Jarno Van de Pol (Iveco) em segundo, e Vaidotas Zala (Iveco) em terceiro.
Na classificação geral o trio composto pelos checos Martin Macik/ Frantisek Tomasek/ David Svanda (Iveco) continuam liderando com mais de 2 horas de vantagem sobre Mitchel van den Brink/ Moises Torrallardona/ Jarno Van de Pol . Van den Brink. O trio Ales Loprasi/ David Kripal/ Darek Rodenvald (Iveco),, reduziu sua desvantagem para o segundo lugar para pouco mais de três minutos.