Lategan abriu 5m21 de vantagem para Yazeed Al-Rajhi. Lucas Moraes não teve um bom dia e terminou a etapa em um distante 24º lugar
Faltando quatro dias para o encerramento da 47ª edição do Rally Dakar, o sul-africano Henk Lategan (Toyota Gazzo Racing) deu um importante passo rumo a vitória, ou vencer a oitava etapa, disputada nesta segunda-feria entre Al Duwadimi e Riade, com uma especial de 487 km e 250 km de ligação. Ontem Lategan
Henk Lategan teve diversos contratempos, e viu sua vantagem derreter sob o sol do deserto para somente 21 segundos, sobre o saudita Yazeed Al-Rajhi (Toyota Overdrive), mas hoje conseguiu conquistar a segunda vitória na prova, e ampliou a vantagem para 5m41 sobre Al Rajhi. A vitória da etapa esteve muito perto de ficar com o belga Guillaume De Mévius (Mini JCW), mas ele acabou tendo um problema mecânico no Km 113, e perdeu muito tempo.
O brasileiro Lucas Moraes (Toyota Gazoo Racing), que havia vencido a etapa de ontem, hoje teve dificuldades com seu carro, e perdeu mais de vinte minutos em relação a Lategan, e terminou em um distante 24º lugar na etapa, e ocupa o 17º lugar na classificação geral. Com o problema de De Mévis, o sul-africano Guy Botterill (Toyota Gazoo Racing) assumiu a liderança, mas pouco depois foi alcançado e superado por Henk Lategan.
Faltando 120 km para o fim da etapa eram três sul-africanos comandando a etapa, com Botterill em segundo e Brian Baragwanath (Buggy Century) completando o pódio provisório. Nasser Al-Attiyah (Dacia Sandriders) vinha em quarto, determinado a roubar um lugar no pódio.
Lategan na ponta já havia aberto confortável vantagem sobre Botterill, e Al-Attiyah se aproximava cada vez mais de Baragwanath. No final, Henk Lategan cruzou a linha de chegada como vencedor, embora tenha recebido uma penalidade de 2 minutos por excesso de velocidade.
Guy Botterill terminou em segundo, com os franceses Mathieu Serradori/ Loic Minauider (Buggy Century) terminando em terceiro. Baragwanath com outro Buggy Century foi o quarto, à frente de Nani Roma (Ford Raptor).
Yazeed Al-Rajhi ficou somente com o sexto lugar na etapa. Pior ainda para Al-Attiyah que viu seu Dacia perder ritmo após o km 200, e terminou em 11º lugar.
Na classificação geral, Henk Lategan ampliou sua vantagem para 5m41 sobre Yazeed Al Rajhi. O sueco Mattias Ekstrom (Ford Raptor) vem em terceiro, mas a 28m55 do líder, e Nasser Al-Attiyah, que estava determinado a voltar ao pódio, ocupava a quarta posição, a 34m14 do líder.
Motos
O início do dia foi marcado pela queda e saída da prova de Pablo Quintanilla (Honda) , devido a uma lesão no ombro sofrida após 133 km. Luciano Benavides (KTM) e Adrien Van Beveren (Honda) pararam para auxiliar o mociclista chileno e então retomaram a especial em ritmo alucinante. Após serem recreditados pelo tempo gasto ajudando o colega acidentado, o argentino e o francês conquistaram os dois primeiros lugares do pódio do dia, nessa ordem, separados por 2m08.
Na classificação geral a liderança é do australiano Daniel Sanders (KTM) com 11 minutos de vantagem sobre o espanhol Tosha Schareina (Honda) que terminou em terceiro na etapa de hoje. Van Beveren é o terceiro colocado na classificação geral.
Caminhões
Os checos Martin Macik/ Frantisek Tomasek/ David Svanda (Iveco) conquistaram sua quarta vitória de etapa no rally, e ampliaram sua vantagem para 2 horas e 29 minutos sobre a formação do Iveco de holandês Mitchel van den Brink/ Moises Torrallardona/ Jarno Van de Pol . Van den Brink ainda se viu ameaçado por Ales Loprasi/ David Kripal/ Darek Rodenvald (Iveco),, que agora está a 4m51 do holandês