Sueco venca a penúltima etapa do Dakar 2025, Yazeed Al-Rajhi lidera a prova
A penúltima etapa do Dakar 2025 foi marcada por um duelo eletrizante entre líder e vice-lider da prova, Henk Lategan (Toyota Gazoo Racing) e Yazeed Al Rajhi (Toyota Overdrive). No final o vencedor foi o sueco Mattias Ekström, dando a segunda vitória consecutiva para a Ford na prova.
No dia anterior a vitória havia sido do espanhol Nani Roma, que abriu as trilhas nesta sexta-feira. Porém após o Km 10, Roma para e prcisou esperar por um dos companheiros de equipe para continuar na prova.
O qatari Nasser Al-Attiyah (Dacia) era então o líder com mais de um minuto de vantagem sobre Ekström; Al Rajhi era o terceiro, mas apertou o ritmo e com isso diminuia ainda mais sua desvantagem para Lategan, que ainda era o líder na classificação geral. No km 138 o saudita assumia a liderança da prova. A batalha era qual a distância final que Al-Rajhi teria sobre Lategan.
Outra disputa empolgante acontecia entre Mattias Ekström e Nasser Al-Attiyah, pelo terceiro lutar, com menos de três minutos separando os dois competidores. Al Rajhi seguia ampliando sua vantagem para os demais, enquanto Nani Roma com problemas mecânicos ficava fora de vez, e não mais poderia ser o apoio rápido para Ekström
No fim da etapa Al-Rajhi foi alcançado e superado por Mattias Ekström, e por Nasser Al-Attiyah. A vitória do sueco, a segunda da Ford foi por somente 41 segundos sobre Al-Nasser. Al Rajhi foi o terceiro a 1m45 do vencedor, porém lhe deu novamente a liderança da prova, agora com 6m11 sobre Henk Lategan, que foi o quinto na etapa.
O brasileiro Lucas Moraes, foi o 12º na etapa, e ocupa o 13º lugar na classificação geral.