O brasileiro Lucas Moraes venceu a última especial da prova
A última especial do Rally Dakar normalmente não passa deu uma mera formalidade, devido a sua extensão muito curta de 61 km. Esta 27ª edição do Dakar não foi diferente, e a dupla formada pelo saudita Yazeed Al Rajhi e pelo alemão Timo Gottschalk (Toyota Overdrive) conquistaram a vitória.
Yazeed Al-Rajhi conquista assim em seu país natal seu primeiro Dakar, e comemorou seu bicampeonato, já que havia vencido como navegador de Nasser Al-Attiyah em 2011. Para a Toyota iessa vitória significou o tetracampeonato, já que Attiyah havia vencido em 2019, 2022 e 2023, para marca japonesa..
O vencedor da especial foi o brasileiro Lucas Moraes (Toyota Gazoo Racing), que venceu sua segunda especila na prova. Esta foi uma edição muito disputada, com nada menos que dez vencedores diferentes.
Henk Lategan venceu duas especiais; Seth Quintero duas vitórias; Rokas Baciuska uma vitória; Saood Variawa uma vitória; Yazeed Al Rajhi uma vitória; Guillaume de Mévius uma vitória; Lucas Moraes duas vitórias; Nasser Al Attiyah uma vitória; Nani Roma uma vitória; e Mattias Ekström uma vitória. Somente o brasileiro Lucas Moraes; seu companheiro de equipe Henk Lategan e Seth Quinteros conseguiram vencer mais de uma etapa.
Entre os fabricantes venceram: Toyota (9), Ford (2), Dacia (1) e Mini (1). Em segundo nesta última especial terminou Al-Attiyah, a 1m33 do brasileiro, com Henk Lategan completando os três primeiros. Lategan descontou 2m20 para Al Rajhi, mas o saudita conquistou o título com 3m47 de vantagem para o piloto sul-africano.
Mattias Ekström terminou o rally em terceiro lugar, algo muito positivo para a primeira participação da Ford com seu Raptor.
Motos
Nas motos o título ficou com o australiano Daniel Sanders (KTM), que dominou o rally do início ao fim. Foi também o retorno da marca austríaca ao topo do Dakar, chegando a marca de 20 vitórias.
O espanhol Tosha Schareina (Honda) terminou em segundo, e o francês Adrien Van Beveren terminou em terceiro lugar.
Caminhões
Os checos Martin Macik/ Frantisek Tomasek/ David Svanda (Iveco) conquistaram o bicampeonato consecutivo, superando Mitchel van den Brink/ Moises Torrallardona/ Jarno Van de Pol (Iveco), por mais de duas horas de vantagem. Ales Loprasi/ David Kripal/ Darek Rodenvald (Iveco) completaram o pódio.