Segundo dia da etapa de 48 horas foi ainda mais dramática nesta segunda-feira
A segunda parte da etapa de 48 horas se encerrou nesta segunda-feira, com mais 499 km de trechos cronometrados, completando nos dois dias de prova sem a possibilidade de assistência por parte dos mecânicos de 1.067 km. A segunda parte da "etapa maratona" foi ainda mais dura que no domingo, para os carros da categoria Ultimate.
Logo no começo do dia o belga Gregoire de Mevius (X-Raid Mini JCW) perdeu uma hora e meia com um problema no seu carro, e despencou de 14º para um distante 42º lugar. Juan Nani Roma (Ford Raptor) foi outro com problemas mecânicos, que ficou parado no caminho a espera do caminhão de apoio, e terminou somente em 58º na geral ao fim do dia.
O campeão do Dakar do ano passado, o espanhol Carlos Sainz, já havia capotado violentamente seu Ford Raptor ontem, e hoje ficou com o carro parado novamente por muito tempo, ainda devido aos danos sofridos ontem. Um acidente envolvendo Giniel de Villiers (X-Raid Mini JCW) e Saood Variawa (Toyota Gazoo Racing) faltando 30 km para o final da etapa causou severos danos em ambos os carros.
A poeira levantada pela areia fez com que o piloto belga e o sul-africano tivessem a visibilidade muito debilitada, e o choque acabou sendo inevitável. Ambas as formações sairam ilesas, com de Villiers termiando em 29º; o sul-africano demorou mais para recuperar parcialmente o veículo e terminou o dia em 49º.
Longe dos problema alheios o saudita Yazeed Al Rajhi (Toyota Hilux Overdrive) seguia firme na liderança, mesmo com a pressão de Nasser Al-Attiyah (Dacia Sandrider). Após a chegada, Yazeed Al Rajhi recebeu uma penalidade de 2 minutos, enquanto Nasser Al Attiyah recebeu uma penalidade de 4 minutos, ambos por exceder os limites de velocidade.
No final da segunda etapa a vitória ficou com o lituano Rocas Bacuiska (Toyota Hilux Overdrive), com uma vantagem de 2m43 sobre Al Rajhi. A equipe Overdrive ainda completou o pódio desta etapa de 48 cronometradas, com o terceiro lugar do argentino Juan Cruz Yacopini.
Henk Lategan (Toyota Gazoo Racing) terminou a etapa em quarto lugar, e com isso assumiu a liderança na classificação geral, agora com uma vantagem de 4 minutos e 45 segundos sobre Yazeed Al Rajhi. Nasser Al-Attiyah, uma raposa neste tipo de prova, terminou a etapa em quinto lugar, e vem em terceiro lugar na classificação geral, a pouco mais de 11 minutos do líder.
Mattias Ekstrom foi o melhor entre os pilotos da Ford, depois de perder muitos minutos parado antes do km 739, e o sueco figura em quinto no geral, imediatamente atrás dos ex-motociclista Toby Price e Sam Suderland (Toyota Overdrive Racing). Brilhante recuperação do francês Sebastien Loeb, após perder muito tempo ontem com o sistema de refrigeração do seu Dacia Sandriders.
O eneacampeão do Dakar recuperou 15 minutos dos trinta perdidos ontem, terminou a etapa em nono, e pulou para o sexto lugar na classificação geral, à frente do argentino Yacopini e do brasileiro Lucas Moraes (Toyota Gazzo Racing).
Motos
O australiano Daniel Sanders (KTM) venceu a etapa e abriu vantagem de pouco mais de doze minutos sobre o norte-americano Skyler Howes (Honda). Em terceiro aparece o piloto oriundo de Botswana, Ross Branch (Hero), a somente 0s04 atrás do norte-americano.
O campeão do ano passado, Ricky Brabec (Honda) está em quinto na classificação geral, atrás do espanhol Tosha Schareina (Honda).
Caminhões
Nos caminhões o trio composto por Martin Macík (Iveco) , Aleš Loprais (Iveco) e Vaidotas Žala (Iveco) aparecem como sérios candidatos ao título. A vitória da etapa foi do trio checo (Macik/ Tomasek/ Svanda), com uma vantagem de quase dez minutos sobre Loprais; com Zala em terceiro.
Com este resultado Macik leva oito minutos de vantagem sobre Loprais, que por sua vez tem quase quarenta minutos de vantagem sobre Zala. O holandês Mitchel van den Brink (Iveco) aparece em quarto lugar, mas já está mais de uma hora atrás do líder.
Resultado da geral após 2 etapas da categoria carros