Sainz capota e se atrasa, Loeb teve problemas, Moraes chegou a perder muito tempo atolado nas dunas
O saudita Yazeed Al Rajhi (Toyota Overdrive) mantém-se na liderança 1m8 à frente do qatari Nasser Al Attiyah (Dacia Sandrider). O ritmo imposto pelos dois líderes é alucinante, a ponto do terceiro colocado o sueco Mattias Ekström (Ford Raptor) estar a mais de oito minutos atrás.
Na quarta colocação provisória aparece o primeiro piloto da equipe oficial da Toyota, o sul-africano Henk Lategan. O argentino Juan Cruz Yacopin (Toyota Hilux Overdrive terminou em quinto, seguido por Guy David Botterill (Toyota Hilux IMT Evo) e por Toby Price (Toyota Hilux Overdrive), Completaram os dez primeiros na primeira parte da etapa de 48 horas: Joan "Nani" Roma (Ford Raptor), Giniel de Villiers (Toyota Hilux IMT Evo), e Mathieu Serradori (Century CR7).
O brasileiro Lucas Moraes (Toyota GR DKR Hilux) perdeu preciosos minutos logo no ínicio do dia, ao ficar com o carro atolado em uma duna, mas se recuperou ao longo da etapa, e finalizou em 16º a 22m17 do líder. Pior sorte teve o espanhol Carlos Sainz (Ford Raptor) que capotou seu Ford Raptor, ao sair de uma duna. Toda parte traseira do carro ficou muito destruída, e "El Matador" perdeu mais de 50 minutos até realizar um conserto parcial para voltar a corrida.
O francês Sebastien Loeb (Dacia Sandrider) continua com a sina do Dakar não lhe sorrir. Hoje o enecampeão do WRC teve problemas de refrigeração no motor do seu Dacia, e se atrasou mais de meia hora em relação aos líderes.
No ano passado, Yazeed Al Rajhi enfrentou infortúnios e desistiu durante as extenuantes 48 horas da etapa crono. Este ano, a situação se inverteu: enquanto Al Rajhi lidera, Sainz perdeu 40 minutos após capotar seu Ford Raptor e Loeb teve problemas com a ventoinha do radiador do seu Dacia.
Motos
O trio Daniel Sanders (KTM), Ricky Brabec (Honda) e Ross Branch (Hero) seguem um duelo particular, e foram os mais rápidos neste primeiro dia da etapa. Sanders tem uma vantagem de 4m02 sobre Brabec, que por sua vez leva 5m59 sobre Branch.
Caminhões
A batalha entre Martin Macik/ Fantisek Tomasek/ David Svanda (MM Technology) e Ales Loprais/ David Kripal/ Darek Rodenvald (Tatra) segue duríssima, com vantagem para os tchecos de pouco mais de dois minutos sobre a formação da Tatra.
Classificação provisória da Ultimate após a primeira parte da etapa de 48 horas