A etapa disputada nesta quarta-feira entre Al Henakiyah-Alula foi dominada pela Toyota
Os carros da montadora japonesa seguem brilhando e dominando o Dakar, com Hank Lategan (Toyota Gazoo Racing) liderando a prova e o saudita Yazeed Al-Rajhi (Toyota Overdrive) no seu encalço. Al-Rajhi venceu a etapa de 415 km, com o sul-africano terminando em segundo, e o outro Toyota Hilux Overdrive, do argentino Juan Cruz Yacopini em terceiro.
Com esse resultado Al-Rajhi reduziu a diferença para Lategan para apenas 6m54. O primeiro carro de uma marca diferente da Toyota foi o quarto lugar da dupla Martin Prokop e Viktor Chytka, com um Ford Raptor RS, seguido por Denis Krotov e Konstantin Zhiltsov com o Mini JCW Rally.
Yazeed Al-Rajhi, havia iniciado o rally em oitavo na classificação geral, e após o km 27 já era o líder superando Lategan. O saudita aproveitou a posição de partida para usar as marcas deixadas pelos rivais que iam a sua frente como balizamento. O qatari Nasser Al-Attiyah (Dacia Sandriders) sofreu com problemas nesta quarta feira, primeiro parando para trocar um pneus, e logo depois precisou parar novamente, perdendo quase meia hora, o que o fez terminar a etapa somente em 19º lugar.
Muitos outro pilotos também encontraram dificuldades, e isso geral algumas mudanças na classificação geral. Os suecos Mattias Ekström e Emil Bergkvist (Ford Raptor) continuam na terceira posição, mas agora a mais de vinte minutos atrás de Lategan.
Por outro lado os franceses Mathieu Serradori e Loic Minaudier (Buggy Century) avançaram da sétima posição, para o quarto lugar no geral. O brasileiro Lucas Moraes (Toyota Gazoo Racing), caiu uma posição, e fechou o dia em sexto. Nesta quinta-feira o rally tem mais 428 km de etapa cronometrada, entre Alula - Hail.