A falta de sorte volta a rondar Thierry Neuville, que nesta sexta-feira está somente em 15º
O belga Thierry Neuville e a Hyundai estão tendo um início do Rally do Japão drámatico, e podem ver os tíutlos de Pilotos e de fabricantes escapar entre os dedos. Se na primeira etapa o azar estava rondando a casa da Toyota, com Sebastien Ogier e Takamoto Katsuta as voltas com furo de pneus, hoje foi a vez de Neuville sofrer com problemas de motor no seu Hyundai i20 N Rally1.
Os problemas fizeram com que o bela se arrasta-se durante todo o dia, terminando na 15ª posição, e com mais de sete minutos de atraso em relação ao companheiro de equipe, Ott Tänak, que lidera provisóriamente a prova. Tänak é o vice-líder do campeonato, e esta precisando de pelo menos 25 pontos para ter alguma chance de conquistar o bicampeonato do WRC (World Rally Championship - Campeonato Mundial de Rally),
Para a Hyundai somente o resultado de Tänak não basta, já que a Toyota vem grudada na pontuação, e o terceiro Hyundai conduzido por Andres Mikkelsen, que já tinha dado um passeio fora da estrada, bateu na especial de Isegamis Tunnel2 (SS5), e abandonou. Em segundo na prova aparece o Toyota GR Yaris do galês Elfyn Evans, a 20s9 do estoniano da Hyundai.
O francês Adrien Fourma (Ford Puma Hybrid) da equipe de Malcolm Wilson vem na 3ª posição, seguido pelo japonês Katsuta em ótima recuperação após o desastre da especial de abertura.
O Toyota de Ogier é o quinto, e em sexto aparece o outro Ford Puma da M-Sport, com Gregoire Munter a mais de dois minutos do líder. No WRC2 Nikolay Gryazin lidera com o Citroen C3, com o finlandês Sami Pajari (Toyota GR Yaris Rally2) em segundo. Se o rally terminasse agora, Pajari seria o campeão.
Resultado provisório após 9 especiais
1 Ott Tänak/ Martin Järveoja (Hyundai i20 N Rally1)
2 Elfyn Evans/ Scott Martin (Toyota GR Yaris Rally1) +20s9
3 Adrien Formaux/ Alexandre Coria (Ford Puma Rally1) + 1m53s9
4 Takamoto Katsuta/ Aaron Johnston (Toyota GR Yaris Rally1) + 1m54s0
5 Sebastien Ogier/ Vincent Landais (Toyota GR Yaris Rally1) + 2m15s6
6 Gregorie Munster/ Louis Louka (Ford Puma Rally1) +2m37s4
7 Nikolay Gryazin/ Konstantin Aleksandrov (Citröen C3 Rally2 +3m43s6 (WRC2)
8 Sami Pajari/ Enni Mälkkönen ( (Toyota GR Yaris Rally2) + 4m574s1 (WRC2)
9 Josh McErlan/ James Fulton (Skoda Fabia RS Rally2) + 5m55s7 (WRC2)
10 Hiroki Arai/ Shunsuke Matsuo (Skoda Fabia RS Rally2) + 5m57s4 (WRC2)