Enfim Thierry Neuville pode gritar que é campeão Mundial
Ainda é noite de sábado aqui no Brasil, mas já é manhã de domingo no Japão, e na primeira especial deste domingo, finalmente o belga Thierry Neuville pode gritar a plenos pulmões que é Campeão Mundial do WRC. O único que podia lhe roubar a coroa era o companheiro de equipe da Hyundai, o estoniano Ott Tänak.
A tensão para Neuville e seu co-piloto, Martijn Wydaeghe não durou muito. A dupla vinha em sexto lugar na classificação geral da prova, enquanto Tänak era o líder. Porém enquanto ainda aguardavam sua vez de entrar na especial, a dupla recebeu a ligação avisando que Tänak havia saido da estrada.
A especial de Nukata 1 não será esquecida por Tänak, que fazia de tudo para terminar a frente de Neuville. Em uma curva rápida à direita o estoniano saiu da estrada, e ficou preso em uma vala, ficando fora da disputa. Para Thierry Neuville, enfim acaba a sua fama de azarado, já que desde que estreou no WRC em 2021, foram ao todo cinco vice-campeonatos (2013, 2016, 2017, 2018 e 2019).
Ott Tänak e Martin Järveoja logo reportaram que nada sofreram, e para Hyundai foi um misto de emoções contraditórias, já que Neuville é campeão de pilotos, mas o título de Construtores agora está sob enorme risco.
No momento a Toyota vai ficando com o título, já que com o abandono de Tänak, o galês Elfyn Evans passa a ser líder, com o companheiro de equipe de Toyota, o octacampeão Sebastien Ogier pula para segundo.
Com essa provável dobradinha da Toyota Gazoo Racing, a equipe japonesa tomaria a liderança do campeonato por 8 pontos.