O projeto nascido como P34, ficou conhecido como o Tyrrell de 6 rodas
A Fórmula 1 é reconhecida como o maior laboratório do automobilismo; é na "máxima' que foi desenvolvido o freio a disco, o motor turbo, os apêndices aerodinâmicos entre outras coisas. No entanto uma equipe britânica com sede em Ockham, Surrey, foi de longe a que apresentou a solução mais inusitada até hoje na categoria.
Depois de dominar a categoria juntamente com a Lotus no início dos anos 70, e arrebatar um tricampeonato com o escocês Jackie Stewart (1969 (ainda como Matra), 1971 e 1973),
Em 1970 o Tyrrell 001 era uma evolução do Matra MS10, que havia levado Stewart até seu primeiro título, e com o chassis próprio (comprado junto a March) a equipe de Ken Tyrrell venceu o GP da Espanha. No ano seguinte a equipe evoluiu o modelo 001, além de lançar 002 e 003, com Stewart conquistando seis vitórias, e levantando o bicampeonato, o primeiro para Tyrrell como Construtor.
Em 1972, foi a vez dos modelos 004, 005 e 006, com um duelo ao longo da temporada com as Lotus de Emerson Fittipaldi e Ronie Peterson, com Stewart obtendo quatro vitórias, mas o título ficou com o brasileiro. Em 1973, a Tyrrell utilizou o 006, e foi uma batalha eletrizante entre Emerson e Stewart, com o escocês vencendo em cinco oportunidades, e levantando o tricampeonato; porém a equipe se viu sem seu principal piloto, que havia se aposentado após o pavoroso acidente com François Cevert, que era tido como o substituto de Stewart, na prova de encerramento daquela temporada (GP dos Estados Unidos - Watkins Glen).
A Tyrrel então investiu em Jody Schechter e Patrick Depailler, que pouco fizeram com os modelos 007, que sucederam os vitóriosos 001, 002, 003, 004, 005 e 006. Assim em 1976 a equipe de Ken Tyrrell através do projeto de Derek Gardner, apresentou um dos carros mais emblemáticos da categoria, o Tyrrell P34. O Tyrrell P34 carro também conhecido como "seis rodas".
O carro foi projetado e construído para participar da temporada 1976. Na época a Goodyear era a fornecedora de pneus para categoria e para o carro que utilizava na dianteira rodas de 10 polegadas, foi projetado pneus especiais. O spoiler dianteiro cobria os pneus dianteiros e com isso beneficiava a penetração aerodinâmica, reduzindo o arrasto. O volante controlava o esterço do primeiro e segundo par de rodas com igual ângulo, melhorando a dirigibilidade do carro.
Embora os trabalhos de desenvolvimento do P34 tenham se iniciado em 1975, o carro não estava pronto para a primeira corrida da temporada em 1976. Durante o desenvolvimento Gardner encontrou diversos problemas pelo arranjo incomum, especialmente para ventilação do sistema de freios.
Uma vez o projeto na pista, diversas equipes mostraram intenção de seguir o mesmo rumo. A Ferrari criou seu protótipo com quatro rodas motrizes no mesmo eixo traseiro; Williams e March optaram por dois eixos traseiros motrizes, mas nenhum destes passou da fase de projeto.
A empreitada da Tyrrell durou duas temporadas, já quem 1978 voltaram a formatação tradicional de 4 rodas. A Goodyear foi uma das responsáveis pelo fim da empreitada, já que não queria mais ter de criar pneus na medida especial somente para escuderia britânica, e a FIA colocou no regulamento para 1979 que os carros teriam de ter o formato tradicional.
O P34 não foi nenhum fracasso, já que conquistou 1 vitória (Jody Scheckter - GP da Suécia 1977) e 1 pole em 30 participações, além de 3 voltas mais rápidas. Até hoje os carros remanescentes participam de corridas de carros de F1 histórico.