Negrão, Gomes, Foresti: Famílias tradicionais do automobilismo brigam pela liderança após rodada no Dia dos Pais em Goiânia Caixa de entrada

Pela classificação geral, Xandinho Negrão e Marcos Gomes tornaram-se líderes após pódio duplo em Goiânia, seguidos por Lucas e Victor Foresti, que venceram juntos pela primeira vez

A rodada dupla do Império Endurance Brasil disputada no último fim de semana de Dia dos Pais, em Goiânia (GO), colocou em evidência legados no automobilismo transmitidos de pai para filho na briga pelo título de 2024. Na classificação geral, Xandinho Negrão e Marcos Gomes, dupla da Ligier #9, assumiram a ponta, já considerando o descarte do pior resultado obtido até aqui, com 505 pontos líquidos. Sob o mesmo critério, os rivais mais próximos são Lucas e Victor Foresti, que também competem de Ligier. O clã venceu junto pela primeira vez no fim de semana e chegou aos 485 pontos.

Se os Foresti desfrutam hoje do prazer da competição conjunta entre pai e filho, Negrão e Gomes tem a missão de levar adiante legados vitoriosos: Xandinho é filho do saudoso Xandy Negrão, um dos maiores apoiadores da categoria, onde levou o título da GT3 com o filho em 2019. Já seu companheiro é o herdeiro do multicampeão Paulo Gomes. “Fomos muito regulares nas duas provas, com dois segundos lugares. Foi uma jornada muito boa para o campeonato e vamos focar em manter essa evolução”, comemorou Xandinho. O Top-5 da classificação geral ainda apresenta outro sobrenome ilustre: o de David Muffato, quarto colocado ao lado do companheiro Pedro Queirolo e filho de Pedro Muffato, que tem mais de meio século de automobilismo.

Pela GT3, os resultados do fim de semana provocaram um empate na liderança do campeonato entre Marcel Visconde/Marçal Müller/Ricardo Maurício e a dupla estreante Ricardo Baptista/Rafael Suzuki. As duas formações estão com 430 pontos, considerados os descartes dos dois piores resultados do campeonato - medida de exceção que foi acordada entre os participantes da categoria, em virtude do atraso da chegada de alguns carros ao Brasil, no início do ano, após as revisões técnicas realizadas nas sedes das fábricas, na Alemanha. Na classe rainha dos GTs, a briga familiar é pela terceira posição: o clã Maurizio e Marco Billi, que compete junto de Max Wilson, aparece apenas 20 pontos à frente de outro time de pai e filho, formado por Sérgio e Guilherme Ribas.

Já na GT4, ocorre uma disputa curiosa de pai contra filho: neste momento, Enzo Visconde, junto do parceiro Kim Cabelo, aparece apenas 10 pontos à frente do pai, Henry Visconde, na disputa do terceiro lugar do campeonato. O clã compete em conjunto, mas disputou a segunda etapa do ano, realizada em Interlagos, em São Paulo (SP), de forma separada, o que proporcionou a vantagem de pontos ao garoto. Nesta categoria, a liderança absoluta é de Jacques Quartiero e Alan Hellmeister, com 600 pontos e cinco vitórias em cinco provas disputadas.

O próximo encontro do Endurance Brasil nas pistas ocorre no dia 1º de setembro, um domingo, novamente em Interlagos, com a disputa da sexta e antepenúltima etapa da temporada. As informações sobre ingressos e programação estarão disponíveis nos próximos dias.

 

Confira aqui a classificação do Endurance após 5/8 etapas de 2024 (entre parêntesis, a pontuação bruta de cada participante):

 

GERAL:

  1. Xandinho Negrão/Marcos Gomes (Ligier/A. Mattheis) - 505 pontos (550)
  2. Lucas Foresti/Victor Foresti (Ligier/Foresti Sports) - 485 (575)
  3. Renan Guerra (Ligier/KTF) - 460 (460)
  4. David Muffato/Pedro Queirolo (AJR/TMG) - 455 (455)
  5. Vicente Orige/Sarin Carlesso (AJR/JLM) - 415 (415)
  6. Leandro Ferrari/André Moraes Jr. (Ligier/BTZ) - 400 (445)
  7. Flávio Abrunhoza (Ligier/BTZ) - 400 (400)
  8. Marcelo Vianna/Sérgio Jimenez/Christian Rocha (Sigma/Sigma Kraucher) - 395 (435)
  9. Rafael Suzuki/Ricardo Baptista (Mercedes AMG GT3/Team RC) - 360 (360)
  10. Emílio Padron/Fernando Ohashi/Henrique Assunção (Sigma/FTR) - 345 (345)

 

P1:

  1. Xandinho Negrão/Marcos Gomes (Ligier/A. Mattheis) - 505 pontos (585)
  2. Renan Guerra (Ligier/KTF) - 500 (500)
  3. Lucas Foresti/Victor Foresti (Ligier/Foresti Sports) - 485 (580)
  4. David Muffato/Pedro Queirolo (AJR/TMG) - 455 (455)
  5. Vicente Orige/Sarin Carlesso (AJR/JLM) - 430 (430)

 

GT3:

  1. Marcel Visconde/Ricardo Maurício/Marçal Müller (Porsche 911 GT3 R/Stuttgart) - 430 pontos (650)
  2. Rafael Suzuki/Ricardo Baptista (Mercedes AMG GT3/RC) - 430 (560)
  3. Marco Billi/Maurizio Billi/Max Wilson (Mercedes AMG GT3/RC) - 360 (460)
  4. Sérgio Ribas/Guilherme Ribas (Mercedes AMG GT3/Tech Force) - 340 (445)
  5. Guilherme Figueiroa/Júlio Campos (Mercedes AMG GT3/RC) - 265 (265)

 

GT4:

  1. Jacques Quartiero/Alan Hellmeister (Porsche 718 Cayman GT4/Stuttgart) - 600 (750)
  2. Eric Santos/João Tesser (Porsche 718 Cayman GT4/Stuttgart) - 520 (520)
  3. Enzo Visconde/Kim Camelo (BMW M2 Clubsport/Eurobike) - 450 (450)
  4. Henry Visconde (BMW M2 Clubsport/Eurobike) - 440 (440)
  5. Giuliano Bertuccelli (Porsche 718 Cayman GT4/Stuttgart) - 390 (390)

 

Troféu Legends:

  1. Victor Foresti (Ligier/Foresti) - 600 (750)
  2. Flávio Abrunhoza (Ligier/BTZ) - 495 (495)
  3. Marcel Visconde (Porsche 911 GT3 R/Stuttgart) - 450 (545)
  4. Emílio Padron/Henrique Assunção (Sigma/FTR) - 450 (450)
  5. Maurizio Billi (Mercedes AMG GT3/RC) - 430 (430)

 

Sistema de pontuação: 

  1. 150 pontos
  2. 130
  3. 115
  4. 105
  5. 100
  6. 95
  7. 90
  8. 85
  9. 80
  10. 75
  11. 70
  12. 65
  13. 60
  14. 55
  15. 50
  16. 45
  17. 40
  18. 35
  19. 30
  20. 25

 

*Dentro das categorias, a pontuação se aplica apenas aos 10 primeiros colocados

**Os pontos são concedidos a todos os carros que completaram, ao menos, 75% da distância percorrida pelo vencedor de sua categoria

***O título é dado a quem obtiver a maior pontuação considerando o descarte do pior resultado do ano, com exceção da categoria GT3, em que são descartados os dois piores resultados

 

Texto: Geferson Kern

Fotos - Bruno Terena

Related Articles

Puntataco Motorsport

Bem vindos ao site Puntataco, seu canal de informações com tudo o que acontece no mundo motorsport.

O site é a continuação do trabalho iniciado a quase três décadas do extinto site Pitstop. Estamos completando 15 anos com nossa nova formação e nomenclatura trazendo para você o melhor do automobilismo.