Louis Deletraz venceu uma batalha dramática contra Sebastien Bourdais nos minutos finais em Sebring

Vitória para a Acura após duríssima batalha contra a Cadillac na 72ª edição das 12 Horas de Sebring

Já está se tornando tradição o vencedor das 12 Horas só ser conhecidos nos instantes finais da dura batalha de resistência. Este ano não foi diferente, com uma Full Course Yellow no final, e a última hora de disputa virar um duelo drámatico entre o suíco Luis Deletraz e o francês Sebastian Bourdais.

Na última relargada a liderança era de Bourdais com seu Cadillac, seguido pelo brasileiro Felipe Nasr (Porsche) e pelo Acura de Delétraz. Faltando quinze minutos para o final Delétraz era já a sombra do carro de Bourdais, após ter se livrado do Porsche de Nasr.

A batalha tomou contornos eletrizantes, com a dupla lutando metro a metro, e ainda tendo de negociar com o trânsito dos carros mais lento. Faltando cinco minutos para o fim, Deletraz encontrou o espaço, se lançou na freada do hairpin da curva 7 e assumiu a ponta. Bourdais teve que se contentar com o segundo lugar. Felipe Nasr completou o pódio.

“Cheguei perto muitas vezes, mas ele defendeu muito bem por dentro e eu por fora e ele me espremeu”, explicou Deletraz. “Percebi que não conseguiria passar por fora, pensei nisso, vi uma brecha na curva 7 e fui em frente e tentei impedi-lo de cruzar para trás. Acho que houve um contato na reta, mas foi uma disputa limpa; de ele não me respeitasse, nós dois estaríamos na parede”, completou o vencedor.

Bourdais por seu lado não gostou do rumo da corrida no final, com muitos contatos.

“Estou um pouco decepcionado por ter se transformado em uma competição de carrinhos de bate-bate no final. Não tentei fazer nenhum contato, mas ele com certeza nos acertou a torto, a direito e no centro. Estou feliz por termos saído dessa, porque poderíamos ter acabado no muro umas quatro ou cinco vezes, disse o francês. “Obviamente estou desapontado por todo o grupo e pela Cadillac porque tivemos um dia muito forte. Não foi tão simples quanto queríamos, mas foi direto na maior parte. Sempre dói fazer isso nas voltas finais. Mas isso é corrida", disparou o francês, que liderou juntamente com os companheiros da Cadillac, 96 das 333 voltas da prova.

Na quarta colocação terminou o BMW de Connor de Phillippi, à frente do segundo Acura da Wayne Taylor Racing (Taylor/ Albuquerque/ Hartley). O segundo BMW (Farfus/ Krohn/ Eng).

A Lamborghini SC63, que fez sua estreia no IMSA, completou a prova na sétima colocação, conseguindo cumprir seu objetivo que era terminar a prova, sem nenhum problema. A corrida no entanto foi marcada pelo espetacular acidnete sofrido pelo brasileiro Pipo Derani (Cadillac), que havia largado da pole position e liderava a corrida após mais de quatro horas e meia de disputas.

Pipo acabou tocando o Ferrari 296 de Miguel Molina, perdeu o controle, foi para grama e acabou se estatelando na barreira de proteção. O carro foi lançado ao alto, capotou e terminou de ponta cabeça. Felizmente Derani nada sofreu.

A LMP2 e a GTD Pro foram tão disputada quanto a GTP , com brigas até a bandeirada final, que consagrou o trio Connor Zzilisch, Dwight Merriman e Ryan Dalziel (Era Motorsport). Na segunda posição terminou o trio Mikkel Jensen/ Steven Thomas/ Hunter McElrea (TDS Racing), com  Paul di Resta, Dan Goldburg, Bijoy Garg ( United Autosports), completando o pódio.

Já GTD Pro a disputa envolveu três carro até o final, o Lexus de Jack Hawksworth, a Ferrari do brasileiro Daniel Serra, e o Corvette de Daniel Juncadella. A luta foi tão intensa, que Juncadella sequer viu a bandeira de chegada, e bateu no muro logo depois. A vitóira ficou com a Lexus, com o Ferrari da AF Corse, conduzido por Daniel Serra em segundo,  e o Lamborghini Huracan (Iron Lynx) conduzido por Mirko Bortolotti, Jordan Pepper e o francês Franck Perera, completando o pódio.

A GTD no final teve o duelo entre a Ferrari nº 47 da Cetilar Racing dirigida no final da corrida por Antonio Fuoco e a Mercedes nº 57 da Winward Racing dirigida por Philip Ellis. Foi exatamente a Mercedes que acabou vencendo, após ter perdido o direito de largar da pole, devido a infrção de sensores não permitidos no carro na qualificação.

Próxima prova da da IMSA, será em Long Beach, nos dias 19 e 20 de abril. Nesta das as classes GTP e GTD e realizarão  a primeira rodada de Sprint da temporada.

Resultado da Sebring 12 Hours 
1 Taylor/Deletraz/Herta (Acura ARX-06) - WTR Andretti - 333 voltas
2 van der Zande/Bourdais/Dixon (Cadillac V-Series.R) - Cadillac - 0s891
3 Cameron/Nasr/Campbell (Porsche 963) - Porsche Penske - 8s898
4 De Phillippi/Yelloly/Martin (BMW M Hybrid V8) - BMW RLL - 12s056
5 Taylor/Albuquerque/Hartley (Acura ARX-06) - WTR Andretti - 13s398
6 Krohn/Eng/Farfus (BMW M Hybrid V8) - BMW M Team RLL - 28s438
7 Cairoli/Caldarelli/Grosjean (Lamborghini SC63) - Lamborghini Iron Lynx - 28s501
8 Bruni/Picariello/Andlauer (Porsche 963) - Proton - 44s807
9 Tandy/Jaminet/Makowiecki (Porsche 963) - Porsche Penske - 2 voltas
10 Merriman/Dalziel/Zilisch (ORECA 07) - Era Motorsport - 3 voltas
11 Thomas/Jensen/McElrea (ORECA 07) - TDS Racing - 3 voltas
12 Goldburg/Di Resta/Garg (ORECA 07) - United Autosports USA - 3 voltas
13 Willsey/Barbosa/Edgar (Ligier JS P217) - Sean Creech Motorsport - 3 voltas
14 Robinson/Fraga/Burdon (ORECA 07) - Riley - 3 voltas
15 Smiechowski/Boulle/Dillmann (ORECA 07) - Inter Europol - 3 voltas
16 Jakobsen/Hedman/Lindh (ORECA 07) - DragonSpeed - 3 voltas
17 Andersen/Lucas/Hoerr (ORECA 07) - MDK by High Class Racing - 3 voltas
18 Kurtz/Braun/Sowery (ORECA 07) - Crowdstrike Racing by APR - 3 voltas
19 Keating/Pino/Hanley (ORECA 07) - United Autosports USA - 4 voltas
20 Hawksworth/Barnicoat/Kirkwood (Lexus RC F GT3) - Vasser Sullivan - 17 voltas
21 Serra/Rigon/Calado (Ferrari 296 GT3) - Risi Competizione - 17 voltas
22 Perera/Pepper/Bortolotti (Lamborghini Huracan) - Iron Lynx - 17 voltas
23 Sellers/Snow/Verhagen (BMW M4 GT3) - Paul Miller Racing - 17 voltas
24 Gunn/Riberas/Farnbacher (Aston Martin Vantage ) - HORT - 17 voltas
25 Schiavoni/Cressoni/Pulcini (Lamborghini Huracan) - Iron Lynx - 17 voltas
26 Tincknell/Rockenfeller/Mies (Ford Mustang GT3) - Ford Multimatic - 17 voltas
27 Hand/Mueller/Vervisch (Ford Mustang GT3) - Ford Multimatic - 17 voltas
28 Heinrich/Priaulx/Christensen (Porsche 911 GT3 R/992)) - AO Racing - 17 voltas
29 Ward/Ellis/Dontje (Mercedes-AMG GT3) - Winward Racing - 19 voltas
30 Lacorte/Sernagiotto/Fuoco (Ferrari 296 GT3) - CETILAR - 19 voltas
31 Adelson/Skeer/Heylen (Porsche 911 GT3 R/992)) - Wright - 19 voltas
32 De Angelis/Robichon/James (Aston Martin Vantage ) - HORT - 19 voltas
33 Goikhberg/Spinelli/Defrancesco (Lamborghini Huracan) - Forte - 19 voltas
34 Foley/Gallagher/Walker (BMW M4 GT3) - Turner Motorsport - 19 voltas
35 Iribe/Schandorff/Millroy (McLaren 720S ) - Inception Racing - 19 voltasi
36 Andretti/Chaves/Hargrove (Porsche 911) - Andretti - 19 voltas
37 Fidani/Bell/Kern (Chevrolet Corvette Z06 GT3.R) - AWA - 19 voltas
38 Potter/Lally/Pumpelly (Aston Martin Vantage ) - Magnus Racing - 19 voltas
39 Franco/Costa Balboa/Sbirrazzuoli (Ferrari 296 GT3) - Conquest - 19 voltas
40 Li/Fjordbach/Bachler (Porsche 911) - MDK Motorsports - 19 voltas
41 Montecalvo/Thompson/Telitz (Lexus RC F GT3) - Vasser Sullivan - 19 voltas
42 Garcia/Sims/Juncadella (Corvette Z06 GT3.R) - Pratt Miller - 20 voltas
43 Triarsi/Scardina/Rovera (Ferrari 296 GT3) - Triarsi - 20 voltasi
44 Hyett/Chatin/Brabham (ORECA 07) - AO Racing - 20 voltas
45 Milner/Catsburg/Bamber (Chevrolet Corvette Z06 GT3.R) - Pratt Miller - 26 voltas
46 Kirchhöfer/Jarvis/Hinchcliffe (McLaren 720S) - Pfaff - 40 voltas
47 Marcelli/Formal/Doyle (Lamborghini Huracan) - WTR Andretti - 41 voltas
48 Hardwick/Levorato/Lewis (Ford Mustang GT3) - Proton - 42 voltas
49 Farano/Dinan/Eastwood (ORECA 07) - Tower Motorsports - 86 voltas
50 Monk/Legge/Calderon (Acura NSX GT3) - Gradient Racing - 100 voltas
51 Yoluc/Pinto de Andrade/Andrews (Mercedes-AMG GT3) - Lone Star - 115 voltas
52 Derani/Aitken/Blomqvist (Cadillac V-Series.R) - AXRacing - 123 voltas
53 Mann/Heriau/Molina (Ferrari 296 GT3) - AF Corse - 136 voltas
54 van der Helm/Westbrook/Hanson (Porsche 963) - JDC-Miller - 155 voltas
55 Frey/Gatting/Bovy (Lamborghini Huracan) - Iron Dames - 205 voltas
56 Perez Companc/Nielsen/Wadoux Ducellier (ORECA 07) - AF Corse - 268 voltas
57 Skeen/Grenier/Koch (Mercedes-AMG GT3) - Korthoff/Preston - 317 voltas
58 Mantella/Varrone/Merrill (Corvette Z06 GT3.R) - AWA - 331 voltas

Classificações IMSA 2024

GTP Pilotos
F. Nasr / D. Cameron /M. Campbell (Porsche n°7) 706 pontos

2 C. Herta / J. Taylor / L. Delétraz (Acura n°40), 706
3 J. Aitken / P Derani / T. Blomqvist (Cadillac n°31), 600
4 R. van der Zande / S. Dixon / S. Bourdais (Cadillac n°01), 594

 

GTP Fabricantes
1 Cadillac, 710 pontos

2 Porsche, 710
3 Acura, 710
4 BMW, 620
5 Lamborghini, 286

LM P2  Pilotos
1 C. Zilisch / D. Merriman / R. Dalziel, 741 pontos
2 F. Fraga / G. Robinson / J. Burdon, 614 

 

LM P2 Equipes,
1 Era Motorsport, 741 pontos

2 Riley, 614 
3 Crowdstrike Racing por APR, 595

GTD Pro Pilotos
1 D. Serra / D. Rigon / J. Calado, 722 pontos

2 B. Sellers / M. Snow / N. Verhagen, 624
3 B. Barnicoat / J. Hawksworth / K. Kirkwood, 617

GTD Pro Fabricantes
1 Lexus, 637,  pontos

2 Porsche, 625 
3 Lamborghini, 596

Pilotos brasileiros grafados em negrito

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