Vitória para a Acura após duríssima batalha contra a Cadillac na 72ª edição das 12 Horas de Sebring
Já está se tornando tradição o vencedor das 12 Horas só ser conhecidos nos instantes finais da dura batalha de resistência. Este ano não foi diferente, com uma Full Course Yellow no final, e a última hora de disputa virar um duelo drámatico entre o suíco Luis Deletraz e o francês Sebastian Bourdais.
Na última relargada a liderança era de Bourdais com seu Cadillac, seguido pelo brasileiro Felipe Nasr (Porsche) e pelo Acura de Delétraz. Faltando quinze minutos para o final Delétraz era já a sombra do carro de Bourdais, após ter se livrado do Porsche de Nasr.
A batalha tomou contornos eletrizantes, com a dupla lutando metro a metro, e ainda tendo de negociar com o trânsito dos carros mais lento. Faltando cinco minutos para o fim, Deletraz encontrou o espaço, se lançou na freada do hairpin da curva 7 e assumiu a ponta. Bourdais teve que se contentar com o segundo lugar. Felipe Nasr completou o pódio.
“Cheguei perto muitas vezes, mas ele defendeu muito bem por dentro e eu por fora e ele me espremeu”, explicou Deletraz. “Percebi que não conseguiria passar por fora, pensei nisso, vi uma brecha na curva 7 e fui em frente e tentei impedi-lo de cruzar para trás. Acho que houve um contato na reta, mas foi uma disputa limpa; de ele não me respeitasse, nós dois estaríamos na parede”, completou o vencedor.
Bourdais por seu lado não gostou do rumo da corrida no final, com muitos contatos.
“Estou um pouco decepcionado por ter se transformado em uma competição de carrinhos de bate-bate no final. Não tentei fazer nenhum contato, mas ele com certeza nos acertou a torto, a direito e no centro. Estou feliz por termos saído dessa, porque poderíamos ter acabado no muro umas quatro ou cinco vezes, disse o francês. “Obviamente estou desapontado por todo o grupo e pela Cadillac porque tivemos um dia muito forte. Não foi tão simples quanto queríamos, mas foi direto na maior parte. Sempre dói fazer isso nas voltas finais. Mas isso é corrida", disparou o francês, que liderou juntamente com os companheiros da Cadillac, 96 das 333 voltas da prova.
Na quarta colocação terminou o BMW de Connor de Phillippi, à frente do segundo Acura da Wayne Taylor Racing (Taylor/ Albuquerque/ Hartley). O segundo BMW (Farfus/ Krohn/ Eng).
A Lamborghini SC63, que fez sua estreia no IMSA, completou a prova na sétima colocação, conseguindo cumprir seu objetivo que era terminar a prova, sem nenhum problema. A corrida no entanto foi marcada pelo espetacular acidnete sofrido pelo brasileiro Pipo Derani (Cadillac), que havia largado da pole position e liderava a corrida após mais de quatro horas e meia de disputas.
Pipo acabou tocando o Ferrari 296 de Miguel Molina, perdeu o controle, foi para grama e acabou se estatelando na barreira de proteção. O carro foi lançado ao alto, capotou e terminou de ponta cabeça. Felizmente Derani nada sofreu.
A LMP2 e a GTD Pro foram tão disputada quanto a GTP , com brigas até a bandeirada final, que consagrou o trio Connor Zzilisch, Dwight Merriman e Ryan Dalziel (Era Motorsport). Na segunda posição terminou o trio Mikkel Jensen/ Steven Thomas/ Hunter McElrea (TDS Racing), com Paul di Resta, Dan Goldburg, Bijoy Garg ( United Autosports), completando o pódio.
Já GTD Pro a disputa envolveu três carro até o final, o Lexus de Jack Hawksworth, a Ferrari do brasileiro Daniel Serra, e o Corvette de Daniel Juncadella. A luta foi tão intensa, que Juncadella sequer viu a bandeira de chegada, e bateu no muro logo depois. A vitóira ficou com a Lexus, com o Ferrari da AF Corse, conduzido por Daniel Serra em segundo, e o Lamborghini Huracan (Iron Lynx) conduzido por Mirko Bortolotti, Jordan Pepper e o francês Franck Perera, completando o pódio.
A GTD no final teve o duelo entre a Ferrari nº 47 da Cetilar Racing dirigida no final da corrida por Antonio Fuoco e a Mercedes nº 57 da Winward Racing dirigida por Philip Ellis. Foi exatamente a Mercedes que acabou vencendo, após ter perdido o direito de largar da pole, devido a infrção de sensores não permitidos no carro na qualificação.
Próxima prova da da IMSA, será em Long Beach, nos dias 19 e 20 de abril. Nesta das as classes GTP e GTD e realizarão a primeira rodada de Sprint da temporada.
1 Taylor/Deletraz/Herta (Acura ARX-06) - WTR Andretti - 333 voltas
Classificações IMSA 2024
GTP Pilotos
1 F. Nasr / D. Cameron /M. Campbell (Porsche n°7) 706 pontos
2 C. Herta / J. Taylor / L. Delétraz (Acura n°40), 706
3 J. Aitken / P Derani / T. Blomqvist (Cadillac n°31), 600
4 R. van der Zande / S. Dixon / S. Bourdais (Cadillac n°01), 594
GTP Fabricantes
1 Cadillac, 710 pontos
2 Porsche, 710
3 Acura, 710
4 BMW, 620
5 Lamborghini, 286
LM P2 Pilotos
1 C. Zilisch / D. Merriman / R. Dalziel, 741 pontos
2 F. Fraga / G. Robinson / J. Burdon, 614
LM P2 Equipes,
1 Era Motorsport, 741 pontos
2 Riley, 614
3 Crowdstrike Racing por APR, 595
GTD Pro Pilotos
1 D. Serra / D. Rigon / J. Calado, 722 pontos
2 B. Sellers / M. Snow / N. Verhagen, 624
3 B. Barnicoat / J. Hawksworth / K. Kirkwood, 617
GTD Pro Fabricantes
1 Lexus, 637, pontos
2 Porsche, 625
3 Lamborghini, 596
Pilotos brasileiros grafados em negrito