Após sexta-feira ruim, Verstappen supera problemas e conquista nova pole
Quando todos esperavam que a Red Bull de Max Verstappen não estivesse na primeira fila para o GP da Emilia Romagna, o atual campeão da Fórmula 1 superou os problemas, fez a sétima pole do ano, e de quebra igualou o recorde de Ayrton Senna com oito poles consecutivas.
Verstappen fez a última pole da emporada passada em Abu Dahbi e todas desta temporada, ao virar no Q3 o tempo de 1m14s746, melhorando em 0s123. Ao lado de Verstappen estaria o australiano Oscar Piastri (McLaren), que havia ficado com a melhor marca no TL3.
Porém após o qualify, os comissários puniram Piastri com a perda de três posições no grid, por ter atrapalhado Kevin Magnussen (Haas), durante o Q1. Lando Norris com a outra McLaren, tinha ficado com o terceiro tempo no grid de largada, a 0s017 de Piastri, mas com a punição herda o segundo lugar no grid.
Charles Leclerc (Ferrari), que foi o mais rápido nas duas primeiras sessões de treinos-livres, foi o quarto mas também herda uma posição e abre a segunda fila do grid, com seu companheiro de equipe Carlos Sainz, alinhando ao seu lado.
Piastri largará em quinto, com George Russell (Mercedes) ao seu lado. Yuki Tsunoda (Racing Bulls) em mais um grande treino vai largar da sétima posição, e Lewis Hamilton foi o oitavo.
Completando o top ten aparece Daniel Ricciardo (Racing Bulls) e Nico Hülkenberg (Haas). O mexicano Sergio Pérez (Red Bull) sofreu os problemas que vinham afetando Verstappen depois de bater no final do TL3, e sequer conseguiu avançar para o Q3, e irá largar da décima primeira.
Os dois carros da Alpine mostraram um sensível melhora, tanto que tanto Esteban Ocon, quanto Pierre Gasly avançaram para o Q2, e irão largar em 12º e 15º respectivamente. Parece pouco, mas a equipe francesa vinha amargando as últimas colocações nas cinco primeiras provas do ano.
Fernando Alonso, que também bateu no TL3 só não irá largar da última posição do grid, porque Logan Sargeant (Williams) teve seu tempo cancelado por exceder os limites de pista.
A corrida neste domingo tem largada programada para as 10:00 (Horário de Brasília) com transmissão ao vivo pela F1 TV e Band.