Antonio Felix da Costa conquistou a vitória no E-Prix de Portland, sua terceira vitória em quatro corridas de Fórmula E da FIA
O piloto português da Porsche, Antonio Felix da Costa, conquistou três vitórias nos últimos quatro E-Prix, com o triunfo de ontem (sábado) em Portland. A vitória literalmente caiu no colo de Felix da Costa, quando Nick Cassidy (Jaguar) rodou sozinho na penúltima volta, quando liderava.
Mitch Evans (Jaguar) que tinha largado da pole, foi imediatamente superado por Jake Hughes (McLaren), mas isso não o incomodou, já que a pista de Portland permitia inclusive a formação de six wide em plena reta. Da Costa por sua vez atacou e logo superou Robin Frijns (Envision), e antes de fechar a primeira volta Pascal Wehrlein pulou para quarta posição, superando Frinjs.
A maioria dos pilotos optou por logo utilizar o Attack Mode, para conseguir poupar energia. A corrida era formada por blocos compactos de pilotos, que trocavam de posição diversas vezes.
Na segunda volta, Frijns recuperou o segundo lugar, enquanto da Costa perdia cinco lugares. Norman Nato (Andretti), superou Jake Dennis (Andretti) e Wehrlein para subir para terceiro. Na volta seguinte Nato pula para primeiro. Cassidy era somente o 12º após acionar seu primeiro attack Mode.
Na sétima volta, a liderança passava para Frinjs, agora com Nato em segundo e Evans em terceiro. Na volta seguinte a liderança passava para da Costa, com Evans em segundo e Dennis em terceiro. As mudanças na liderança eram constantes, e na décima volta Frijns voltava para ponta, e Cassidy em plena recuperação já havia encostado em Pascal Wehrlein, com quem luta pelo título.
Depois da segunda ativação do attack mode, Cassidy já ocupava o segundo luar, atrás somente do Porsche de da Costa. A disputa entre o neozelandês e o português foi intenso, com múltiplas trocas de posição. Faltando seis voltas para o final, Cassidy conseguiu abrir uma pequanamas confortável vantagem para o piloto da Porsche.
Faltando quatro voltas para bandeirada, Evans também conseguiu passar o português, e estava garantindo a dobradinha da Jaguar. Evans passou então a descontar a diferença para Cassidy e a equipe deixou a dupla definir na pista o resultado.
Isso acabou sendo um erro, já que sob pressão Cassidy errou a frenagem na curva 10, saiu da pista, rodou na grama e perdeu diversas posições, e ao voltar havia caido para o último lugar. Na pista Evans cruzou a bandeirada em primeiro, mas devido a ter de pagar uma penalidade de cinco segundos, terminou somente em oitavo lugar.
Festa para Porsche que viu Antonio Felix da Costa herdar a vitória, e Pascal Wehrlein ainda terminar em décimo. Excelente segundo lugar para Robin Frijns, que chegou a liderar a corrida.
O francês Jean-Eric Vergne (DS Penske) fez grande prova de recuperação, e completou o pódio em Portland. O suíço Edoardo Mortara levou seu Mahindra ao melhor resultado do ano, com a quarta colocação, à frente de Nico Müller (Cupra ABT). Com o resultado Cassidy segue na ponta do campeonato com 167 pontos, 24 a mais que Wehrlein.
A próxima corrida da Fórmula e será neste domingo.
1 Antonio Felix da Costa (Porsche)
2 Robin Frijns (Envision) a 0s415
3 Jean-Eric Vergne (DS Penske) a 1s440
4 Edoardo Mortara (Mahindra) a 1s701
5 Nico Müller (Cupra Abt) a 2s086
6 Jake Dennis (Andretti) a 2s634
7 Sam Bird (McLaren) a 2s858
8 Mitch Evans (Jaguar) a 5s183
9 Stoffel Vandoorne (DS Penske) a 5s493
10 Pascal Wehrlein (Porsche) a 5s653
11 Lucas di Grassi (Cupra Abt) a 6s325
12 Nyck De Vries (Mahindra) a 6s477
13 Norman Nato (Andretti) a 6s487
14 Sergio Sette Camara (ERT) a 6s857
15 Sacha Fenestraz (Nissan) a 8s686
16 Jehan Daruvala (DS Maserati) a 9s031
17 Dan Ticktum (ERT) a 9s186
18 Caio Collet (Nissan) a 15s005
19 Nick Cassidy (Jaguar) a 15s445
20 Sébastien Buemi (Envision) a 58s409
21 Jake Hughes (McLaren) a 1 volta