Primeiro campeonato mundial elétrico da FIA - Federation Internationale de l'Automobile, a Fórmula E desponta como único esporte neutro em carbono da história, certificado desde a concepção
O Campeonato Mundial ABB FIA Fórmula E realiza corridas eletrizantes ao redor das cidades mais icônicas do mundo, onde tornou-se importante plataforma internacional para o desenvolvimento da tecnologia de veículos elétricos e a promoção da mobilidade limpa, através do automobilismo de alta-performance.
Na Fórmula E, equipes e parceiros unem-se pela paixão pelo esporte e pela crença no potencial para acelerar o progresso sustentável, criando um futuro melhor para as pessoas e para o planeta.
A quarta etapa do Campeonato Mundial ABB FIA Fórmula E foi disputada neste sábado (16), no Sambódromo do Anhembi, em São Paulo (SP). O vencedor foi o britânico Sam Bird (NEOM McLaren), que superou o neozelandês Mitch Evans (Jaguar TCS Racing) na penúltima curva, após 34 voltas de E-Prix. Foi a primeira conquista da McLaren na categoria dos carros elétricos.
O neozelandês, que havia sido vencedor em 2023, não conseguiu segurar o ataque do piloto da McLaren na corrida, que novamente foi marcada por centenas de ultrapassagens na pista de 2.930 metros e muito calor. Os dez primeiros colocados cruzaram a linha muito próximos.
O terceiro foi o britânico Oliver Rowland (Nissan), superando de modo surpreendente no fim o alemão Pascal Wehrlein (TAG Heuer Porsche) e o britânico Jake Dennis (Andretti), quarto e quinto colocados, respectivamente. Sam Bird, que não vencia desde 2021, em Nova Iorque, soube administrar bem a troca de posições durante toda a corrida na capital paulista. Chegou a ser líder no começo, caiu um pouco e se recuperou numa ultrapassagem que entra para a história de dez anos da Fórmula E.
Nesta prova fomos representados pelo jornalista Walter Jr, nosso parceiro, e proprietário do canal 5ª marcha
A melhor volta do E-Prix paulista foi do holandês Nyck De Vries (Mahindra), mas o piloto não levou ponto extra por não ter terminado no Top 10. O alemão Pascal Wehrlein (TAG Heuer Porsche) conquistou a Julius Baer Pole Position ainda na manhã de sábado (16).
O líder da Fórmula E continua sendo o neozelandês Nick Cassidy (Jaguar TCS Racing), com 57 pontos. O alemão Pascal Wehrlein (TAG Heuer Porsche) é o segundo com 53 pontos e o terceiro é o neozelandês Mitch Evans (Jaguar TCS Racing) com 39 pontos. O brasileiro Sérgio Sette Câmara (ERT Formula Team) soma 2 pontos e Lucas di Grassi (ABT Cupra) ainda não pontuou.
Resultados do E-Prix de São Paulo
1º - Sam Bird (NEOM McLaren)
2º - Mitch Evans (Jaguar TCS Racing)
3º - Oliver Rowland (Nissan)
4º - Pascal Wehrlein (TAG Heuer Porsche)
5º - Jake Dennis (Andretti)
13º - Lucas di Grassi (ABT Cupra)
16º - Sérgio Sette Câmara (ERT Formula Team)
Classificação completa dos pilotos
1º - Nick Cassidy (Jaguar TCS Racing) - 57 pontos
2º - Pascal Wehrlein (TAG Heuer Porsche) - 53 pontos
3º - Mitch Evans (Jaguar TCS Racing) - 39 pontos
4º - Jean-Eric Vergne (DS Penske) - 39 pontos
5º - Jake Dennis (Andretti) - 38 pontos
Classificação das equipes
1º - Jaguar TCS Racing - 96 pontos
2º - TAG Heuer Porsche - 61 pontos
3º - DS Penske - 57 pontos
4º - NEOM McLaren - 55 pontos
5º - Andretti - 47 pontos
Fotos - Walter Jr.