A primeira sessão de qualificação da temporada 2024 da IndyCar aconteceu nas ruas de Saint Petersburg (Flórida) neste sábado, 9 de março. O vencedor das 500 milhas de Indianápolis, Josef Newgarden (Team Penske), foi o mais rápido e conquistou a pole position.
A volta em 59s5714 de Newgarden foi apenas 0s0058s mais rápida do que o tempo obtido pelo sueco Felix Rosenqvist (Meyer Shank Racing). Rosenqvist não conseguiu repetir o tempo do Fast 12, quando estabeleceu o novo recorde de volta, ao obter o tempo de 59s2706, superando o recorde anterior estabelecido em 2022 por Will Power (59s3466.
O ex-companheiro de equipe de Rosenqvist, o mexicano Pato O'Ward (Arrow McLaren) foi 0s082mais lento que Rosenqvist e vai largar em terceiro. Colton Herta (Andretti Global) vai ser o quarto no grid de largada.
O francês Romain Grosjean, que agora defende a equipe Juncos Hollinger Racing, teve um excelente desempenho, e vai partir do 5º lugar no grid. Completando o Fast 6 aparece Marcus Ericson (Andretti Global). O atual campeão da NTT IndyCar Series, o espanhol Alex Palou (Chip Ganassi Racing), cometeu um erro e foi eliminado na primeira fase dos treinos, e vai largar da 13ª posição no grid.
O brasileiro Pietro Fittipaldi (Rahal Letterman Lanigan Racing) vai largar da 26ª colocação
Grid de largada para o GP de St. Petesburg