Nascida nos Estados Unidos e com nacionalidade brasileira, piloto Shell vai disputar prova em casa na preliminar da Fórmula 1 na cidade americana
Após dois meses de hiato, a temporada 2024 da F1 Academy, categoria 100% feminina que é um dos eventos-suporte da Fórmula 1 em sete GPs, volta à atividade neste fim de semana. O palco será o circuito montado ao redor do Hard Rock Stadium, estádio do Miami Dolphins, time da NFL, liga de futebol americano. E a brasileira Aurelia Nobels voltará ao cockpit do carro #22 da ART Grand Prix.
Será uma espécie de corrida em casa para a piloto Shell, que nasceu nos Estados Unidos, mas tem nacionalidade brasileira. O traçado de 5.412 metros com 19 curvas de média e alta velocidade será um grande desafio para as jovens pilotos da categoria. Será a primeira vez que a categoria irá correr no Miami International Autodrome e apenas cinco pilotos participaram de uma prova lá, ainda pela extinta W Series, em 2022: a espanhola Nerea Martí, a inglesa Abbi Pulling, a americana Chloe Chambers, a holandesa Emely de Heus e a filipina Bianca Bustamante.
Uma das que nunca correu no traçado de Miami, Aurelia Nobels usou o simulador da ART Grand Prix para se ambientar ao circuito de rua. Foram quatro longas sessões para se acostumar ao máximo com a pista, que entrou no calendário da Fórmula 1 há duas temporadas. Será um desafio e tanto para a brasileira.
As atividades de pista começam já na sexta-feira. A piloto da equipe ART GP e vencedora da seletiva global FIA Girls on Track Rising Stars em 2022 dois treinos livres de 40 minutos para se ambientar ao circuito de rua antes da classificação com 30 minutos de duração. A primeira corrida será disputada na tarde de sábado (horário de Brasília) e a segunda, no início da tarde de domingo.
A F1TV, serviço de streaming oficial da Fórmula 1, exibe para o Brasil os treinos livres, o classificatório e as corridas – também com o Bandsports - da segunda etapa do calendário da F1 Academy direto de Miami, nos Estados Unidos.
O que ela disse:
"Finalmente chegamos à segunda etapa do campeonato. Eu me preparei muito no simulador, muito mesmo. Fiz pelo menos quatro sessões nele e sinto que estou realmente pronta. Consegui pegar todas as informações no simulador da pista de Miami. É um circuito novo, então vai ser bem difícil no começo para todo mundo. Mas estou bem confiante de que que tenho como conseguir bons resultados. É minha primeira vez correndo nos Estados Unidos, então vai ser uma experiência super boa, sei que vão ter muitos fãs lá também. E por um lado, é uma corrida em casa, já que nasci nos Estados Unidos. Vai ser superlegal. Vamos tentar marcar pontos para subir no campeonato. E, quem sabe, pegar um pódio. Vamos trabalhar muito duro para tentar o melhor resultado possível."
Aurelia Nobels
Cronograma – F1 Academy – Etapa 2 – Miami, Estados Unidos
Sexta-feira, 3 de maio:
11:00 – Treino Livre 1 (40 minutos)
16:20 – Treino Livre 2 (40 minutos)
Sábado, 4 de maio:
11:25 – Classificação (30 minutos)
15:05 – Corrida 1 (30 minutos + 1 volta)
Sábado, 5 de maio:
14:05 - Corrida 2 (30 minutos + 1 volta)
*horários de Brasília