Começou o campeonato carioca de kart

A primeira etapa da Rio Cup 2025, disputada no Kartódromo Internacional de Guapimirim, contou com mais de cem pilotos inscritos, como era o objetivo da organização.  Esse ano, oito etapas irão compor o certame no Rio. Sempre na pista de Guapi, apenas alterando traçado, as quatro primeiras etapas decidirão o título de Campeão Carioca e as outras quatro para o Campeão Estadual de Kart.  Outra excelente novidade é a cobertura das provas ao vivo pela FAtv live, no youtube, e melhor ainda, narradas pelo experiente Rodrigo Mattar. 

No sábado, (29/03) o dia amanheceu com céu aberto e perspectiva de grandes duelos.
Na categoria F4 Novatos Ernesto Ponzio, segundo no grid, assumiu a liderança na primeira volta, vencendo de ponta a ponta. O pega da prova ficou por conta da disputa pelo segundo lugar. Pedro Fraga e Arthur Aguiar, foram juntos até o fim da corrida. Pedro aproveitou uma atravessada de Arthur, e assumiu a frente, depois soube defender a posição para finalizar em segundo.
Foto ao lado - Pedro Fraga, estreia com 2º e 3º lugar na Novatos

Na segumda bateria - o grid é formado pelo resultado da primeira bateria - um acidente sem gravidade para os pilotos, paralisou a prova na primeira volta. Relargada, e mais uma vitória de Ernesto Ponzio, seguido pelo Theo Mota, que largou em último e Pedro Fraga, em terceiro.

Entre os pilotos da categoria F4 Júnior, a expectativa era pela estréia dos crias Meta kart Indoor, uma garotada que tem as maiores torcidas no kartódromo. Acendeu a luz verde, o Miguel Telles, ganhou uma posição, indo para terceiro, quatro voltas depois, Telles, com precisão, ultrapassou os dois que estavam a sua frente, passando a liderar a corrida até a bandeira quadriculada. Logo atrás, Joserferson Luis e Thomaz Costinhas disputaram palmo a palmo o segundo posto, no entrevero, melhor para Thomaz. Destaque para estreante Pedro Arruda, que arrancou de último, e com ótimo ritmo de corrida, finalizou em quarto.

Foto abaixo - Thomaz Costinhas e o novo chassis Tony Kart, para F4 Júnior.
Logo atrás, Joserferson Luis e Thomaz Costinhas disputaram palmo a palmo o segundo posto, no entrevero, melhor para Thomaz. Destaque para estreante Pedro Arruda, que arrancou de último, e com ótimo ritmo de corrida, finalizou em quarto.

Miguel Poly, outro estreante, abandonou na terceira volta, quando estava em quinto. Na segunda do dia, Miguel Telles e Thomaz Costinhas disputaram a liderança, trocando de posições por cinco vezes.

Os dois protagonizaram a melhor disputa da corrida e com isso, Rafael Ventura e depois Pedro Arruda também chegaram nos líderes. Final eletrizante com Telles, Thomaz e Pedro Arruda em terceiro.

 

 

foto a esquerda - Pedro Arruda, categoria F4 Júnior, com bom ritmo de corrida foi 3º e 4º lugar na estréia.

Na corrida mais emocionante do dia, categoria Sênior, o Léo Sztajn (Foto de abertura), pole position, liderou toda a prova, mais, sempre com a posição ameaçada. Faltando 3 voltas, um pneu furado no kart do líder, foi o responsável pelo show. Leo, muito mais lento, chegou a defender a posição de dois pilotos que vinham atrás, na mesma curva. Primeiro fez a defesa para o kart que estava por fora, e num golpe de vista, voltou, e defendeu a posição por dentro. Não conseguiu defender, foi ultrapassado e deu o xis. Tudo dentro do regulamento, uma verdadeira aula de pilotagem. Léo é filho de peixe, seu pai James Sztajn, hoje chefe de equipe, pilotou de carro turismo a Fórmula 3.

Na bateria 2, Léo dividou a primeira fila com Rômulo Estrela, esse mesmo, o ator. Após duas tentativas os pilotos conseguiram alinhar corretamente e Léo foi logo puxando o pelotão. No fim venceu de novo Léo Sztajn, seguido de Fabricio Sanches e Adilson Mozer em terceiro, depois de largar na oitava posição.

Foto abaixo - Na Graduados, Enzo Molim venceu uma e ficou em segundo na outra corrida.
A primeira bateria da categoria F4 Graduados, o pole Enzo Mulim, confirmou o favoritismo e venceu sem ser ameaçado. Em segundo ficou Marcos Pereira, com Sinder Bitton Filho em terceiro. Sinder acabou penalizado "por desarme do painel frontal", ficando em sexto. Na segunda bateria, vitória de Gabriel Fernandes, seguido de Enzo Mulim e Pietro Nalesso.

Na categoria Mirim/Cadete, a primeira corrida foi cercada de enorme expectativa pelo carinho de todos aos pequenos. Na pista, os guris de oito a onze anos, estavam dispostos a tudo. Quatro pilotos formaram o primeiro pelotão no inicio da prova. Bruno Riba, Ayrton Monteiro, JP Sobral e Nicolas Souza, correram juntos até o fim, melhor para Ayrton que terminou em primeiro. Na segunda corrida, JP Sobral fez ótima largada, foi por fora, e assumiu a ponta. De novo, os mesmos quatro pilotos voltaram a formar o primeiro pelotão e, dessa vez, quem ficou com a vitória foi Bruno Riba.

Na última do dia, categoria 2 Tempos, não custa lembrar, reuni as classes Júnior, Sprinter, Sênior e Gran Sênior, que correm juntas e pontuam em separado. Na geral, Henrique Weissheimer venceu as duas baterias. Na segunda Henrique sumiu na frente, fazendo uma corrida solitária,  para vencer sem ser ameaçado.

No fim, um sábado de divesão pra todo gosto. Quatro pilotos venceram as duas baterias de suas respectivas categorias, mas, apesar disso, quem está na frente não pode dormir no ponto, porque a distância para os oponentes é curta e quem não venceu nesta, tem mais 14 baterias pela frente. A próxima etapa da Rio Cup 2025, campeonato carioca de kart, será no sábado, dia 26 de abril.

Texto e fotos: Marcelo Moreira

Related Articles

Lourenço Varela é destaque na abertura do SKUSA Pro Tour

CBA abre licitação para fornecimento de motores 4 tempos

Puntataco Motorsport

Bem vindos ao site Puntataco, seu canal de informações com tudo o que acontece no mundo motorsport.

O site é a continuação do trabalho iniciado a quase três décadas do extinto site Pitstop. Estamos completando 15 anos com nossa nova formação e nomenclatura trazendo para você o melhor do automobilismo.