A Liberty Media, que tem os direitos de explorar comercialmente a Fórmula 1, agora adquiriu 86% da Dorna Sports, empresa que controla a MotoGP, MotoE e o Mundial de Superbike. O acordo firmado com o fundo canadense Bridgepoint, acionista da Dorna, e de US$ 4 bilhões, sendo que os 14% restantes ficarão com a gestão do MotoGP.
Anteriormente a divisão de poderes era da ordem de 40% da Bridgepoint, 38% ao fundo de pensões canadiano (CPPIB) e os 22% restantes divididos entre os executivos da Dorna, e 10% de Carmelo Ezpeleta (10%), o CEO da Dorna, Agora a Dorna será gerida pela Liberty Media, e Ezpelata seue como CEO da empresa com sede em Madri (Espanha).
A intenção da Liberty Media era oficializar esta compra antes do início da temporada, no Qatar, mas devido às ameaças de uma intervenção da Comissão Europeia, órgão que regula o mercado de competição, os planos foram alterados. Isso porque anteriormente a empresa CVC Capital Partners já havia sido a proprietária de ambas competições, mas foi forçada a vender os direitos do MotoGP em 2006, quando os orgãos reguladores de concorrência na União Européia questionou o monopólio.
A Dorna no ano retrasado arrecadou cerca de 474,8 milhões de euros, mas mesmo com um aumento na reda, terminaram o ano com deficit de 7,8 milhões de euros devido à crise mundial com a pandemia. A empresa então refinanciou sua dívida, e no último ano teve um lucro que lhes permitiu dividiir 390 milhões de euros com seus acionistas.
“Estamos entusiasmados por expandir o nosso portfólio de ativos líderes em desporto e entretenimento ao vivo com a aquisição do MotoGP”, disse Greg Maffei, presidente e CEO da Liberty Media, num comunicado. “O MotoGP é uma liga global com uma base de fãs leais e entusiasmados, corridas cativantes e um perfil financeiro altamente gerador de fluxo de caixa. A Liberty tem um histórico incrível no desenvolvimento de ativos desportivos e não poderíamos desejar um parceiro melhor para expandir a base de fãs do MotoGP em todo o mundo”, completou Maffei.
A Liberty Media agora quer conquistar o mesmo sucesso comercial que tem com a Fórmula 1, com seu novo produto, as corridas de moto.