Dupla disputa o Erechim Rally Brasil na categoria Rally 2, para carros de tração 4x4, categoria mais forte da competição
A etapa mais esperada do calendário nacional de rally de velocidade acontece neste fim de semana, em Erechim, no norte do RS. Para Carminatti e Zavierucka, dupla da casa, correr o Erechim Rally Brasil (ERB) neste ano será ainda mais emocionante e desafiador, isso porque eles disputam a categoria Rally 2, para carros de tração 4x4, modalidade em que a equipe estreou neste ano.
O evento recebe os campeonatos Brasileiro e Gaúcho, em conjunto com o Sul-americano de Rally de Velocidade, e promete um verdadeiro teste de resistência e técnica para os competidores. Carminatti e Zavierucka participam das competições no certame nacional e estadual e, para o piloto, a oportunidade de correr pela primeira vez "em casa" na modalidade 4x4 traz um peso especial.
"Essa será a minha primeira vez em casa disputando a categoria Rally 2, é uma experiência de grande importância, especialmente por ser uma das competições mais renomadas do sul-americano e brasileiro. A expectativa cresce com a presença do público no Erechim Rally Brasil, mas é essencial manter o foco durante a prova e nos esforçarmos ao máximo para concluir as duas etapas programadas", relata Carminatti.
Devido à complexidade técnica e extensão, a prova de Erechim é conhecida por exigir dos competidores alto nível de concentração, além da competitividade, afinal, nesta etapa o número de competidores aumenta e há diferenças significativas de equipamento entre as equipes locais e as estrangeiras, o que adiciona uma pressão extra na competição.
Em função disso, o foco da dupla está em desenvolver uma estratégia eficaz e um planejamento cuidadoso, para ir em busca de pontos nesta etapa.
Para Zavierucka, que já possui experiência com carros 4x4, tendo competido em provas semelhantes desde 2017, há desafios únicos que o Erechim Rally Brasil impõe. "Já competi com 4x4 antes, mas essa prova é sempre um desafio à parte. É uma competição extensa, com especiais muito técnicas, que desgastam tanto o equipamento quanto a dupla. Nosso objetivo é ser rápidos e constantes, sem passar do limite, porque qualquer erro pode nos tirar da prova", explica o navegador.
A dupla também destaca a importância de correr em casa, diante de um público expressivo, o que aumenta a motivação, mas também a responsabilidade. "Correr em Erechim é algo especial para todos. É a principal prova do ano, com o grid mais competitivo e a maior visibilidade para os patrocinadores. Para nós, há uma grande responsabilidade em correr em casa, mas também é uma oportunidade de dar um belo espetáculo", completa Zavierucka.
Neste ano, o Erechim Rally Brasil chega a 26ª edição e conta com uma programação extensa. O evento tem início na quinta-feira (17), com a largada promocional, a partir das 20h, em frente à Praça da Bandeira, no centro da cidade.
Na sexta-feira (18), no Parque de Apoio do Rally, localizado dentro da Associação Comercial, Cultural e Industrial de Erechim (ACCIE), há treino livre pela manhã e, a partir das 19h, acontece o Super Prime, em pista especialmente preparada para a disputa. O rally segue no sábado (19) e domingo (20), quando serão revelados os vencedores da prova.
A equipe RC Rally Team compete com o patrocínio de PneuBest, Astrus Digital, Prime Performance, Protune, Camillo Parts, Citröen e Lamachine.
Edson Castro