Depois de dia exigente, Sertões BRB avança para chegar a Luís Eduardo Magalhães

Sob sol forte, etapa mais longa desta edição desafiou os competidores ligando Formosa (GO) a Santa Maria da Vitória. Campeões do rally foram os mais rápidos nas quatro modalidades

Segunda etapa do Sertões BRB concluída e os competidores nos 181 veículos entre motos, carros, quadriciclos e UTVs constataram mais uma vez que fácil é um adjetivo que não combina com o maior rally das Américas. Com o cancelamento da especial do sábado, entre Brasília e Formosa, devido à queda de uma ponte, o percurso deste domingo abriu, na prática, a luta pela vitória da prova. E já com o dia mais longo desta 32ª edição, que ligou Formosa a Santa Maria da Vitória (BA).
 
Nas motos e UTVs, foram nada menos que 433 quilômetros cronometrados. Os carros enfrentaram 257 km contra o relógio, para garantir sua chegada à Vila Sertões (o parque de apoio) ainda sob luz solar. Somados os deslocamentos, nos dois casos foram mais de 600 km sob forte calor, por um percurso que reuniu características diferentes: longas retas com piso bom, trechos com erosões e uma sequência de 100 km em areia fina por caminhos sinuosos. Nas quatro modalidades, a vitória do dia ficou com pilotos e navegadores com títulos do Sertões BRB no currículo.

Nas duas rodas, Adrien Metge (Yamaha WR 450F / IMS Yamaha) não se intimidou com o fato de "abrir a especial". Primeiro a largar, ele não contava com qualquer rastro ou referência deixada por outros veículos, teve de ser preciso na navegação e se tornou o primeiro na história do Sertões BRB a receber a medalha como vencedor de etapa. O campeão de 2021 conseguiu uma vantagem importante (5min32) sobre o argentino Martin Duplessis (Honda CRF 450 RX / Honda Racing), seu adversário mais próximo. O maranhense Marcelo Medeiros (Yamaha YFM 700 Raptor / Taguatur), venceu entre os quadriciclos.

Para os carros, o dia foi de novidade no regulamento, mas não no topo da classificação. Lucas Moraes e Kaíque Bentivoglio (Toyota GR Hilux DKR / Toyota Gazoo Racing) largaram na sequência da última moto (e não mais dos UTVs, como ocorria até 2023) e mostraram a força da parceria bicampeã do Sertões BRB (2019 e 2022), com um piloto que hoje é o terceiro do Mundial de Rally Raid. Eles superaram, por 1min12, Adroaldo Weisheimer / Beco Andreotti (Toyota GR Hilux DKR / X Rally). Vencedores do rally no ano passado e andando pela primeira vez com o Century CR7 4x4, Marcelo Gastaldi / Cadu Sachs ficaram com a terceira posição (+ 4min32).

A disputa da vitória da etapa nos UTVs ficou entre os irmãos Varela. Ao lado de Matheus Mazzei, Rodrigo Varela foi o mais rápido do dia. A dupla terminou apenas 12s à frente de Bruno Varela / Ari Fiúza. Atuais campeões, Deni do Nascimento / Gunnar Dums ficaram com a terceira posição.

Em sua estreia nas provas de rally raid, Sacha Fenestraz chamou a atenção pela rápida adaptação aos UTVs. Ao lado da mãe, Stephanie, o franco-argentino, piloto do Mundial da Fórmula E, ficou coma 33ª posição entre os 89 inscritos, a 11ª na categoria UT2.

Pela primeira vez cidade-anfitriã do Sertões BRB, Santa Maria da Vitória fez festa para a caravana. Os competidores passaram pelo portal montado na Praça do Jacaré e receberam o carinho da população, que também lotou a Vila Sertões, no Parque de Exposições.

Nesta segunda-feira, a terceira etapa do Sertões BRB leva pilotos e navegadores de Santa Maria a Luís Eduardo Magalhães. Se os deslocamentos são curtos, a especial de 386 km promete dar trabalho já de início, com um trecho de trial (pedras maiores e piso bastante acidentado), percorrido a velocidades mais baixas. Em seguida, após uma sequência de caminhos estreitos, 10 km de areia definidos pela direção de prova como "os mais difíceis do rally". A parte final do trecho cronometrado traz estradas mais largas e velozes.

Aspas

Adrien Metge (vencedor Moto)

"As duas primeira partes, entre zonas de radar, eram muito rápidas, várias retas, mas depois pegamos um trecho em areia sinuoso e bem prazeroso de pilotar. Com o deslocamento foram mais de oito horas sobre a moto, felizmente tudo bem com ela".

Gabriel Soares (Moto)

"Por volta dos 60 km de especial, peguei um trecho de fesh fesh que desequilibrou a moto e, mesmo com as duas mãos no guidão, não consegui evitar uma queda mais forte. Daí em diante mantive um ritmo bom, consegui recuperar parte do tempo perdido e terminei entre os primeiros, vencendo a categoria".

Lucas Moraes (vencedor Carro)

"Terminamos com o carro inteiro, que é o mais importante. A organização está de parabéns pela planilha. Como agora largamos à frente dos UTVs, cometi uns dois erros quando esperava ver o rastro deles no chão pelo costume. Mas lidar com as ultrapassagens sobre as motos foi bem mais tranquilo, já que havia espaço suficiente. Começamos bem em nossa estratégia, sempre um dia por vez".

 

Rodrigo Varela (vencedor UTV)

"Foi um dia muito longo, mas muito bom. A especial era bastante rápida e eu e o Bruno estamos separados por 12 segundos. Vamos ver como vão se desdobrar os próximos dias".

 

Sacha Fenestraz (UTV)

"Foram quase 12 horas no carro. Fisicamente e mentalmente estou esgotado, mas me diverti muito. É totalmente diferente de tudo o que vivi na pista".



Sertões BRB 2024

RESULTADOS
(extraoficiais)

25/8 – Segunda etapa: Formosa (GO) / Santa Maria da Vitória (BA)
Motos / UTVs - DI: 29 km / SS: 433 km / DF: 208 km – Total: 670 km
Carros - DI: 29 km / SS: 257 km / DF: 347 km – Total: 632 km

Moto

1) Adrien Metge #2, Yamaha WR 450F / IMS Yamaha, (1)Moto 1, 6h02min57
2) Martin Duplessis #3, Honda CRF 450RX / Honda Racing, (2)Moto 1, 6h08min29
3) Mason Klein #1, Honda CRF 450RX / Honda Racing, (3)Moto 1, 6h09min34
4) Ricardo Martins #6, Yamaha WR 450F / IMS Yamaha, (4)Moto 1, 6h20min14
5) Gabriel Soares #4 , Honda CRF 450RX / Honda Racing, (1)Moto2, 6h22min05


Carro

1) Lucas Moraes / Kaíque Bentivoglio #323, Toyota GR Hilux DKR / Toyota Gazoo Racing, (1)T1M, 3h09min28
2) Adroaldo Weisheimer / Beco Andreotti #340, Toyota GR Hilux DKR / X Rally, (2)T1M, 3h10min40
3) Marcelo Gastaldi / Cadu Sachs #301, Century CR7 /Baja Tek, (3)T1M, 3h14min01
4) Marcos Moraes / Fábio Pedroso #308, Toyota GR Hilux DKR / MEM, (4)T1M 3h14min34
5) Carlos Ambrósio / Luiz Poli #348, Century CR6 / Baja Tek, (1)UT11, 3h22min16

UTV


1) Rodrigo Varela / Matheus Mazzei #102, Can-Am Maverick R / Varela Racing, (1)UT1, 6h13min16
2) Bruno Varela / Ari Fiúza #110, Can-Am Maverick R / Varela Racing, (2)UT1, 6h13min28
3) Deni do Nascimento / Gunnar Dums #101, Can-Am Maverick R / Bompack Racing, (3)UT1, 6h15min59
4) Tomas Luza / Flávio França #109, Polaris RZR Pro R / Cotton Racing, (4)UT1, 6h18min26
5) Ricardo Basso / Wellington Rezende #169, Can-Am Maverick R / Dango Racing, (1)UTOP, 6h20min01

Etapas

23/8 – Prólogo / Super Prime: Brasília (DF)

24/8 – Primeira etapa: Brasília (DF) / Formosa (GO)
DI: 38 km / SS: 236 km / DF: 253 km – Total: 535 km

25/8 – Segunda etapa: Formosa (GO) / Santa Maria da Vitória (BA)
DI: 29 km / SS: 433 km / DF: 208 km – Total: 670 km

26/8 – Terceira etapa: Santa Maria da Vitória / Luís Eduardo Magalhães (BA)
DI: 3 km / SS: 336 km / DF: 47 km – Total: 386 km

A especial começa próxima à cidade com um trecho de 10 km de trial (pedras e piso irregular) e segue por estradas estreitas de piso duro. Superado o primeiro reabastecimento, os competidores entram em um trecho de areia com uma sequência de 10 km que será a mais exigente de todo o rally. Margeando trilhos de trem, o caminho leva ao segundo reabastecimento. A partir daí começa uma sequência de estradas de fazenda largas e muito rápidas.

27/8 – Quarta etapa: Luís Eduardo Magalhães / Luís Eduardo Magalhães (Maratona)
DI: 6 km / SS: 418 km / DF: 10 km – Total: 434 km * motos, quadriciclos e UTVs CBM
DI: 16 km / SS: 236 km / DF: 14 km – Total: 293 km * carros e UTVs CBA

28/8 – Quinta etapa: Luís Eduardo Magalhães / Luís Eduardo Magalhães (Maratona)
DI: 6 km / SS: 418 km / DF: 10 km – Total: 434 km * carros e UTVs CBA
DI: 16 km / SS: 236 km / DF: 14 km – Total: 293 km * motos, quadriciclos e UTVs CBM

29/8 – Sexta etapa: Luís Eduardo Magalhães / Formosa (GO)
DI: 139 km / SS: 218 km / DF: 277 km – Total: 634 km

30/8 – Sétima etapa: Formosa / Formosa
DI: 85 km / SS: 349 km / DF: 63 km – Total: 497 km

31/8 – Oitava etapa: Formosa / Brasília
DI: 29 km / SS: 133 km / DF: 101 km – Total: 263 km

* DI: deslocamento inicial/ SS: especial cronometrada / DF: deslocamento final

Distância total: 3.704 km (Especiais: 2.070 km)

Distância percorrida: 750 km (motos, quadriciclos e UTVs CBM)

                                 712 km (carros e UTVs CBA)

Foto - Marcelo Machado de Melo

Related Articles

Puntataco Motorsport

Bem vindos ao site Puntataco, seu canal de informações com tudo o que acontece no mundo motorsport.

O site é a continuação do trabalho iniciado a quase três décadas do extinto site Pitstop. Estamos completando 15 anos com nossa nova formação e nomenclatura trazendo para você o melhor do automobilismo.