Kris Meeke e Stuart Loudon, em Toyota GR Yaris Rally2, são para já os líderes desta edição do Rali Terras d’Aboboreira, após a disputa da segunda especial da prova do Clube Automóvel de Amarante pontuável para o FIA European Rally Trophy e também, naturalmente, para Campeonato de Portugal de Ralis 2025, que aqui cumpre a terceira jornada no calendário.
Abaixo Dani Sordo com seu Hyundai I20N Rally2
A dupla Dani Sordo/Patricia Sáiz Ruiloba (Hyundai i20 N Rally2) ocupa a segunda posição provisória, a 2,3s, depois de ter sido a primeira líder da prova, ao impor-se por meio segundo ao piloto norte-irlandês na PEC inaugural.
Já um pouco mais atrás, a 8.3s, os letões Martiņs Sesks e Renars Francis, em Ford Fiesta MKII Rally2, encerram para já o pódio, com 3,9s de vantagem sobre os quartos classificados, Marco Bulacia e Diego Vallejo, também em Toyota GR Yaris Rally2.
Foto direita abaixo, Martin Sesks com o Ford Fiesta MKII Rally2
Roope Korhonen e Anssi Viinikka (Toyota GR Yaris Rally2), Jan Solans e Rodrigo Sanjuan (Toyota GR Yaris Rally2) e Yohan Rossel e Arnaud Dunand (Citroën C3 Rally2), ocupam por esta ordem a quinta, a sexta e a sétima posições, antes que surja a primeira dupla portuguesa, Armindo Araújo/Luís Ramalho, em Skoda Fabia RS Rally2, já a 20,9s dos líderes.
Foto abaixo o português Armindo Araujo em seu Skoda Fabia RS Rally2
Gonçalo Henriques e Inês Veiga, em Hyundai i20 N Rally2, estão classificados imediatamente atrás do tirsense, a apenas 3,4s, muito pressionados pela dupla Rúben Rodrigues/Rui Raimundo (Toyota GR Yaris Rally2), que encerram por agora o top 10, a apenas um segundo do piloto de Via Nova de Poiares, mas já a 25.3s dos comandantes.
Nota ainda para o abandono da dupla Pedro Almeida/António Costa logo no primeiro troço, após capotar o Skoda Fabia RS Rally2, felizmente sem consequências para os pilotos.
A 1.ª Etapa do Rali Terras d’Aboboreira termina, na noite desta sexta-feira, com a disputa da PE3, a super especial Marco Rios de Emoção, num percurso de 2,13 km «desenhado» no centro da cidade do Marco de Canaveses, com início às 21h00 e ordem de partida invertida para os 40 primeiros.
Foto a direita Gonçalo Henriques e sua navegadora Inês Veiga, com o Hyundai i20 N Rally2
Classificação após PEC2
1.º, Kris Meeke/Stuart Loudon (Toyota GR Yaris Rally2), 10m15.5s
2.º, Dani Sordo/Patricia Sáiz Ruiloba (Hyundai i20 N Rally2), a 2.3s
3.º, Martiņs Sesks/Renars Francis (Ford Fiesta MKII Rally2), a 8.3s
4.º, Marco Bulacia/Diego Vallejo (Toyota GR Yaris Rally2), a 12.2s
5.º, Roope Korhonen/Anssi Viinikka (Toyota GR Yaris Rally2), a 15.0s
6.º, Jan Solans/Rodrigo Sanjuan (Toyota GR Yaris Rally2), a 15.8s
7.º, Yohan Rossel/Arnaud Dunand (Citroën C3 Rally2), a 18.6s
8.º, Armindo Araújo/Luís Ramalho (Skoda Fabia RS Rally2), a 20.9s
9.º, Gonçalo Henriques/Inês Veiga (Hyundai i20 N Rally2), a 24.3s
10.º, Rúben Rodrigues/Rui Raimundo (Toyota GR Yaris Rally2), a 25.3s
Luis Miguel Costa