Brasileiro finalizou etapa argentina em quinto lugar, garantindo pontos para se colocar entre os três primeiros no campeonato
Lucas Moraes encerrou sua participação no Desafio Ruta 2024 nesta sexta-feira (07/06), com a quinta colocação geral do rally. O piloto do carro oficial da equipe Toyota Gazoo Racing, ao lado do navegador Armand Monléon, viveu momentos de glória e dificuldade na etapa argentina, a penúltima do Campeonato Mundial de Rally Raid. Os resultados ao longo dos cinco dias de competição ajudaram Lucas a se colocar em terceiro na tabela de pontos do Mundial.
Lucas iniciou o rally com dificuldades após ter uma de suas rodas atingidas por uma pedra no prólogo, obrigando o piloto a largar na última posição. Porém, o bicampeão do Rally dos Sertões conseguiu se impor na desafiadora serra argentina e finalizou a primeira especial em terceiro. No dia seguinte, em uma performance satisfatória, venceu a especial mais longa da etapa.
Mais problemas e recuperação efetiva — O terceiro dia de atividades trouxe um desempenho ainda satisfatório, com o quarto lugar na especial. Já a quarta rodada do rally foi desafiadora. A suspensão traseira direita do carro de Moraes e Monléon quebrou, colocando a dupla em uma situação difícil: finalizaram em 17º e caíram de terceiro para sétimo na classificação geral.
Restando apenas uma especial, o desafio para terminar o Ruta 40 em uma boa colocação aumentou. Mas a experiência falou mais alto e Moraes conseguiu fechar a especial, que saiu de La Rioja em direção a Córdova em um trajeto de 218 km cronometrados, com o quarto lugar. Foram 04min36s de diferença para os líderes, a dupla Yazeed Al Rajhi e Timo Gottschalk, da Overdrive Racing, que finalizaram em 2h34min40s.
Na classificação geral, Lucas conseguiu terminar em quinto lugar, com 1h13min03s de diferença para Al Rajhi e Gottschalk, que venceram o Desafio Ruta 40 com 17h38min21s. O resultado ajudou a impulsionar Lucas Moraes na tabela do mundial, onde ele agora ocupa a terceira posição com 103 pontos. O catari Nasser Al-Attiyah lidera com 156, enquanto o saudita Yazeed Al Rajhi é o segundo com 131 tentos.
Lucas Moraes compete o Mundial de Rally Raid com apoio de Red Bull, Repsol, Strava, Oakley, Zapalla – além de ter levado a marca brasileira de pneus SpeedMax a patrocinar a equipe Toyota, atual campeã. A próxima etapa, o Rally do Marrocos, é a última do campeonato e acontece entre os dias 5 e 11 de outubro.
Top-5 da 5ª especial, de um total de 5, La Rioja até Córdova, 218 km
1º Yazeed Al Rajhi (SAU) / Timo Gottschalk (ALE) - Overdrive Racing - 2h34min40s
2º Nasser Al-Attiyah (CAT) / Edouard Boulanger (FRA) – Nasser Racing by Prodrive, +27s
3º Seth Quintero (EUA) / Dennis Zenz (ALE) – Toyota Gazoo Racing, +3min47s
4º Lucas Moraes (BRA) / Armand Monleon (ESP) – Toyota Gazoo Racing, +4min36s
5º Sebastian Halpern (ARG) / Bernardo Graue (ARG) - X-Raid Mini JCW Team, +9min19s
Top-5 geral após a 5ª especial
1º Yazeed Al Rajhi (SAU) / Timo Gottschalk (ALE) - Overdrive Racing - 17h38min21s
2º Nasser Al-Attiyah (CAT) / Edouard Boulanger (FRA) – Nasser Racing by Prodrive, +40s
3º Sebastian Halpern (ARG) / Bernardo Graue (ARG) - X-Raid Mini JCW Team, +46min16s
4º Denis Krotov (KGZ) / Konstantin Zhiltsov (ISR) - Overdrive Racing, +1h02min29s
5º Lucas Moraes (BRA) / Armand Monleon (ESP) – Toyota Gazoo Racing, +1h13min03s
Top-5 do Campeonato Mundial de Rally Raid
1º - Nasser Al-Attiyah (CAT), 156 pontos
2º - Yazeed Al Rajhi (SAU), 131 pontos
3º - Lucas Moraes (BRA), 103 pontos
4º - Carlos Sainz (ESP), 100 pontos
5º - Guerlain Chicherit (FRA), 69 pontos
Rodolpho Siqueira