Sexta-feira foi de muito sol e uma amplitude térmica de 14 graus na região da Zona da Mata Mineira, onde fica o Autódromo Potenza, palco da quarta etapa da temporada
Apesar de ter dominado a tabela de tempos com uma dobradinha puxada por Beto Monteiro, a Volkswagen teve um de seus dias mais difíceis nesta sexta-feira em Potenza, onde um terço de seus caminhões sofreu com problemas sérios na parte mecânica.
Um deles foi justamente o do atual líder do campeonato, Felipe Giaffone, que começou a sexta com o câmbio que não conseguiu dar sequer uma volta; na prática seguinte, seu caminhão quebrou novamente na curva final - mas, mesmo assim, ele foi o segundo.
Já Paulo Salustiano, que venceu a última corrida de Londrina, teve o mesmo problema, só que mais grave: ele não conseguiu dar nenhuma volta em ambas as sessões por causa da caixa de marcha. Alheio a tudo isso, Beto cravou a marca de 1:50.518, 0s119 à frente de Giaffone.
Roberval Andrade foi o terceiro com a Mercedes, seguido pelo esquadrão da Iveco, com Danilo Dirani à frente de Leandro Totti, Felipe Tozzo e Wellington Cirino (que teve de trocar o tânque de combustível após um furo). Já Raphael Abbate e Adalberto Jardim tiveram seus tempos deletados por excesso de emissões.
Líder da Elite é o mais rápido do dia: Principal nome da temporada 2024 da classe Super Truck Elite, Rodrigo Taborda fechou na frente o primeiro dia de treinos no Autódromo Potenza, em Minas Gerais.
Atual líder do campeonato, o piloto da Vannucci Racing cravou a melhor marca da sexta-feira em 1:51.993, apenas 0s245 à frente do Volvo de Djalma Pivetta, da equipe Iveco Usual Racing. Vencedora de uma das duas corridas de Londrina, Bia Figueiredo despontou em terceiro, a meio segundo de Taborda.
Os treinos da Super Truck Elite transcorreram sem problemas, com apenas algumas pequenas escapadas, como a de Márcio Giordano no TL1, que lhe rendeu um para-choques danificado. Dois 15 pilotos participantes neste fim de semana, três não tiveram tempos registrados por conta de radar ou emissões: Jô Augusto, Juca Bala e Hiro Yano.
"Começamos do jeito que a gente gosta, com o caminhão rendendo bem logo de cara. Desceu da carreta já competitivo. Mas, pelos tempos, vimos que será bem apertada a briga pela pole com a turma da Mercedes, o Djalma Pivetta e, certamente o Jô Augusto também. O sábado promete e estamos confiantes", destaca Taborda.
RESULTADOS: Os tempos de cada sessão disputada, separados por classe e oficializados pela CBA estão disponíveis para download abaixo, assim como a programação completa do fim de semana.
TRANSMISSÕES: As provas da Copa Truck no domingo serão transmitidas a partir das 12h25 ao vivo pela Band, SporTV 3 e pela internet nos canais da Copa Truck, High Speed, Esporte na Band e Parc Fermé no YouTube, no site da CATVE.com e também nos aplicativos Bandplay e SporTV Play.
Já a tomada de tempos para a quarta etapa é exibida exclusivamente no canal da Copa Truck a partir das 13h30, com a categoria Super Truck Elite iniciando as atividades e a Super Truck Pro definindo seu grid de largada logo em seguida. Os links oficiais da Copa Truck se encontram abaixo.
Streamings oficiais GP Santa Cruz do Sul
Classificação - sábado, 13h30
https://youtube.com/live/
Corridas - domingo, 12h30
https://youtube.com/live/
Foto - Duda Bairros