Cascavel recebe Copa Truck com campeonatos embolados

Um dos circuitos mais velozes do Brasil é palco da sexta etapa da temporada. Curva mais rápida do circuito é também a que exige a maior desaceleração pelas pastilhas de freio da Fras-le

Cascavel é o palco da sexta etapa da Copa Truck em 2024 no próximo domingo (1º). Depois da corrida disputada em Interlagos no último dia 4, a tabela do campeonato tanto na classe Pro como na Elite sofreu alterações significativas no decorrer da etapa paulistana.

E da pista mais exigente para os freios dos caminhões, a categoria dos caminhões mais velozes do mundo vai para o traçado mais “amigável” com os freios. O circuito cascavelense, de 3.058 metros e oito curvas, é um dos mais velozes do país.

Curiosamente, em Cascavel a curva mais rápida é a que exige mais das pastilhas de freio da Fras-le. A fabricante é a fornecedora oficial da Copa Truck desde 2021 e junto das pastilhas de freio, a empresa que faz parte da vertical Frasle Mobility proporciona desempenho, durabilidade e segurança a todos os pilotos da categoria.

A curva mais veloz é a primeira do traçado, conhecida como Bacião. É uma curva à esquerda, com duas tangências, contornada pelos caminhões a velocidades que variam entre 115 e 120 km/h. A exigência com os freios vem pelo fato de ser a primeira curva após a reta principal, em descida, a qual é percorrida a cerca de 190 km/h após a passagem obrigatória pelo radar de 160 km/h.

A frenagem é feita a cerca de 180 metros da entrada da curva e leva 1,5 segundo, apenas. Nestes curtos tempo e espaço, o caminhão desacelera 75 km/h para o contorno duplo à esquerda. Tal eficiência de frenagem é garantida pelas pastilhas Fras-le PD/116, classificada como hi-met, que traz uma formulação composta por uma base altamente metálica, garantindo um ótimo comportamento mesmo sob altíssimas temperaturas, tanto em performance como em durabilidade – exatamente o que exigem os velozes caminhões da Copa Truck.

Com quatro etapas para o final da temporada, os campeonatos seguem extremamente equilibrados: a liderança da Copa Truck na classe Pro segue com Felipe Giaffone, que soma 131 pontos, apenas quatro a mais que o novo vice-líder André Marques, que tem 127. O campeão de 2021 é seguido muito de perto por Paulo Salustiano, em terceiro com 125, trazendo Wellington Cirino em quarto com 121. Roberval Andrade fecha os cinco primeiros com 110 pontos.

Na Elite, liderança feminina: Bia Figueiredo assumiu a ponta da tabela após a etapa anterior em Interlagos e soma 156 pontos, contra 145 de Rodrigo Taborda, o então líder da disputa. Em terceiro, Pedro Perdoncini está a apenas um ponto de Taborda; Djalma Pivetta é o quarto com 127 e Daniel Kelemen fecha os cinco primeiros com 103.

A Copa Truck tem transmissão ao vivo das duas corridas de domingo (1º) por Band, canais SporTV e na internet pelo portal HighSpeedTV e pelo canal oficial da categoria no YouTube.


P1 Media Relations
Foto - Rafa Catelan

Related Articles

Puntataco Motorsport

Bem vindos ao site Puntataco, seu canal de informações com tudo o que acontece no mundo motorsport.

O site é a continuação do trabalho iniciado a quase três décadas do extinto site Pitstop. Estamos completando 15 anos com nossa nova formação e nomenclatura trazendo para você o melhor do automobilismo.