Piloto paranaense integra a equipe Tiger e será patrocinado pela linha Rhino da Maxon oil. Primeira corrida da temporada acontece neste final de semana em Campo Grande (MS)
Lucas Bornemann tem um novo desafio para a temporada 2024 nas pistas. O paranaense, que passará a integrar a equipe Tiger Team Rce, dará suas primeiras aceleradas na Copa Truck, que tem início neste final de semana, 16 e 17 de março, no Autódromo Internacional Orlando Moura, em Campo Grande (MS). Na carroceria da Mercedes-Benz #41, o piloto carregará as cores branca, preta e vermelha, do lubrificante para pesados Rhino, da Maxon Oil, adicionadas ao destaque do amarelo, que representa a linha ‘Performa’, de mais alto desempenho do produto e que detém as maiores chancelas no mercado.
Para Lucas, estar na Copa Truck é a realização de um sonho antigo. “É como alcançar um objetivo de uma carreira inteira. E, sem dúvida nenhuma, este será o maior desafio da minha história como piloto, pois estou saindo totalmente da minha zona de conforto”, conta o estreante entre os pesados. “Minha relação com a Maxon oil vem de longa data, desde quando me patrocinavam nos regionais de velocidade na terra. Acho muito bonito testemunhar como a minha carreira e a Maxon cresceram entrelaçadas, assim como as conquistas as quais chegamos. Então representar a Maxon, com a Rhino, sua marca de produtos para linha pesada, é uma honra muito grande, poder estar juntos a um produto que é referência no Brasil, reconhecido não só no meio automobilístico. Tenho em mãos uma responsabilidade imensa em representar a marca que hoje é, sem dúvida nenhuma, a escolha inteligente em lubrificantes”, conclui Lucas.
O paranaense nasceu em um berço de campeões do automobilismo. Filho do octacampeão paranaense José Bornemann e irmão do pentacampeão brasileiro de velocidade na terra, Chris Bornemann, Lucas cresceu em meio ao ronco dos motores. E não teve outra vida. Fez sua estreia no automobilismo nas pistas de terra em 2004, categoria que detém dois títulos. Disputou, a partir de 2011, o Campeonato Catarinense de Velocidade na Terra e lá se sagrou vice-campeão por duas vezes. Em 2019, migou para as pistas de asfalto, competindo na Copa HB20, em dupla com seu irmão, e no Turismo Nacional, em que conquistou título pela classe 1B.
“Sempre fui um piloto de carros de turismo e de tração dianteira. Desde que vim disputar no asfalto, acompanhei a Copa Truck e gostei muito das corridas de caminhão, apesar de como piloto nunca me visualizei e nem mesmo me imaginava pilotando um pesado. Só depois que comecei na Copa HB20 e passei a acompanhar os caminhões de perto, entendi um pouco melhor este universo. E eu, junto com a Maxon, alimentei um planejamento para correr na Truck. Mas aí veio a pandemia e deixou esses planos em stand-by”, conta o jovem Bornemann. “Estou acostumado a disputar com carros de turismo com aproximadamente 900 quilos e 160 cavalos. Logo, entrar num gigante de 5 toneladas e mais de mil cavalos passa a ser um desafio enorme. Sem mencionar o altíssimo padrão dos demais pilotos da categoria. Então não tenho dúvidas que será um ano de muitas novidades e pelejas estimulantes”, completa.
Bonermann revela que o preparo na pré-temporada foi muito intenso. “Meu caminhão foi construído do zero. Quando vejo as imagens do início de fevereiro, em que o caminhão era só um chassi no meio da oficina, é quase surreal acreditar como esses caras da Tiger conseguiram me entregar um equipamento andando em Campo Grande. O trabalho que eles fizeram, em um tempo tão curto foi de uma excelência fantástica. Só tenho a agradecer ao Leandro e ao Bagaço e todo o time da Tiger Team pelo esforço que fizeram, além de todo o carinho que estão tendo comigo desde que entrei para o time”, afirma.
Lucas é reconhecido com o um piloto bastante arrojado e obstinado. Embora já conheça a pista de estreia, ele pretende adotar uma técnica um tanto cautelosa, mas não menos agressiva em sua pilotagem. “Até hoje, só tive uma experiência em Campo Grande. Foi na minha estreia na Copa HB20, em 2019. Naquela ocasião, conquistei o terceiro lugar, num pódio que até hoje me traz muito orgulho. Com o bruto, mudam muitas características de pilotagem, principalmente em termos de desaceleração, pois com o caminhão temos que frear bem antes. Então, a princípio, a estratégia é aproveitar ao máximo os treinos para entender bem o caminhão e como ‘encurtar’ a pista de Campo Grande e aprender a cada saída de box”, aponta.
A Copa Truck dá início a sua temporada 2024 neste final de semana, de 16 a 17 de março, no Autódromo Internacional Orlando Moura, em Campo Grande (MS). E a Maxon oil estará presente, proporcionando experiências divertidas aos seus convidados, com visitas a áreas do paddock e ações com seu piloto Lucas Bornemann.
Sobre a Maxon Racing
A equipe paranaense carrega o patrocínio da Maxon oil, marca que vem reforçando seu protagonismo de investidora do automobilismo brasileiro. Em toda sua história, o time esteve presente nas principais competições do país. A esquadra tricolor faz sua segunda temporada consecutiva na NASCAR Brasil, desta vez com seis carros – três na classe Brasil e três na classe Challenge –, capitaneados por Edson Reis (#12). Para esta temporada, a equipe empenhou um montante expressivo entre bonificações de pilotos que cumprem com as regras estabelecidas e investimentos em equipamentos e acessórios.
Sobre a Maxon Oil
Há mais de 10 anos no mercado, Maxon oil é a marca paranaense que mais se destaca no mercado nacional de lubrificantes. Com capacidade produtiva para mais de dois milhões de litros por mês, está presente nas principais lojas de todo território brasileiro. Neste ano, a Maxon oil deve ampliar ainda mais sua participação no segmento automotivo, com intuito de fortalecer sua posição em termos de qualidade e excelência de seus produtos e buscar constantemente por inovação. A marca reforça, a cada ano, o compromisso com seu consumidor: ser a escolha inteligente de lubrificantes automotivos. Em 2024, a marca é a patrocinadora oficial da Copa Truck e da NASCAR Brasil.
Confira a programação da Copa Truck em Campo Grande
no horário local (GMT-4 *) e no de Brasília (GMT-3 **):
Sexta-feira, 15 de março
10h55* | 11h55** – Treino Livre 1 Super Elite
11h40* | 12h40** – Treino Livre 1 Super Pro
14h15* | 15h15** – Treino Livre 2 Super Elite
15h00* | 16h00** – Treino Livre 2 Super Pro
Sábado, 16 de março
10h15* | 11h15** – Treino Livre 3 Super Elite
10h55* | 11h55** – Treino Livre 3 Super Pro
13h30* | 14h30** – Classificação Super Truck Elite
13h52* | 14h52** – Top Qualifying Super Truck Elite
14h10* | 15h10** – Classificação Super Truck Pro
14h32* | 15h32** – Top Qualifying Super Truck Pro
17h00* | 18h00** – Ação promocional
Domingo, 17 de março
08h20* | 09h20** – Warm Up
10h00* | 11h00** – Visitação aos Boxes e Desfile de Caminhões
11h30* | 12h30** – Corrida 1 (25 min + 1 volta)
12h00* | 13h00** – Corrida 2 (25 min + 1 volta)
15h30* | 16h30** – Ação promocional
Confira os locais e datas da Copa Truck 2024:
Etapa 1 – 17 de Março – Campo Grande (MS)
Etapa 2 – 14 de Abril – Goiânia (GO)
Etapa 3 – 11 de Maio – Londrina (PR)
Etapa 4 – 16 de Junho – Santa Cruz do Sul (RS)
Etapa 5 – 04 de Agosto – Interlagos - São Paulo (SP)
Etapa 6 – 01 de Setembro – Cascavel (PR)
Etapa 7 – 13 de outubro – Rio Grande do Sul (a confirmar)
Etapa 8 – 17 de Novembro – Curvelo (MG)
Etapa 9 – 09 de Dezembro – Goiânia (GO)
Sig Comunicação
Foto - Vanderley Soares