Muffato se aposenta com vitória na Fórmula Truck em Cascavel

Com o autódromo lotado, Muffato fez uma corrida impecável e conquistou uma vitória histórica em casa em sua despedida das pistas

Correndo em casa, Pedro Muffato se despediu das pistas com uma vitória histórica na tarde deste domingo (18), no Autódromo Zilmar Beux, em Cascavel. Muffato ganhou a categoria GT Truck (motores eletrônicos) na 4ª etapa da temporada da Fórmula Truck para o delírio do público que lotou o autódromo, com 35 mil pessoas entre pagantes e convidados das equipes e organização.

Muffato largou em sexto e aos poucos foi galgando posições. Na nona volta era o quarto colocado; na 12ª chegou a terceira posição e na volta seguinte assumiu a vice-liderança,  quando o gaúcho Rafael Fleck, pole position e líder até então, abandonou com o motor de seu Scania quebrado. Na 16ª volta, Muffato assumiu a liderança quando o catarinense Túlio Bendo também abandonou com problemas na turbina. A partir daí, mesmo pressionado por alguns minutos por Rogério Agostini, Muffato manteve-se à frente, iniciando o clima de festa dos torcedores. Muffato levou mais de uma hora para percorrer os 300 metros que separam o parque fechado de seu boxe, cercado por torcedores, que lhe pediam autógrafos.

Pedro Muffato completou as 26 voltas da prova em 38m34s527, estabelecendo a média horária de 123,909 km/h. Ele recebeu a bandeirada de George Muffato Pompeu, seu neto mais novo.

O também paranaense João Batista M. dos Santos Filho, o Joãozinho Santa Helena, se classificou em segundo, a 2s235 do vencedor Pedro Muffato. O paranaense Douglas Torres se classificou em terceiro, seguido de Ramiris Fontanella (SC), Everton Fontanella (SC), Alex de Andrade Vieira (SP), Rogério Agostini (SC), Robson Luiz Trevizol (SC), Jorge Maurício Ribeiro (RS) e Sandro Abelardo Pinheiro (SC), que pela ordem, ocuparam as 10 primeiras colocações da prova.

Rafael Fleck fez a melhor volta da prova, na terceira passagem, com o tempo de 1m20s898, andando à média horária de 138, 349 km/h.

A liderança do campeonato permanece com Túlio Bendo, que em Cascavel somou apenas os 20 pontos de bonificação por participação e passa a somar 370 pontos. A classificação extraoficial coloca o paulista Alex de Andrade Vieira na vice-liderança, com 330 pontos, seguido de Douglas Collet, que permanece em terceiro, com 285 pontos, ao passo que o gaúcho Rafael Fleck cai da vice-liderança para a quarta colocação, com 310 pontos.

Prêmio de Deus

Cercado por torcedores que pediam autógrafos, Pedro Muffato enfatizou que a vitória desta tarde em Cascavel é indescritível. “Esta vitória foi um prêmio de Deus. Jamais imaginei vencer na minha corrida de despedida das pistas. Foi uma bela corrida, não me afobei, fiz uma corrida sem erros, o caminhão estava muto bom e fui ganhando posições até chegar à liderança. É fantástico ganhar a corrida de despedida das pistas na minha cidade, com público desses”, diz Muffato.

A 5ª etapa da Fórmula Truck será disputada no dia 15 de junho, em Campo Grande, no Mato Grosso do Sul.

A Fórmula Truck 2025 tem pro moção e organização da GT Truck Eventos, patrocínio da SpeedMax Pneus e Rodas; Master Power, Eckisil, Trovão Brasil e Milwaukee, parceria de Boff Industria, JF Truck Especialistas, MS Diesel, Planeta Caminhão, Revista TruckSul Brasil e MAS Turfa Orgânica; supervisão das federações de automobilismo do Paraná, Rio Grande do Sul e Mato Grosso do Sul. A etapa de Cascavel será transmitida ao vivo pelas redes sociais da categoria.

 

 

Resultado da categoria GT Truck em Cascavel

1º) Pedro Muffato (Cascavel-PR), Scania, 26 voltas em 38m34s527

2º) João Batista M. dos Santos Filho (Colombo-PR), DAF, a 2s235

3º) Douglas Torres (Curitiba-PR), Ford Cargo, a 3s564

4º) Ramiris Fontanella (Lauro Muller-SC), a 4s523

5º) Everton Fontanella (Criciúma-SC), Scania, a 7s249

6º) Alex de Andrade Vieira (Santos-SP), Mercedes-Benz, a 13s990

7º) Rogério Agostini (São Miguel do Oeste-SC), Mercedes-Benz, a 14s177

8º) Robson Luiz Trevizol (Xanxerê-SC), Volkswagen, a 48s914

9º) Jorge Maurício Ribeiro (Pelotas-RS), Scania, a 53s499

10º) Sandro Abelardo Pinheiro (Itapema-SC), Mercedes-Benz, a 53s895

11º) Leonardo Barramacher (Balneário Camboriú-SC), Volvo, a 1m24s946

12º) Fabrício Rossato (Campo Largo-PR), DAF, a 1 volta

13º) Robson Portaluppi (Bento Gonçalves-RS), Ford Cargo, a 1 volta

14º) Adriano Rocha (Araucária-PR), Scania, a 3 voltas

15º) Alysson Nurnberg (Foz do Iguaçu-PR), Scania, a 7 voltas

Não completaram

16º) Álvaro Bendo (Ermo-SC), Mercedes-Benz, a 8 voltas

17º) Leandro Reis (Goiânia-GO), Scania, a 8 voltas

18º) Túlio Bendo (Ermo-SC), Mercedes-Benz, a11 voltas

19º) Victor Ficagna (Toledo-PR), Volvo, a 11 voltas

20º) Márcio Rampon (Curitiba-PR), Scania, a 12 voltas

21º) Rafael Fleck (Porto Alegre-RS), Scania, a 14 voltas

22º) Valdinei Vieira dos Santos (Cascavel-PR), Mercedes-Benz, a 14 voltas

23º) Edivan Monteiro (Cascavel-PR), Mercedes-Benz, a 20 voltas

24º) Nilton Sérgio Jacobsen Filho (Paraguai), Scania, a 20 voltas

25º) Ricardo Alcides Ançay (Araucária-PR), Mercedes-Benz, a 20 voltas

26º) Douglas Collet (Casca-RS), Scania, a 21 voltas

27º) Márcio Limestone da Rosa (Colombo-PR), Scania, a 21 voltas

Luiz Aparecido
Foto - Lu Flores

Related Articles

Fórmula Truck começa no Uruguai com a expectativa de uma supertemporada

Fórmula Truck terá novo fornecedor de pneus, a CantuStore

Puntataco Motorsport

Bem vindos ao site Puntataco, seu canal de informações com tudo o que acontece no mundo motorsport.

O site é a continuação do trabalho iniciado a quase três décadas do extinto site Pitstop. Estamos completando 15 anos com nossa nova formação e nomenclatura trazendo para você o melhor do automobilismo.