Rast vence a segunda prova em Spilberg

Faltando duas etapas Bortolotti tem 15 pontos de vantagem sobre Kevin Van Der Linde

Com uma boa estrátegia e uma dose de sorte, o alemão René Rast (BMW M4) conquistou a vitória na segunda prova do fim de semana no circuito de Spielberg (Áustria). Os carros da acabaram sendo favorecidas pelo sempre polêmico BoP (Balance of Performance), e isso o fez levar a melhor sobre o atual campeão, Thomas Preining (Porsche 911).

Atrás do austríaco terminou o indiano Arjun Maini (Mercedes AMG). O italiano Mirko Bortolotti (Lamborghini Huracan) terminou em quarto e ampliou ainda mais a vantagem no campeonato, agora com 15 pontos de vantagem sobre o sul-africano Kevin Van Der Linde (Audi R8), que foi o quinto..

Bortolotti, que havia vencido a primeira corrida do fim de semana em Spilberg, largou da pole neste domingo, e manteve o comando das oções, que tinha atrás de si o alemão Luca Engstler com a Lamborghini da equipe Grasser. Engstler acabou fazendo o papel de "escudeiro", impedindo que Rast pudesse atacar.

Rast acabou indo para parte suja na tentativa de passar pelo Lamborghini do alemão, perdeu tração e foi superado por Thomas Preining. A batalha pelo segundo lugar, deu chance de Bortolotti livar pequena vantagem, mas o 25kg de lastro não lhe ajudaram.  Aos poucos Preining encostou em Engstler, e na décima primeira volta tentou a ultrapassagem.

Engstler assim como havia feito com Bortolotti resistiu ao ataque do piloto da Porsche, que acabou sendo surpreendido e foi ultrapassado por Rast. Na volta 13, finalmente Rast conseguiu superar Engstler, que teve um problema no câmbio do seu Huracán, e teve de abandonar.

Preining que vinha em terceiro foi o primeiro a entrar para fazer o pit stop obrigatório, com Bortolotti o imitando na volta seguinte. A roda dianteira esquerda do italiano custou preciosos segundos, e isso o fez voltar pouco à frente de Preining. Rast foi o último dos líderes a parar, e com o ótimo trabalho da Schubert, conseguiu retornar a pista ainda na liderança, e com boa vantagem sobre os demais.

Bortolotti em segundo, não tinha como resistir ao avanço do Porsche de Preining, e depois também para Kurt Maini, que foi protagonista de uma animada disputa contra Sheldon Van Der Linde (BMW M4) e Ayhancan Güven (Porsche 911) durante boa parte da prova. Preining foi diminuindo a desvantagem para Rast, volta a volta, mas ainda cruzou a bandeirada com uma vantagem de seis décimos para o austríaco.

Com o resultado Bortolotti vai para o encerramento do campeonato em Hockenheim, com 15 pontos de vantagem para Kelvin van der Linde, que fez uma boa prova de recuperação, e terminou em quinto. O irmão de Kevin, Sheldon van der Linde foi o sexto, seguido por Güven, e por Maro Engel (Mercedes AMG), que ainda tem chances de lutar pelo título.

O francês Franck Perera (Lamborghini Huracán) foi o noo, com Jack Aitken  (Ferrari 296) fechando o top10.

Resultado da corrida 2
1 René Rast (BMW M4) 
2 Thomas Preining (Porsche 911) a 0s668
3 Arjun Maini (Mercedes AMG) a 10s367
4 Mirko Bortolotti (Lamborghini Huracán) a14s773
5 Kelvin Van der Linde (Audi R8) a 15s877
6 Sheldon Van der Linde (BMW M4) a 17s359
7 Ayhancan Güven (Porsche 911) a 17s939
8 Maro Engel (Mercedes AMG) a 24s194
9 Franck Perera (Lamborghini Huracán) a 28s612
10 Jack Aitken (Ferrari 296) a 29s 433
11 Marco Wittmann (BMW M4) a 30s236
12 Ricardo Feller (Audi R8) a 31s416
13 Thierry Vermeulen (Ferrari 296) a 32s061
14 Maximilian Paul (Lamborghini Huracán) a 34s114
15 Clemens Schmid (McLaren 720S) a 38s824
16 Nicki Thiim (Lamborghini Huracán) a 43s628
17 Ben Dörr (McLaren 720S) a 46s168

Classificação do Campeonato
1 Bortolotti, 204 pontos
2 K. Van der Linde, 189
3 Engel, 184
4 Rast, 147
5 Preining, 143
6 S. Van der Linde, 130
7 Aitken, 128
8 Maini, 128
9 Stolz, 127
10 Feller, 100

Related Articles

Sávio Alencar retorna ao automobilismo na AMG Cup

Puntataco Motorsport

Bem vindos ao site Puntataco, seu canal de informações com tudo o que acontece no mundo motorsport.

O site é a continuação do trabalho iniciado a quase três décadas do extinto site Pitstop. Estamos completando 15 anos com nossa nova formação e nomenclatura trazendo para você o melhor do automobilismo.