Pilotos se preparam para encarar a grande novidade da NASCAR Brasil Series 2024: primeiro circuito oval do país

Etapa em Curvelo (MG) testará a habilidade do elenco de adaptação ao traçado e exigirá estratégia diferenciada em técnica de pilotagem para as três corridas decisivas do campeonato. Os treinos extras terão início na quinta-feira, 14

A final da temporada 2024 da NASCAR Brasil Series está chegando e as expectativas vão se acumulando. Na etapa de Curvelo (MG), do dia 17 de novembro, além das definições dos títulos das disputas Overall; Special Edition e Rookie of the Year, as corridas do final de semana terão um motivo a mais para deixar os competidores ansiosos: eles estarão correndo pela primeira vez em um circuito 100% oval.

A etapa #Ovaltrack marcará a inauguração do novo circuito oval brasileiro, único que estará em plena atividade a partir da quinta-feira, 14, com os treinos extras da competição. A novíssima pista do autódromo também conhecido como “Circuito dos Cristais” compreende a extensão de ¾ de milha (1.250 metros) e 16% de inclinação em uma das curvas.

Os competidores terão de se adaptar a nova técnica de pilotagem e de estratégia de corrida. Terão mais pontos cegos para administrar e estarão mais dependentes de seus “spotters” (o membro da equipe que fica em uma posição elevada, com visão completa da pista, e atua como os “olhos” do piloto, se comunicando com ele sobre o que acontece ao redor). Além disso, as ultrapassagens serão mais difíceis do que nos circuitos mistos.

A estratégia de bloquear o adversário, se posicionando a frente dele com margem de segurança e de forma antecipada, impedindo tentativas de ultrapassagens, são muito mais difíceis de ser executada em circuitos ovais, com carros praticamente lado a lado. É grande a possibilidade do “fechar a porta” virar uma “fechada” das bravas, totalmente desportiva.

Confira abaixo as expectativas dos pilotos da NASCAR Brasil sobre esta estreia em uma pista oval:

 

Witold Ramasauskas, Ford #13, Unnika Racing Team - A expectativa é alta, uma novidade bem bacana. É um circuito oval no Brasil, literalmente e não um anel externo, como a gente faz em Goiânia, que já tem corridas maravilhosas. Será uma corrida surpreendente. Tenho experiência em circuito oval. Tenho vitória em Daytona, no campeonato do GT, no Circuito Rolex, onde a gente pega dois Banks (curvas inclinadas). Tenho o pódio em Homestead (Miami) também. Em um pouquinho de oval eu já andei, e é sensacional. Será um final de campeonato maravilhoso, do tamanho que a NASCAR BRASIL merece. Tem que ter mais pistas ovais aí pelo Brasil. E a minha expectativa para essa última etapa é tentar buscar o pódio, buscar a vitória. Vamos buscar tentar fechar com chave de ouro e já pensando já em 2025, já com esse novo formato.

Julio Campos, Chevrolet #57, Singus Competition - Vai ser um negócio muito legal. É muito bacana participar da etapa inicial de um marco histórico para a NASCAR no Brasil. Um circuito oval realmente construído para ter várias etapas da categoria. A gente espera com certeza brigar por vitórias e aproveitar o máximo possível. A primeira ideia é aprender, aprender, aprender bastante e depois, logicamente, se tudo der certo, brigar por vitórias e ganhar corrida.

Cayan Chianca, Ford #4, Reviv Race Engineering - As expectativas estão a mil. Poder disputar a NASCAR Brasil em um autódromo oval é um sonho para mim e uma novidade para todo mundo. Acredito que a corrida seja bem divertida e bem disputada.

Léo Reis, Ford #32, Unnika Racing Team - Expectativa enorme. Curioso para ver como será a dinâmica da corrida aqui no Brasil, visto que é algo novo para todos. Mas acima de tudo super contente por ver a NASCAR Brasil crescendo e ganhando cada vez mais força.

Léo Torres, Ford #2, Maxon Racing - Será um final de semana muito disputado. Estou competindo sozinho e sigo na disputa do título da Special Edition com o Casagrande/Seid e com o Luan Lopes. Espero manter o desempenho de Tarumã, que foi maravilhoso para a mim e para o meu time Maxon Racing. Vou buscar pontuar o máximo possível e fazer minha parte, para tentar trazer mais um título para Curitiba sem depender do resultado de outros pilotos.

Edson Reis, Ford #12, Maxon Racing - A corrida mais importante é sempre a próxima, a expectativa é de ir e dar meu melhor, como sempre! Os carros irão chegar a uma velocidade alta e acredito que será uma estratégia muito legal de jogo de vácuo, de entender se usa asa ou não. Os treinos serão de extrema importância para a adaptação ao novo formato de pista. Com certeza será a etapa mais emocionante do calendário.

TRANSMISSÕES - A BandSports exibirá todas as emoções da NASCAR Brasil, que transmitirá, ao vivo, a última corrida da Special Edition. Todas as provas, bem como o classificatório, também terão transmissão ao vivo pelo Youtube, nos canais oficiais da @NASCARBrasil, @MotorsportBrasil e @highspeedtvbr.

A NASCAR Brasil Series conta com o apoio da Chevrolet, Maxon Oil, Pirelli, Frum e fornecedores oficiais Militec1, Embreagex, Nano4you, Tecpads, Sparco, Zanoello, Graxa e Across.

 

Confira os locais e datas da NASCAR Brasil 2024:

Etapa 1 – 17 de Março – Campo Grande (MS)

Etapa 2 – 14 de Abril – Goiânia (GO)

Etapa 3 – 11 de Maio – Londrina (PR) #nightchallenge

Etapa 4 – 16 de Junho – Potenza (MG)

Etapa 5 – 04 de Agosto – Interlagos – São Paulo (SP) *

Etapa 6 – 01 de Setembro – Cascavel (PR) #100miles

Etapa 7 – 13 de outubro – Tarumã (RS)

Etapa 8 – 17 de novembro – Curvelo (MG) #ovaltrack*

* Special Edition

Sig Comunicação
Foto - Luciano Santos

Related Articles

Edson Reis segue para segunda temporada na NASCAR Brasil

Maxon oil é a nova patrocinadora da NASCAR Brasil

NASCAR Brasil: confira as mudanças para a temporada 2024

Puntataco Motorsport

Bem vindos ao site Puntataco, seu canal de informações com tudo o que acontece no mundo motorsport.

O site é a continuação do trabalho iniciado a quase três décadas do extinto site Pitstop. Estamos completando 15 anos com nossa nova formação e nomenclatura trazendo para você o melhor do automobilismo.