Com grande público mesmo em meio a queda abrupta de temperatura, oeste do Paraná rendeu mais uma corrida movimentada e cheio de disputas por posição no mais veloz circuito do calendário
A Copa Hyundai HB20 fechou neste domingo (1º) a quinta etapa da temporada 2024. O Autódromo Internacional Zilmar Beux, em Cascavel (PR), foi palco de mais uma grande corrida em um fim de semana cheio de batalhas por posição e repleto de ultrapassagens. Em jornada com caras novas e a presença do experiente Valdeno Brito no grid, a conclusão da rodada teve vitórias de Enzo Gianfratti na PRO, enquanto Thiago Lopes foi o primeiro colocado na Elite. Uli Dias foi soberano e levou a melhor na Super.
Foi a primeira vitória de Gianfratti na temporada, em conquista que veio na raça depois de superar a forte pressão de Bruno Testa e, nas voltas finais, também de Felipe Malinowski, segundo e terceiro colocados, respectivamente. O pódio da PRO foi completado por Felipe Gama e Murilo Fiore.
Na Elite, Thiago Lopes venceu a disputa direta que travou com Pedro Garcia durante toda a corrida para fechar na frente pela segunda vez na temporada. Rodrigo Vieira foi o terceiro, seguido por Gabriel Moura e Thaline Chicoski, que completaram o top-5. Uli Dias igualou a marca de Wagner Pontes como maior vencedor do ano na Elite, com quatro triunfos, e foi seguido por Leandro Parizotto, Silvio Gatão (vencedor na Master) e Anderson Borges, enquanto Pontes fechou o pódio da Super.
Como foi a corrida — Diferente do calor e da temperatura ambiente bem acima dos 30ºC, o domingo que marcou o complemento da etapa foi de um característico frio em Cascavel, onde os termômetros não passaram dos 20ºC, com pouco mais de 27ºC no asfalto, em cenário que trouxe grande mudança para os pilotos em relação às atividades realizadas até então no fim de semana.
Com a inversão dos oito primeiros colocados em relação à corrida de sábado, Enzo Gianfratti largou na frente na PRO, seguido por Bruno Testa, Felipe Gama e Murilo Fiore. Na Elite, a primazia no grid ficou com Rodrigo Vieira, à frente de Renata Camargo e Edgar Bueno Neto. A ponta do grid na Super ficou com Anderson Borges, enquanto Eduardo Doriguel foi o segundo e Silvio Gatão, o terceiro. Em contrapartida, Enzo Falquete, Gabriel Moura e Wagner Pontes tiveram de remar e iniciaram a disputa do domingo em oitavo, respectivamente, na PRO, Elite e Super.
Falquete, aliás, foi um dos pilotos que escaparam da pista na primeira volta, tal qual o experiente Valdeno Brito, em participação especial neste fim de semana com a Copa Hyundai HB20. Gianfratti sustentou a liderança na PRO, enquanto Rodrigo Vieira e Anderson Borges lideraram nas suas respectivas classes no início da prova.
Pista que sempre entrega corrida boa, Cascavel correspondeu às expectativas com grandes batalhas e várias ultrapassagens no desfecho da etapa. Uma delas foi na luta pela vitória da Elite, que passou a ter na frente Thiago Lopes, seguido por Pedro Garcia e Rodrigo Vieira. Uli Dias fez importante ultrapassagem ao deixar Anderson Borges para trás e tomar a dianteira na Super. Gianfratti segurou a liderança na PRO, mas passou a ser pressionado por Bruno Testa.
Duas belas brigas chamaram a atenção quando a prova se encaminhava para a bandeirada. Marcus Índio se defendeu de um valente Ale Xavier, com os dois chegando a se tocar em determinados momentos. E logo atrás, acontecia a feroz disputa pela liderança da Elite com Pedro Garcia colado no líder Thiago Lopes. E a Super tinha seis carros muito próximos na luta pelo terceiro lugar.
Outra batalha por posição parou no guard-rail: Vasco Pedro e Leo Martins se enroscaram em frente ao carro de Erik Mayrink. Em razão do incidente, a direção de prova acionou o safety-car, quando restavam pouco mais de três minutos para o fim da corrida.
A relargada aconteceu na penúltima volta, o que tornou o desfecho da prova dominical emocionante e trouxe uma batalha a três envolvendo Alberto Cattucci, Marcus Índio e Ale Xavier. Lá na frente, Gianfratti segurou no braço a pressão de Bruno Testa e Felipe Malinowski para vencer. Thiago Lopes manteve a dianteira contra um aguerrido Pedro Garcia para vencer na Elite, enquanto Uli Dias venceu mais uma na Super, reforçando sua condição de líder do campeonato.
Mudança de líderes — Duas das três classes da Copa Hyundai HB20 têm mudanças na liderança do campeonato depois da etapa deste fim de semana. A ponta da categoria PRO agora é do atual campeão, Alberto Cattucci, que soma 143 pontos, apenas um a mais que o outrora líder da competição, Marcus Índio. Felipe Gama também está muito próximo, com 140, seguido por Enzo Falquete e Bruno Testa, com 130 e 129, respectivamente.
Pedro Garcia assumiu a dianteira da classe Elite, em disputa direta com Thaline Chicoski. O piloto tem 161, contra 153 da sua concorrente mais próxima. Gabriel Moura é o terceiro, com 134. Na Super, Uli Dias segue soberano e, depois da vitória deste domingo, tem 176 pontos. Wagner Pontes é o vice-líder, com 139, e o terceiro lugar é Bruno Massa, com 129.
A sexta etapa da temporada 2024 da Copa Hyundai HB20 será disputada nos dias 12 e 13 de outubro no Autódromo Internacional de Tarumã, em Viamão, no Rio Grande do Sul.
Copa Hyundai HB20, temporada 2024
Etapa 5, Cascavel (PR), Autódromo Internacional Zilmar Beux
Corrida 1, resultado extraoficial (top-5 por categoria)
PRO
1º - Enzo Falquete
2º - Alberto Cattucci
3º - Adilson Jr.
4º - Felipe Malinowski
5º - Murilo Fiore
Elite
1º - Gabriel Moura
2º - Thaline Chicoski
3º - Thiago Lopes
4º - Leo Martins
5º - Edgar Bueno Neto
Super
1º - Wagner Pontes
2º - Leandro Parizotto
3º - André Pedrotti
4º - Bruno Massa
5º - Uli Dias
Corrida 2, resultado extraoficial (top-5 por categoria)
PRO
1º - Enzo Gianfratti
2º - Bruno Testa
3º - Felipe Malinowski
4º - Felipe Gama
5º - Murilo Fiore
Elite
1º - Thiago Lopes
2º - Pedro Garcia
3º - Rodrigo Vieira/Valmir Jr.
4º - Gabriel Moura
5º - Thaline Chicoski
Super
1º - Uli Dias
2º - Leandro Parizotto
3º - Silvio Gatão
4º - Anderson Borges
5º - Wagner Pontes
Campeonato após cinco etapas (top-5 por categoria)
PRO
1º - Alberto Cattucci, 143 pontos
2º - Marcus Índio, 142
3º - Felipe Gama, 140
4º - Enzo Falquete, 130
5º - Bruno Testa, 129
Elite
1º - Pedro Garcia, 161 pontos
2º - Thaline Chicoski, 153
3º - Gabriel Moura, 134
4º - Vasco Pedro, 117
5º - Leo Martins, 113
5º - Thiago Lopes, 113
Super
1º - Uli Dias, 176 pontos
2º - Wagner Pontes, 139
3º - Bruno Massa, 129
4º - Claudio Harmuch, 104
5º - Leandro Parizotto, 101
Foto - Rafael Gagliano